Negócios

3 perguntas que você precisa responder antes de apresentar seu plano de negócios

Todo executivo precisa apresentar um plano de negócios um dia. Seja ele um plano de ação a curto prazo ou um grande projeto, uma hora você vai ...

Por Francis Trauer - Dia 26 de Apr de 2017 às 16:04

Todo executivo precisa apresentar um plano de negócios um dia. Seja ele um plano de ação a curto prazo ou um grande projeto, uma hora você vai se deparar com essa missão de apresentá-lo e os jurados ou demais pares/gerentes vão avaliá-lo. 

Para Mark Murphy, da Forbes, todos os planos vão falhar se não responderem pelo menos três perguntas críticas que precisam estar respondidas após o término da apresentação.

1. Qual o estilo de comunicação das pessoas que vão avaliar seu plano de negócios?

Alguém vai avaliar o seu plano de negócios. Um investidor, um chefe, um gerente, um par, um board…É possível se preparar pensando como você pode inspirá-los ou influenciá-los a compreender o que você está fazendo. Alguns tipos de pessoas querem uma síntese com visão rápida. 

Em outros casos, há quem goste de cronogramas super detalhados e, ainda, há aqueles que preferem ver projeções grosseiras para ter uma ideia melhor.

No mundo ideal, um bom plano de negócios deveria atender todos os tipos, mas convenhamos que não há tempo, recursos e nem mesmo energia suficiente para fazer algo completo sem a certeza de que será aprovado. 

De acordo com Murphy, um estudo online sobre comunicação com mais de 50 mil respostas concluiu que, entre os executivos financeiros, por exemplo, 32% foram classificados como comunicadores analíticos.

Este perfil adora dados pesados e números reais e se mostra cético e desgostoso quando um plano não atende essa necessidade. Por outro lado, executivos de marketing podem gostar de uma linha mais visionária que fale de emoção e tenha uma história mais densa e repleta de significados. 

Como 38% do perfil relativo à marketing foi classificado como comunicadores pessoais, fica evidente o motivo deles gostarem tanto de descobrir o que você realmente pensa e não apenas os valores das planilhas.

Em resumo, estude bem a audiência que vai julgar seu plano e estruture sua apresentação adaptada para eles. Isso vai garantir que você tenha mais sucesso.

2. O que você vai parar de fazer?

Planos de negócios tratam de novas ideias, de novas abordagens e, por isso, muitas vezes eles chegam repletos de novas tarefas que serão necessárias para sua implantação. O ônus é que a adição de novas funções geralmente não vem acompanhada de novos recursos. 

Na verdade, muitas vezes o oposto é verdadeiro: seu plano visa otimizar ou aperfeiçoar algo que já existe para economizar ou resolver um problema de maneira mais inteligente.

Desta forma, aconselha-se sempre questionar o que você ou sua equipe deixarão de fazer para poder assumir as frentes abertas no novo plano de negócios. Afinal, descrever novas atividades é algo bem prazeroso e rápido, mas abrir espaço para mudar sem deixar algo para trás não é tão simples assim.

A chance do seu plano deixar os julgadores céticos aumenta na medida em que você não demonstra como ele é melhor do que as atividades já existentes, portanto provar que ele é bom motivo para suceder o modelo atual é a melhor maneira de você garantir não só que a apresentação será excelente, mas também que você acredita no valor do seu projeto.

3. Por que até agora as mudanças não foram implementadas?

Se a solução existe e você sabe o caminho das pedras, é bom estar preparado para responder porque até este momento ainda não executou a ideia. Pode ser que a empresa não tinha o orçamento, o time ou a tecnologia necessária, mas responder corretamente essa pergunta é vital para não ser massacrado.

Às vezes, a mudança de que a empresa necessita pode ser cultural, como pessoas mais motivadas a entregar melhores desempenhos. Mas como você vai fazê-las mudar? Com certeza, se este for o caso, as pessoas vão questioná-lo(a) sobre o que precisa ser feito para alterar o status quo

Esteja preparadíssimo para sair dessa detalhando esta questão, pois um plano bonito não serve de nada se não garantir a mudança humana que existe no processo.


No seu próximo plano de negócios, tire algumas horas em cima dessas perguntas para ver se o seu plano contempla suas respostas caso a banca perguntem. Você com certeza estará mais apto e preparado, bem como seu próprio plano de negócios também será mais assertivo. E se você precisa de ajuda para planejar o futuro estratégico da sua empresa na área de marketing digital, conte com a Nerdweb!

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