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5 vantagens de oferecer atendimento pelo WhatsApp aos consumidores

Se você está lendo esse texto, é pouco provável que você não tenha uma conta no WhatsApp. O mensageiro está presente na vida da maioria dos ...

Por Francis Trauer - Dia 29 de Jan de 2020 às 00:01

Se você está lendo esse texto, é pouco provável que você não tenha uma conta no WhatsApp. O mensageiro está presente na vida da maioria dos brasileiros e esse já seria um motivo mais do que suficiente para você oferecer atendimento pelo WhatsApp para os seus clientes.

Porém, os benefícios de adotar essa plataforma de comunicação com os seus clientes vão muito além. O serviço, que hoje é propriedade do Facebook, conta com ferramentas exclusivas para as empresas por meio do WhatsApp Business. Em outras palavras, trata-se de uma forma eficiente e de baixo custo de profissionalizar este canal de comunicação com os consumidores. 

Neste artigo, falamos sobre algumas das vantagens de adotar o WhatsApp como plataforma de atendimento ao cliente.

1. Proximidade do cliente a qualquer hora do dia

Atender via WhatsApp é estar mais próximo do seu cliente. Em vez de requerer que ele vá até uma determinada plataforma para entrar em contato com a sua empresa, o consumidor pode dialogar com o seu atendimento em um ambiente no qual ele já está familiarizado – e que provavelmente já está instalado no smartphone e no PC.

Esse pode ser um diferencial para tirar dúvidas sobre produtos, solicitar orçamentos ou mesmo para pedir esclarecimentos após uma compra. Saem na frente as empresas que já preveem esse tipo de integração, seja no site, nas redes sociais ou por meio de qualquer outro canal de comunicação oferecido.

2. Integração com chatbots para atendimento 24h

Ao disponibilizar um canal de atendimento via WhatsApp, é preciso ter em mente que os seus consumidores farão perguntas a qualquer hora do dia. Respondê-las o mais rápido possível é um diferencial. Nunca demore mais do que 24 horas para entrar em contato com um cliente ou provavelmente ele desistirá de você.

Integrar o atendimento via WhatsApp com chatbots permite respostas automáticas em um primeiro momento. As dúvidas mais simples, como aquelas presentes no FAQ, podem ser respondidas de imediato sem a necessidade de intervenção humana. O sistema funciona como uma espécie de filtro, permitindo que seus atendentes dediquem mais tempo às dúvidas mais complexas.

3. Ferramenta de feedback e gerenciamento

Você não precisa esperar que o seu cliente entre em contato com você pelo WhatsApp. Você pode ir até ele oferecendo ofertas ou até mesmo pedindo que ele participe de pesquisas de opinião. Ouvir os seus consumidores nunca foi tão fácil como na era digital, mas diversas empresas ainda relegam a segundo plano essa possibilidade.

A partir do momento que você entende as expectativas dos seus clientes pode trabalhar para melhorar o atendimento, a qualidade dos seus produtos ou o mix de serviços. Mais do que fazer apostas “no escuro”, o WhatsApp pode se converter em uma ferramenta para coleta de dados que vão ajudá-lo a tomar decisões.

4. Integração do WhatsApp ao CRM

Se a sua empresa possui um CRM, as conversas conduzidas pelo WhatsApp podem integrar com facilidade a sua base de dados. Quando um vendedor for consultar o banco para conhecer o histórico de um determinado cliente, poderá ter acesso não apenas ao histórico de transações, mas também às dúvidas e anseios do consumidor durante a jornada de compra.

Esse conteúdo certamente enriquecerá seus leds e aumentará as chances de que as suas propostas sejam mais assertivas. Além disso, você passa a oferecer uma melhor experiência para o cliente. Ao passar de um atendimento para outro, um cliente não precisará relatar novamente seus problemas e as conversas podem ser retomadas do último ponto em que pararam.

5. Recursos do WhatsApp Business agilizam atendimento

Para as empresas, a solução WhatsApp Business é o melhor caminho para o atendimento ao cliente. Isso porque, diferentemente do que ocorre com as contas tradicionais do WhatsApp, há mais recursos de gerenciamento na plataforma e a integração pode ocorrer até mesmo com um número de telefone fixo.

As contas verificadas também são outra forma de transmitir mais segurança para o usuário. Você pode até mesmo ter uma verdadeira central de atendimento à disposição do mensageiro, dependendo do volume de requisições que tiver, sem que para isso seja preciso investir em infraestrutura de TI ou adquirir softwares complexos de gestão de atendimento.

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