Marketing

6 tendências de marketing de conteúdo de impacto

Você sabe dizer quais são as principais tendências do marketing de conteúdo que estão em alta no momento? Hoje, separamos algumas dicas sobre ...

Por Francis Trauer - Dia 06 de Dec de 2021 às 00:12

Você sabe dizer quais são as principais tendências do marketing de conteúdo que estão em alta no momento? Hoje, separamos algumas dicas sobre o assunto, com as melhores sugestões de estratégias e ações que você deve ficar ligado para garantir que o seu negócio mantenha-se atualizado.

Ademais, vale ressaltar que, nos últimos dois anos, o comportamento das pessoas foi completamente alterado. E toda essa mudança impactou diretamente as tendências do marketing de conteúdo, que também foram modificadas.

Entretanto, o que a pandemia do COVID-19 fez foi acelerar dramaticamente as tendências existentes, mas não alterar a sua direção. Ou seja, essas tendências já estavam previstas, porém, a ideia é que elas se tornassem realidade em um espaço de tempo muito maior.

Se você não conseguiu acompanhar todas essas mudanças, não se preocupe. Estamos aqui para te ajudar! Acompanhe. 

Conheça as 6 principais tendências do marketing de conteúdo

1. Experiências figitais (que mesclem o ambiente físico e digital)

tendencias-do-marketing-de-conteudo-phygitalCom certeza, uma das principais tendências do marketing de conteúdo está relacionada com a jornada figital (ou phygital) do cliente. Ou seja, que consiga integrar, de maneira fluida, satisfatória e completa as experiências que o consumidor tem tanto no ambiente físico - como em lojas, por exemplo, - quanto no ambiente digital. 

Para se ter uma ideia do poder dessa tendência, segundo um levantamento da Deloitte, é esperado que 75% dos executivos globais invistam mais em experiências híbridas nos próximos anos. 

As principais motivações para esse investimento são: a possibilidade de personalização, a melhora na conexão com o cliente, o acompanhamento das inovações e a inclusão.

- Entenda mais sobre o assunto: O que é Phygital?

2. Mobile marketing

Não tem como pensar em tendências de marketing de conteúdo sem levar em consideração a otimização para dispositivos móveis, como celulares e tablets. 

Inclusive, estima-se que, no Brasil, 79% de todo o tráfego é originado de tablets, notebooks e, principalmente, smartphones. E a previsão é de que esses números se tornem ainda mais expressivos com o passar do tempo.

Por isso, para acompanhar as tendências de marketing de conteúdo, é essencial garantir que a sua marca tenha páginas que sejam responsivas. Ou seja, que se adaptem aos diversos tamanhos de telas. 

3. Utilização de dados para construir os conteúdos

A utilização de dados para produzir conteúdos relevantes é uma importante tendência de marketing de conteúdo para o presente e para o futuro. 

Mais do que a quantidade de artigos e postagens, valoriza-se a qualidade desses materiais. É importante que eles sejam informativos e relevantes, feitos com embasamento teórico, a partir de análises e exemplos reais. 

As pessoas buscam por fontes de informação confiáveis e atualizadas. Também, o Google valoriza esse tipo de conteúdo, o que faz com que a sua página seja melhor qualificada pelo Google e demais mecanismos de busca. 

Assim sendo, antes de sair produzindo conteúdo de forma “frenética”, pense na qualidade daquilo que você irá fornecer aos usuários. 

Para entender mais a importância dos dados na hora de construir os seus conteúdos, uma pesquisa do Content Marketing Institute (CMI) revelou que 74% das empresas B2B entrevistadas atribuíram o sucesso da sua estratégia de marketing de conteúdo ao valor que o conteúdo oferece aos consumidores. 

Ou seja, o foco está na qualidade da produção.

- Veja também: Marketing Data-Driven: o futuro dos negócios baseado em dados

4. Live streaming e vídeos em geral

tendencias-do-marketing-de-conteudo-live-streamingOutra das importantes tendências do marketing de conteúdo está relacionada com o formato o qual será disponibilizado o seu conteúdo. E o formato de vídeo, principalmente no que diz respeito ao streaming, está em grande ascendência.

