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Entenda o que faz um criador de conteúdo digital dentro da sua empresa

Em plena Era do Marketing Digital, saber o que um criador de conteúdo para empresa faz na prática é um fator crucial para definir melhor suas es...

Por Francis Trauer - Dia 28 de Sep de 2022 às 00:09

Em plena Era do Marketing Digital, saber o que um criador de conteúdo para empresa faz na prática é um fator crucial para definir melhor suas estratégias online e, principalmente, montar uma equipe realmente capacitada e apta a trazer resultados para o negócio.

No entanto, mais do que isso, é fundamental entender que, hoje, toda organização precisa investir nessa ideia e que o conteudismo é parte imprescindível das ações de atração e vendas, qualquer que seja o mercado de atuação.

E para entender melhor o papel deste profissional e o que ele pode agregar ao seu negócio, nós separamos algumas dicas indispensáveis neste quesito.

Confere aí e tome nota! 

Qual a importância do Marketing de Conteúdo para uma empresa?

De acordo com dados de uma pesquisa recente, mais de 70% das empresas no Brasil já investem em campanhas robustas de marketing digital, o que inclui, evidentemente, a criação de conteúdos para os seus canais digitais.

Na prática, isso agrega inúmeras vantagens ao negócio, inclusive aumentando as oportunidades de vendas e de captação de novos mercados e clientes.

Além disso, podemos considerar o marketing de conteúdo já como uma estratégia indispensável e imprescindível para qualquer tipo de organização, independentemente de sua área de atuação.

Em outras palavras, é quase impossível sobreviver a qualquer mercado estando ausente dos canais digitais ou sem investir em tais estratégias. 

Para se ter uma ideia, o brasileiro é um dos que mais consomem conteúdos online e esta tendência tem apresentado um crescimento acima da média mundial nos últimos anos, tornando o país uma referência nas estratégias de criação de conteúdo na web.

Por que contratar um criador de conteúdo para sua empresa?

Apesar de a criação de conteúdo não ser lá uma novidade para a maior parte das empresas, a realidade é que muitos negócios ainda encontram dificuldades para definir suas campanhas e, claro, obter resultados satisfatórios.

Quer números mais exatos sobre este cenário? Então, vamos lá! Segundo levantamentos, 7 de cada 10 empresas investem na criação de conteúdos, mas a grande maioria ainda não conta com profissionais qualificados em seu time.

criador de conteudo qualificado escrevendo para o blog de uma empresa

Para se ter uma ideia melhor, na época da pesquisa, 57% das organizações participantes alegaram não exigir muitas qualificações de seus criadores de conteúdo.

Ou seja, a impressão que se tem é que as empresas já reconhecem o valor do marketing de conteúdo como estratégia para o seu negócio, mas ainda há um enorme gargalo sobre a capacitação de seus profissionais e a importância desse diferencial para os resultados das campanhas.

E o que um criador de conteúdo para empresa faz exatamente?

Hoje, o criador de conteúdo profissional pode abranger inúmeras atividades à sua rotina, além de simplesmente “escrever e postar”, como muitos negócios ainda insistem.

Aliás, podemos dizer que um bom conteudista hoje precisa “inspirar” o leitor, a fim de realmente convertê-lo por meio de suas postagens.

Por isso, muito mais do que conhecimento técnico, é fundamental que este profissional detenha capacidades comerciais, comunicativas, criativas e utilize gatilhos mentais eficazes para cada finalidade de seus conteúdos.

Sendo assim, de uma forma geral, será um diferencial se o seu criador de conteúdo dominar as seguintes práticas:

  • Imergir no perfil da persona, a ponto de conseguir imaginar, de fato, suas dores e desejos;
  • Deter conhecimento profundo e atualizado sobre SEO;
  • Criar conteúdos realmente relevantes e que dialoguem com a persona;
  • Saber utilizar técnicas de copywritting;
  • Se especializar em temas específicos;
  • Se aprofundar nos temas e assuntos de suas pautas;
  • Fugir do óbvio e das abordagens generalistas;
  • Compreender cada etapa do funil de vendas e adequar seus conteúdos a elas;
  • Criar CTAs capazes de motivar realmente alguma ação do leitor.

Como escolher um bom criador de conteúdo para a sua empresa?

A contratação de um conteudista profissional para o seu negócio deve seguir os mesmos parâmetros de seleção que as demais áreas. Ou seja, ele precisa atender exatamente às exigências e requisitos mínimos para ocupação daquela vaga, seja em questão de capacitação e qualificação, seja por conhecimento e por se encaixar no perfil procurado.

criadora de conteúdo durante o processo criativo de um texto

Dessa forma, como dica, podemos destacar alguns aspectos considerados essenciais na escolha do melhor profissional para a criação de conteúdo em sua empresa, levando em consideração os seguintes fatores básicos. Confira!

  • Exija o mínimo de formação do profissional na área de criação de conteúdo (graduação, cursos, diplomas etc.);
  • Solicite um portfólio ou exemplos de trabalhos já realizados para outras empresas;
  • Dê preferência a profissionais especializados ou com experiências na sua área de atuação;
  • Realize entrevistas e testes práticos para mensurar o nível de conhecimento do profissional;
  • Prefira um criador de conteúdo com perfil mais criativo a um mecânico;
  • Foque mais em resultados do que quantidade.

Quais as vantagens agregadas por este tipo de profissional?

Ao acertar na escolha de um bom criador de conteúdo para a sua empresa, certamente suas campanhas poderão agregar muitos benefícios práticos e resultados ao negócio, a curto, médio e longo prazo.

Por exemplo, conteúdos relevantes tendem a criar mais autoridade da marca sobre os assuntos abordados e, consequentemente, gerar mais credibilidade e confiança na prospecção de seus clientes.

O mesmo vale para a questão da conversão! Quando seus conteúdos são bons, eles também passam a ser capazes de convencer e converter mais leads para o seu negócio.

Por fim, um bom criador de conteúdo também tem a capacidade de transformar seus textos e publicações em verdadeiras ferramentas de venda, inclusive possibilitando aumentar a lucratividade da empresa a partir de suas estratégias.

Enfim, essas são algumas dicas e informações úteis sobre o que um criador de conteúdo faz e quais os benefícios que a escolha certa deste profissional pode agregar à sua empresa e às suas campanhas de marketing.

Curtiu o post? Quer conferir mais dicas para as suas estratégias digitais? Então, não deixe de conferir também nosso próximo artigo e veja um passo a passo para montar o seu melhor plano de marketing. Boa leitura!

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