Marketing

A importância de analisar a atribuição de mídia antes de definir metas

Entenda como a escolha do modelo correto tem influência direta na hora de definir quais serão os objetivos da sua campanha.

Por - Dia 13 de Novembro de 2019 às 21:11

Quais são os fatores que você leva em consideração na hora de decidir em quais canais anunciará? Conhecer os modelos de atribuição de mídia é fundamental para que você possa definir metas com maior assertividade.

Muitas campanhas realizadas impactam os usuários mais de uma vez, em diferentes plataformas. Porém, como escolher qual desses impactos foi o decisivo para transformar um usuário em lead ou consumidor? O segredo reside nos modelos de atribuição. Vamos conhecer mais sobre esse assunto?

Modelos de atribuição de mídia: o que é isso?

A ideia dos modelos de atribuição é permitir ao analista que ele possa compreender melhor como um visitante se torna um lead ou, em outras palavras, que ações ele faz para que possa ser caracterizado como um lead. 

Normalmente as estratégias de marketing privilegiam mais de um canal de forma simultânea e certos usuários podem ser impactados mais de uma vez. Assim, como atribuir a um dos impactos o momento chave em que ele se torna um lead?

É justamente nesse contexto que entram em cena os modelos de atribuição. Eles servem para que possamos identificar o “peso” de cada uma dessas interações, de uma forma mais estruturada. Posteriormente, esse dado servirá como base para a tomada de decisão sobre qual é a melhor estratégia a ser adotada quando se busca alcançar uma determinada meta.

Em linhas gerais, podemos dizer que há pelo menos três modelos de atribuição. Compreender as diferenças entre cada um deles terá impacto direto nas estratégias da sua campanha.

  • First touch: nesse modelo é dada maior relevância à primeira interação do usuário em um determinado período. Dessa forma, valoriza-se o ponto em que o usuário conheceu o site como o mais importante. 
  • Multi touch: nesse modelo todas as ações do usuários dentro de um período recebem o mesmo peso. Assim, você terá em seus gráficos informações de uma conversão que pode ser atribuída a duas ou mais origens. Essa solução é válida para a análise comparativa de eficiência entre múltiplos canais. 
  • Last touch: por fim, no último modelo o que se considera mais importante é o oposto ao primeiro, ou seja, considera como mais importante a última interação do usuário antes de ele ser marcado como um cliente em potencial.

Por que você precisa estar atento a esse quesito?

 A definição de metas de anúncios requer uma análise apurada dos dados que estão disponíveis. Quando a origem dos dados é “incerta”, ou seja, quando não se sabe qual é o canal que gera um maior número de conversões, a tendência é que a tomada de decisão seja menos assertiva.

Por essa razão, ao estudar os dados sobre a geração de leads, é preciso compreender qual foi a atribuição dada às interações. Caso contrário, você pode acabar por optando por um caminho que não é, necessariamente, aquele que poderá trazer os melhores resultados.

Otimizando o ROI das suas campanhas

A partir do momento que as atribuições de mídia foram realizadas, é hora de definir as metas gerais. Nesse cenário, observe o tipo de mídia e os canais que estão sendo analisados e quais foram os modelos atribuídos a cada um deles. Você pode ter metas específicas por mídia e por canal, sempre visando otimizar o ROI.

Os modelos de atribuição que mencionamos acima não são os únicos, mas são os mais utilizados. Contudo, você pode encontrar mais de uma dezena deles em ferramentas utilizadas por especialistas em marketing digital. Além disso, alguns softwares permitem o cruzamento de dados, o que faz com que modelos personalizados sejam possíveis.

Isso significa que as possibilidades são praticamente infinitas. Tudo para que a sua estratégia de investimento possa retornar os melhores resultados para a campanha.

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