O live streaming, que é a transmissão ao vivo de conteúdos, sem que haja a necessidade do download de dados, ganhou muito espaço. Esse recurso permite que as empresas façam a transmissão de eventos de forma online - ou até mesmo híbrida, - trazendo para perto os consumidores e seguidores.

Ademais, vale ressaltar que não é somente o formato de live streaming que pode ser poderoso para o seu negócio. O investimento em vídeos, no geral, pode trazer bons resultados. 

Estima-se que a inclusão de conteúdos audiovisuais em landing pages aumentem as taxas de conversão em até 80%. Já nos e-mails marketings, é possível que eles auxiliem a ampliar em até 300% as taxas de cliques.

Bons vídeos são altamente engajadores e auxiliam a aproximar e a encantar o seu consumidor. Desenvolva um bom planejamento e estratégias para apostar nesse formato de conteúdo! 

- Confira: Como usar vídeos nas estratégias de marketing?

5. Marketing que valorize a sustentabilidade, a inclusão e a diversidade

Mais uma das importantes tendências do marketing de conteúdo para o presente e para o futuro está relacionada com a inclusão, a diversidade e a sustentabilidade das marcas. 

Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing, quando desenvolveu o conceito de Marketing 3.0 já deixou um grande recado às empresas: o cliente não quer apenas comprar. Ele quer que a sua marca assuma compromissos com o planeta, defenda causas e tenha impacto positivo na sociedade. E isso se tornou ainda mais poderoso de anos para cá, principalmente com a nova geração.

Inclusive, uma pesquisa da Deloitte, mostra que pessoas de 18 a 25 anos prestam ainda mais atenção nesse cuidado com a sustentabilidade, a inclusão e com a diversidade na hora de tomar a decisão de compra.

Vale ressaltar também que muitas marcas já assumiram esses compromissos em suas campanhas de marketing. Entretanto, os consumidores querem mais. Para o público, a diversidade, a sustentabilidade e a inclusão devem estar presentes no dia a dia e nos bastidores da empresa. Se o marketing inclusivo for apenas de “fachada”, a marca perde credibilidade. 

6. Metaverso 

A última das tendências de marketing de conteúdo que vamos citar aqui é essa, que ainda causa muitas dúvidas e questionamentos para as pessoas: o metaverso. 

De forma breve e resumida, o metaverso pode ser compreendido como um espaço em que o digital se torna mais importante que o físico. Apesar do conceito parecer futurístico, ele já pode ser visto na prática no dia a dia das pessoas. Um grande exemplo é a importância que as pessoas dão para a sua imagem nas redes sociais, que muitas vezes vai além da vida real. 

O metaverso funciona como um tipo de universo virtual. Ele engloba tecnologias de inteligência artificial, internet, realidade virtual e realidade aumentada. Algumas plataformas de jogos já operam com essa tecnologia. E é provável que, muito em breve, as marcas também comecem a operar nesse universo.

Ainda há muito o que explorar e conhecer do metaverso. O que se sabe, porém, é que não é possível ignorar essa tendência. 

Sabemos que conhecer as principais tendências do marketing de conteúdo é de extrema importância para garantir que a sua marca não fique para trás. Por isso, continue acompanhando o nosso blog para ficar sempre por dentro das novidades do universo do marketing. E é claro, caso esteja em busca de soluções personalizadas e qualificadas para potencializar suas estratégias de marketing digital, entre em contato conosco e saiba como a Nerdweb pode te ajudar.

Referências:  

https://www.similarweb.com/corp/blog/marketing/content-marketing/content-marketing-trends/ 

https://www.organicadigital.com/blog/tendencias-de-marketing-digital-que-voce-deve-ficar-de-olho/ 

https://rockcontent.com/br/blog/tendencias-de-marketing-digital/ 

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