Tecnologia

A Inteligência Artificial faz parte da sua rotina. Sabia disso?

Inteligência Artificial. Quando as pessoas ouvem essa expressão, é comum associá-la aos cenários de filmes futuristas, robôs e tecnologias, c...

Por Francis Trauer

Inteligência Artificial. Quando as pessoas ouvem essa expressão, é comum associá-la aos cenários de filmes futuristas, robôs e tecnologias, concorda?

Para ficar mais claro, vamos exemplificar. No longa-metragem “Her”, de Spike Jonze, o escritor Theodore conversa com  Samantha, a assistente de voz do computador e acaba até se apaixonando por ela por causa da voz.

Tudo bem que isso pode não ser tão comum no cotidiano das pessoas. De fato, a Inteligência Artificial pode estar mais perto do que você imagina.Você já usou a pesquisa de voz do Google? Já interagiu com chatbots ou configurou algum para sua marca? Conseguiu chegar a um lugar graças ao GPS ou Waze?  Se a resposta for sim. Bingo!

A Inteligência Artificial faz parte da sua vida e nós podemos provar com essas e outras situações. Curioso? Nas próximas linhas você vai entender um pouco mais sobre esse conceito!

Inteligência Artificial: o que é e como funciona

 IA ou Inteligência Artificial é uma área inserida dentro da ciência da computação e outras tecnologias que propõe soluções artificiais, em dispositivos, softwares e outros recursos que podem simular as capacidades humanas no raciocínio e outras habilidades.

As pesquisas sobre Inteligência Artificial ou IA não começaram hoje e sim na década de 50. Porém, com a evolução da tecnologia e da mutação constante de softwares, hábitos de consumo, da ciência e da própria internet, as possibilidades vão surgindo.

As pessoas podem nem saber, mas a IA faz parte da vida, nas mais diversas áreas. No marketing, por exemplo, é possível dizer que a produção de conteúdo com foco em SEO — técnica relacionada aos mecanismos de busca do Google, em texto ou pesquisa por voz, é um exemplo de IA.

Na medicina, existem equipamentos e softwares avançados que ajudam no diagnóstico de doenças e auxiliam médicos e profissionais da saúde. 

Isso parece distante da sua realidade? Calma que logo você vai se identificar com alguma situação. Separamos alguns exemplos de Inteligência Artificial que estão no seu dia a dia e muitas vezes você não percebe. Confira!

1. Chatbot

Imagine que você acessa as redes sociais de uma empresa para tirar uma dúvida pelo inbox ou direct e de repente, recebe uma mensagem automatizada. Isso também pode acontecer outros serviços como um banco digital, por exemplo.

Você precisa digitar o número 1 ou 2 para escolher uma opção de atendimento e na própria conversa, o atendente (mesmo sendo um robô,  ele pode ser customizado a partir de um nome e uma identidade) fornece um menu de opções para você prosseguir com o atendimento.

Já aconteceu isso com você? Saiba que esse é um exemplo muito claro da Inteligência Artificial aplicada na rotina. Para quem faz um chatbot, existem algumas vantagens como:

  • Agilidade no atendimento;
  • Otimização da rotina operacional do setor;
  • Foco na resolução dos problemas. 

Claro que há algumas controvérsias sobre o assunto. Afinal, um chatbot eficiente é que o simula um atendimento humanizado e isso é um desafio e tanto. Ninguém gosta de falar com alguém que não entende, certo? Porém, há possibilidades e casos de sucesso!

2. Siri, Cortana, Google Assistente

Já deu bom dia para sua assistente virtual hoje? Elas estão no smartphone e fazem parte de alguns sistemas operacionais de computador!

Você faz uma pergunta e elas te entregam a solução. Sempre dispostas para ajudar. No caso da Siri (Apple), ela pode até cantar uma música se você pedir ou estiver em um dia mais difícil.

A Cortana é a assistente pessoal do Windows 10. Ela também faz buscas, pode te ajudar a fazer chamadas telefônicas, ler e enviar mensagens e muito mais. Recentemente, o Windows 10 passou por uma atualização (Windows 10 May 2020 Update) e a Cortana também ficou de cara nova. Agora, ela fica na barra de tarefas e o usuário pode escolher quando falar com ela ou digitar.

A assistente virtual do Google também pode ajudar e muito. Você faz perguntas, ela responde. Esqueceu de ligar para sua mãe? Ela pode te ajudar a resolver isso com um comando.

Preguiça de abrir aplicativos? Peça para ela. Se você também já ficou na dúvida em qual restaurante ir, ela também esteve lá por você. Certo?

Com esse exemplo, é fácil se identificar não acha? Além de trazer soluções, a Inteligência Artificial também pode impactar positivamente na acessibilidade. Vamos abordar um pouco mais desse tópico na sequência!

3. Inteligência Artificial e soluções de acessibilidade

Você já ouviu falar do Google AI Impact Challenge? É uma iniciativa do Google promovida entre países dos seis continentes do planeta que tem como objetivo propor para as organizações um desafio: pensar em soluções de Inteligência Artificial que podem ajudar as pessoas a resolverem seus desafios na sociedade.

Basicamente, uma aceleradora do bem para incentivar as pessoas a trazerem soluções para os desafios socioambientais e outras situações.  No documento “Acelerando o bem social com inteligência artificial: Informações do Desafio de impacto do Google AI”, é possível ter acesso a vários cases interessantes.

A equipe da NerdWeb separou um que deixa bem clara a relação entre Inteligência Artificial e Impacto Social. 

Alguns candidatos que já tinham experiência prévia com IA e um levantamento de dados significativos, entraram no desafio para montar um plano de implementação para concretizar uma ação social.

Essencialmente, as organizações usavam imagens de satélite para mapear em tempo real, os danos causados por desastres naturais como terremotos, incêndios e inundações. Porém, o desafio era desenvolver programas para ajudar em soluções práticas e salvar vidas. Legal, né?

Ainda dentro do conceito de acessibilidade, a Microsoft criou um app chamado Seeing Al com o objetivo de usar a inteligência artificial para ajudar as pessoas com deficiência visual a usar o celular e “enxergar” fotos por meio de descrições auditivas.

Impacto da inteligência artificial

Agora que você viu tantos exemplos e conhece um pouco mais sobre o conceito da Inteligência Artificial, certamente ficou mais simples estabelecer uma relação com o tema ou ter alguma percepção sobre o impacto que esses recursos podem trazer à rotina, certo?

Muito além de criações fora da curva, a Inteligência Artificial pode ajudar a vida das pessoas nas tarefas mais simples e facilitar muito. A tecnologia tem o poder da transformação e em artigos como esse, esperamos que você tenha descoberto um pouco mais sobre a IA no seu dia a dia e se inspire.

Já imaginou pensar em alguma criação um dia desses? Não é impossível e os programas de incentivo estão por aí!

...

Quer saber mais sobre o assunto ou conversar com  especialistas sobre as aplicações da IA?  Clique aqui e converse com a equipe da Nerdweb!

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.