Confira estratégias de SEO para usar empresas B2B e B2C
Não importa se a sua empresa atua de maneira B2B ou B2C, saber como utilizar as ferramentas de SEO a seu favor é essencial. Afinal, as siglas SEO...
Não importa se a sua empresa atua de maneira B2B ou B2C, saber como utilizar as ferramentas de SEO a seu favor é essencial. Afinal, as siglas SEO B2B e B2C são muito mais do que um conjunto de letras.
Ademais, cada empresa é diferente. Assim sendo, as estratégias de SEO também devem ser personalizadas e pensadas de forma específica para o tipo de negócio.
Se a sua empresa é B2B, o objetivo é alcançar um tipo de mercado. Por outro lado, se você oferece produtos e/ou serviços B2C, a meta é ser encontrado por outro tipo de público.
Para isso, utilizar as estratégias de SEO em busca de impactar o mercado-alvo adequado para a sua marca torna-se de extrema importância. E você logo vai compreender mais sobre o assunto. Continue acompanhando o texto!
- Você também pode se interessar por: Saiba como criar uma estratégia de SEO de impacto
O que é SEO?
Antes de explicar efetivamente as estratégias de SEO B2B e B2C, é fundamental saber o que é SEO.
Assim sendo, SEO é a sigla para Search Engine Optimization, termo que pode ser traduzido como “otimização para motores de busca”.
Isso significa que o SEO é a estratégia que ajuda a fazer com que a página e/ou o blog da sua empresa sejam bem posicionados nos motores de busca - como o Google - e, assim, fazem com que a sua marca seja encontrada por mais usuários da internet.
Vale ressaltar que o foco de toda a estratégia SEO, seja B2B ou B2B, é o uso de palavras-chave de interesse para o negócio.
Ou seja, é preciso que você tenha conhecimento sobre os termos mais pesquisados pelo seu perfil de público (clientes e/ou prospects) e, por meio de ações variadas, que citaremos abaixo, fazer com que a sua página apareça entre os principais resultados do Google.
- Veja também: 9 falhas de SEO que você não pode cometer para ser bem indexado no Google
Como as empresas B2B e B2C se diferenciam no marketing?
De forma geral, as marcas são divididas em dois grandes grupos:
- B2B - business to business, ou seja, empresas que vendem para outras empresas;
- B2C - business to consumer, ou seja, empresas que vendem diretamente para os consumidores.
Como o público de cada uma delas é distinto, afinal, vender para empresas é diferente de vender para o consumidor final, é preciso adaptar a sua estratégia de marketing e de SEO conforme o seu público-alvo.
SEO para Empresas B2B
Pois bem, empresas B2B costumam ter o seu ciclo de vendas mais longo. Afinal, o processo de compras pode envolver mais de uma pessoa e diferentes níveis de hierarquia, passando por analistas, coordenadores, gestores e diretores.
Além disso, os serviços/produtos B2B costumam ter um valor mais alto, um comprometimento do produto/serviço mais duradouro e envolvem uma tomada de decisão mais complexa.
Por isso, para acertar na estratégia de SEO para empresas B2B é essencial trabalhar cada etapa do funil de vendas de forma detalhada, assertiva e sem pressa. É preciso estimular o lead a avançar no funil de vendas enquanto ele amadurece a decisão em médio e longo prazo.
Nesse sentido, o SEO entra para aumentar a credibilidade da sua marca e fazer com que ela seja encontrada facilmente na internet quando o seu público-alvo pesquisar soluções da área. Para isso, investir na produção de conteúdo relevante e nutrir os prospects é necessário e vital.
- Complemente a leitura com: Marketing de conteúdo: a oportunidade de alavancar suas vendas
SEO para empresas B2C
Já tratando de empresas B2C, em que o foco é o consumidor final, geralmente o processo de vendas é mais rápido. Apesar de o funil de vendas existir, as etapas costumam ser seguidas de forma mais veloz quando comparado ao modelo B2B.
Isso acontece porque estamos falando, geralmente, de uma tomada de decisão individual. Embora a pessoa possa ser influenciada por outros, normalmente os preços dos produtos costumam ser mais baixos, o que torna essa decisão mais ágil e menos complexa.
Dessa maneira, as estratégias de SEO B2C costumeiramente focam na compra imediata do produto, principalmente quando há um e-commerce da marca. Entretanto, não se deve, jamais, deixar de lado o cuidado com a produção de conteúdo qualificado. Afinal, mesmo que o ciclo de compras seja mais curto, a concorrência é ferrenha e é essencial conquistar a confiança dos consumidores.
- Confira: Tendências de SEO: aprenda a rankear em 1º lugar
Quais estratégias de SEO as empresas B2B e B2C devem adotar?
Apesar de terem focos em públicos diferentes, para ter sucesso nas estratégias de SEO B2B e B2C, é importante conhecer alguns conceitos básicos e colocá-los em prática.
Dentre eles, algumas boas recomendações que você pode seguir para a sua marca ser bem posicionada no Google e, assim, receber mais visitas dos possíveis futuros clientes, são:
- Conhecer as principais palavras-chave do seu nicho que precisam ser trabalhadas e, então, utilizá-las de forma inteligente nos títulos e no corpo dos conteúdos;
- Promover a sua marca e/ou o seu conteúdo relevante em outros sites, redes sociais, campanhas de e-mail, anúncios, entre outros;
- Participar de eventos, congressos e demais entidades do seu setor, como associações e institutos que façam sentido para a sua marca;
- Escrever conteúdo relevante para outros sites de referência e, ao fim, acrescentar um link para o site da sua marca, convidando as pessoas para conhecerem mais o trabalho da sua empresa;
- Entrar em contato com influencers formadores de opinião que possam divulgar a sua marca e torná-la mais conhecida;
- Buscar parcerias e divulgação em revistas, newsletters, blogs, redes sociais e demais canais de comunicação da sua área em para divulgar o seu conteúdo.
Que tal colocar uma estratégia de SEO B2B e B2C em prática de forma eficiente? A Nerdweb, por exemplo, pode dar todo o auxílio que você precisa para garantir uma gestão de SEO completa, profissional e com resultados comprovados. Conheça as nossas soluções, faça um orçamento e tenha a certeza de que o seu negócio está em boas mãos.
Referências:
https://rockcontent.com/br/blog/estrategias-seo-para-b2b-b2c/
https://www.jetecommerce.com.br/blog/dicas-de-seo-e-conteudo-para-marcas-b2b-e-b2c/
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