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5 vantagens de implantar a tecnologia de chatbot para atendimento ao cliente e vendas

Por muitos anos o atendimento automatizado foi visto como um fator ruim. Sem pessoas por trás das respostas, o resultado quase sempre era uma comu...

Por Francis Trauer - Dia 22 de Jan de 2020 às 00:01

Por muitos anos o atendimento automatizado foi visto como um fator ruim. Sem pessoas por trás das respostas, o resultado quase sempre era uma comunicação fria e que não resolvia os problemas. Até que os chatbots entraram no jogo e mudaram essa situação.

Por meio de ferramentas de inteligência artificial, é possível filtrar as perguntas mais frequentes, compreender o contexto no qual elas estão inseridas e oferecer aos usuários respostas pertinentes aos problemas que apresentam. Tudo isso sem parecer que o atendimento foi feito por um robô.

As dúvidas mais complexas continuam sendo respondidas por humanos, mas o simples fato de os chatbots funcionarem como um filtro às dúvidas mais comuns já agiliza bastante o atendimento e evita sobrecargas e influencia até mesmo estratégias de marketing digital. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa e outras vantagens do uso de chatbots para atendimento ao cliente.

1. Acessibilidade: esteja onde o cliente está

Os chatbots podem ser programados para atender os clientes em qualquer. Assim, você pode transformar as mensagens trocadas pelo Instagram, Facebook ou WhatsApp em canais de comunicação 24 horas com seus clientes. Seguindo o princípio que mencionamos, dúvidas simples podem ser resolvidas de imediato, sem a necessidade de intervenção humana.

A acessibilidade desses canais de comunicação faz com que se torne mais simples para o usuário entrar em contato com uma empresa. Ele não precisa pegar o telefone e ligar ou mesmo acessar um site específico, basta utilizar os aplicativos que já fazem parte do seu dia a dia e pronto – uma vantagem e tanto para o seu negócio.

2. Atendimento 24x7 com custo acessível

Imagine qual seria o custo para a sua empresa se ela precisasse manter uma equipe de atendimento por 24 horas durante os sete dias da semana. Certamente, empresas de pequeno e médio porte não teriam condições de oferecer um serviço como esse, sem mencionar o fato de que em muitos horários a demanda seria baixa.

Os chatbots também resolvem esse problema. As dúvidas mais simples passam a ser respondidas de forma automática, a qualquer hora do dia. As mais complexas, que requeiram intervenção humana, podem ser respondidas dentro do horário comercial. O mais importante é que o consumidor tenha a consciência de que poderá receber suporte a qualquer hora do dia.

3. Redução de custos operacionais

O custo mais acessível do item 2 se reflete na redução dos custos operacionais da empresa. Além de não ser mais necessário ter equipes de atendimento disponíveis 24 horas por dia, as demandas também são reduzidas, pois o chatbot funciona como uma espécie de filtro. 

Isso permite ao empresário qualificar a sua equipe de atendimento, fazendo com que os operadores que entrem em contato com os clientes tenham condições de oferecer uma experiência muito mais completa. Não se trata, portanto, de trocar o homem pela máquina, mas sim de dar aos colaboradores oportunidades de prestar um atendimento com maior grau de personalização.

4. Possibilidade de geração de leads

É possível transformar os chatbots em geradores de leads para a sua empresa. Por meio de notificações – enviadas somente para usuários que autorizaram o recebimento, é importante deixar claro –, o sistema pode ser capaz de iniciar uma conversa que, posteriormente, será convertida em uma venda.

Isso significa que os chatbots podem ter papel ativo na sua estratégia de comunicação e marketing. Quando a ferramenta é utilizada de forma moderada e com uma linguagem adaptada às necessidades do consumidor, os benefícios tanto para o cliente quanto para a empresa mais do que justificam o investimento.

5. Diferencial significativo no pós-venda

Da mesma forma que os chatbots podem ter papel ativo na geração de leads, eles também podem se converter em um diferencial significativo no pós-venda. Empresas que tenham estratégias de fidelização de clientes podem recorrer a tecnologia para estreitar os laços de relacionamento após a entrega de um produto ou serviço.

Compreender se as expectativas foram atendidas e se colocar a disposição para compras futuras é um investimento que merece a sua atenção. É sabido que o custo de manter um cliente já conquistado é menor do que o de adquirir novos clientes. Portanto, invista também nesse método como forma de fidelizar a sua base.

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Ainda tem dúvidas sobre como usar os chatbots para atendimento aos clientes ou para vendas? Consulte a equipe de especialistas em marketing digital da Nerdweb e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto. Nós encontraremos a estratégia ideal para incluir mais essa forma de comunicação no seu planejamento de marketing. Consulte-nos e veja como podemos fazer a diferença. 

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