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Marketing de Relacionamento: Confira 4 dicas infalíveis

Toda empresa busca por clientes fiéis e que defendam a sua marca. Entretanto, é comum que surjam dúvidas sobre como criar relacionamento com o p...

Por Francis Trauer - Dia 15 de Feb de 2022 às 00:02

Toda empresa busca por clientes fiéis e que defendam a sua marca. Entretanto, é comum que surjam dúvidas sobre como criar relacionamento com o público. Afinal, é preciso desenvolver uma boa estratégia para criar esse laço com as pessoas e, mais do que isso, garantir que ele seja duradouro, natural e, é claro, saudável e positivo para ambas as partes.

Também, vale ressaltar que um relacionamento, seja ele qual for, exige tempo e paciência. Isso porque conquistar a confiança e a credibilidade de uma pessoa pede por esse cuidado. 

Ainda, apesar de cada pessoa ser diferente, cada empresa ter as suas particularidades e cada relacionamento ser único, existem, sim, algumas dicas que você pode seguir se está em busca de saber como criar relacionamento com o público. E é isso o que vamos te mostrar aqui. 

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A importância do marketing de relacionamento 

Primeiramente, é importante compreender que o relacionamento com o cliente é um conceito de marketing que está relacionado com a conexão permanente entre uma companhia e seus clientes, somando todas as interações entre ambos.

Ainda, se você está em busca de saber como criar relacionamento com o público, saiba que de acordo com uma pesquisa feita pela Experian, foi revelado que mais de 70% das empresas dos Estados Unidos que possuem programas de relacionamento com seus clientes recebem retorno real por seus investimentos. 

O estudo foi feito nos EUA. Porém, é algo que podemos aplicar no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. Isso porque, saber como criar relacionamento com o público e trabalhar o seu marketing de relacionamento apenas trará benefícios para o seu negócio. 

Assim sendo, confira nossas dicas e saiba como usar o marketing de relacionamento de forma assertiva e conquistar de vez os seus clientes. 

Como criar relacionamento com o público? Confira 4 dicas para a sua marca! 

1. Conheça bem o seu cliente

O primeiro passo para saber como criar relacionamento com o público é conhecer os seus clientes. Ou seja, saber quais são as dores e as necessidades dessas pessoas. Mais do que isso, saber o que você pode oferecer para facilitar a vida deles.

Além disso, busque construir um relacionamento com o cliente desde o primeiro contato. Para isso, é importante conhecer o comportamento dessa pessoa e seu perfil como consumidor.

Assim, é importante contar com um sistema de gerenciamento (como um CRM, por exemplo) em que você possa inserir essas informações e visualizá-las sempre que necessário.  

Nele, você poderá ver dados como nome completo e CPF da pessoa, endereço, preferências, se existiram contatos anteriores com a sua marca (feedbacks, elogios, críticas) entre outros. Também, o histórico de conversões/compras daqueles consumidores que já adquiriram algum produto e/ou serviço prévio do seu negócio.

Ao ter essas informações, você estará mais preparado para começar a desenvolver uma boa estratégia de marketing de relacionamento com os clientes.

- Confira também: Marketing Data-Driven: o futuro dos negócios baseado em dados 

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2. Use os dados para oferecer um atendimento personalizado

Pois bem, de nada adianta você ter todas as informações sobre o seu consumidor se você não as utilizá-las a seu favor. Por isso, aproveite esses dados para construir um relacionamento mais humanizado e personalizado com essa pessoa.

Chame-a pelo nome, mostre que você se interessa pelo problema dela e que está disposto a ouvir para, somente então, oferecer a melhor solução. Nenhum cliente gosta de se sentir “forçado” a adquirir algo ou de ser tratado como mais um na multidão.

Por isso, para saber como criar relacionamento com o público, aposte na personalização e na eficiência no atendimento. 

3. Crie conteúdos educativos e informativos gratuitos

Para fazer um bom marketing de relacionamento é essencial compreender que você não deverá ficar fazendo propaganda do seu negócio ou falando da sua empresa o tempo todo. 

Lembre-se de que o seu objetivo é aproximar-se do cliente de maneira natural e de criar autonomia e autoridade sobre assuntos relacionados ao seu negócio. Para fazer isso, a chave é apostar na criação de conteúdos relevantes, educativos e informativos e distribuí-los de maneira gratuita

Essa ação mostra que a sua marca importa-se com o público além das transações comerciais. Além disso, passa a impressão de a sua empresa conhecer bem o assunto que aborda, construindo aos poucos esse vínculo de confiança.

Alguns materiais produzidos podem estar 100% acessíveis na internet apenas com um clique, como é o caso de blogposts e artigos postados em sites e redes sociais. 

Já outros, mais exclusivos, também podem ser gratuitos, mas podem exigir um cadastro do cliente para receber o conteúdo - como e-books, infográficos, pesquisas, videoaulas, podcasts, entre outros. Ao ter esse cadastro do cliente, você terá mais um canal para começar e/ou nutrir esse relacionamento com ele. 

4. Para saber como criar relacionamento com o público, inspire-se nos melhores

Existem diversos exemplos de cases de sucesso de empresas que se saem muito bem ao criar e desenvolver uma estratégia de marketing de relacionamento com os clientes. Busque saber mais sobre elas. Afinal, é sempre possível aprender muito com os melhores players do mercado, independentemente do tamanho da empresa e da área de atuação.

Toda e qualquer empresa que deseja crescer e se destacar deve ter como foco principal a satisfação do cliente. E a criação de um relacionamento com o cliente está muito relacionada a essa satisfação. 

Duas grandes marcas que se destacam por um excelente marketing de relacionamento são a Apple e a Harley Davidson. Ambas tornaram-se quase que “religiões” para os clientes fiéis e, quando lançam produtos novos, eles são os primeiros a enfrentarem filas para adquirirem os novos produtos.

Existem muitos outros celulares e computadores por aí, assim como também existem diversas outras motos para serem adquiridas. Mas a Apple e a Harley Davidson construíram, ao longo dos anos, uma sensação de pertencimento para aqueles que adquirem os produtos. Eles sentem-se únicos e especiais. E muito disso é devido ao relacionamento criado entre a marca e os consumidores. 

Pois bem, pensando nesses exemplos bem-sucedidos e em tantos outros que existem no mercado, para e pense: como você também pode criar essa experiência para os seus consumidores? O que será que é possível fazer para fortalecer o relacionamento com eles e torná-los defensores da sua marca?

- Complemente a leitura com: Love Brand: o que são e o que aprender com elas?

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Agora você sabe mais sobre como criar relacionamento com o público

Com essas dicas, você agora sabe mais sobre como criar relacionamento com o público. Porém, conforme ressaltamos logo no início do texto, lembre-se que a criação de um relacionamento é algo que leva tempo. Entretanto, quanto antes você começar a desenvolver as suas estratégias nessa área, antes colherá os frutos dessas ações. 

Por fim, se você busca ainda mais dicas para saber como criar relacionamento com o público, uma boa ideia é recorrer ao suporte profissional. A Nerdweb, por exemplo, é uma agência voltada para oferecer todos os serviços que uma empresa precisa para trabalhar o marketing digital de forma adequada, desde a estratégia, passando pela criação até a execução das suas campanhas. Entre em contato e faça um orçamento para saber mais!

Referências:

https://www.agenciaimma.com.br/4-dicas-para-criar-um-relacionamento-com-o-seu-publico/ 

https://neilpatel.com/br/blog/relacionamento-com-o-cliente/ 

https://www.agendor.com.br/blog/programa-de-relacionamento-com-o-cliente/

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