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Chatbot: o que é e como criar um para a sua empresa

Você já sabe os benefícios que um chatbot pode trazer para seu negócio? É hora de dar o próximo passo. Acesse o artigo e saiba como implantar essa ferramenta!

Por Nerdweb - Dia 16 de Abril de 2020 às 00:04

É inegável que o chatbot está revolucionando a rotina de muitas empresas que trabalham com o atendimento ao cliente.

Ninguém gosta de falar sozinho ou se sentir abandonado isso não é uma novidade. No entanto, não custa reforçar que 65% dos consumidores só avançam na decisão de compra por causa da qualidade no atendimento, como destaca uma pesquisa recente da Customer Experience Trends.

O chatbot pode contribuir com a agilidade no atendimento ao cliente e sua respectiva satisfação? Sim!

Contudo, os resultados positivos a partir dessa funcionalidade dependem muito de uma estratégia bem definida — não só na parte técnica como também na configuração de linguagem que será utilizada nas conversas, priorizando um tom de voz assertivo e humano.

Não basta ter um chatbot. É preciso implementar uma tecnologia que de fato vai otimizar o tempo dos seus colaboradores na hora de tirar dúvidas sobre o seu produto ou serviço com qualidade, precisão e tato na abordagem.

Se você tem um negócio e precisa de uma solução como essa para agilizar o tempo de resposta aos seus clientes e não sabe por onde começar ou quais são os primeiros passos para a adquirir e colocar o software para rodar, você está no artigo certo.

O que é chatbot e por que criar um?

O chatbot é, basicamente, um robô que se encaixa entre as tecnologias  da chamada inteligência artificial.

Na prática, este recurso simula conversas com uma abordagem humana, ao mesmo tempo que automatiza as respostas fornecidas pela sua empresa em canais de comunicação como WhatsApp, Facebook ou Instagram, por exemplo.

Considerando que o mundo tem um senso de urgência muito forte, sobretudo na internet, criar um chatbot para a sua organização é algo que traz vantagens competitivas à sua equipe comercial que ofertará uma resposta imediata ao consumidor.

Já sabe as vantagens de criar um chatbot e quer usufruir delas na rotina da empresa? Separamos um checklist para te ajudar neste processo. Confira:

  • Determine o objetivo do chatbot na sua empresa;
  • Defina o canal onde o software será implementado;
  • Liste os pré-requisitos que a ferramenta deve atender (agendamento, venda, atendimento);
  • Invista na produção de conteúdo no canal associado ao chatbot.

Em relação aos objetivos do chatbot, vale fazer uma reflexão da necessidade do seu negócio atualmente. Imagine que você tem um restaurante e que atende pedidos por delivery para Curitiba e Região Metropolitana, por exemplo.

Uma central telefônica certamente não é o canal mais eficaz para atender todas as solicitações. Inclusive, uma pesquisa encomendada pela PedidosJá ao instituto de pesquisas Ipsos, destaca que 42% das solicitações de comida no país são feitas por apps ou pelo site e/ou canais digitais dos restaurantes.

Ou seja, um chatbot é algo que neste exemplo especificamente, agiliza o atendimento e as vendas.  Quem nunca enviou uma mensagem para o Whatsapp de um restaurante perguntando o cardápio ou o valor de um prato? 

Com um chatbot para esse canal, você pode atender a demanda com a praticidade que o perfil de cliente acostumado a fazer compras com um clique espera.

Agora que você sabe um pouco mais sobre as possibilidades que esses robôs podem trazer à rotina da sua empresa, que tal conferir algumas ferramentas e exemplos de aplicação dessa funcionalidade, na prática? Abordaremos mais detalhes nos tópicos seguintes!

Como criar um chatbot para WhatsApp

O WhatsApp é um canal excelente para o mundo dos negócios. De acordo com o próprio aplicativo, mais de 2 bilhões de usuários fazem uso da ferramenta no mundo inteiro.

Especialmente no caso do WhatsApp Business, há muitas possibilidades que podem ser exploradas tanto para o relacionamento com o cliente quanto para a exposição ou venda de um produto com exibição de catálogo e outras funções.

Para que o canal se torne efetivo, atendimento ágil e completo é essencial. Por isso, criar um chatbot para WhatsApp é uma ação que pode trazer bastante retorno para suas vendas, além de facilitar bastante o contato com o seu público no dia a dia.

Quando uma pessoa entra em contato com alguém que faz parte do time comercial de uma empresa, certamente ela espera uma solução. Vamos combinar que ninguém gosta de ficar falando sozinho (a) ou esperando uma resposta, certo?

Neste sentido, o chatbot é uma aposta assertiva para otimizar as conversas neste canal e não deixar quem precisa do seu produto ou serviço no vácuo. 

Ok. Quero criar um chatbot para o WhatsApp da minha empresa. Como faço?

A plataforma People é uma alternativa para criar e gerenciar chatbots com a finalidade de SAC. 

A grande vantagem  da ferramenta é que você não precisa de tanto conhecimento técnico para construir seu chatbot e ainda pode fazer a integração deste recurso em múltiplos canais, tais como: site, Telegram, Facebook Messenger, entre outros.

Chatbot no Facebook Messenger

Apesar de muita gente acreditar que o Facebook morreu, esse canal ainda é muito  importante para o relacionamento entre a marca e seu público. 

Assim como o Instagram e WhatsApp, o messenger também é um canal que pode ser utilizado tanto para SAC quanto para o atendimento de vendas e pós-vendas.

Seja por meio das campanhas patrocinadas na plataforma ou até mesmo por ações realizadas em grupos específicos, esse canal precisa de uma gestão para que os interessados na proposta que você oferece não procurem a concorrência.

Instalar o chatbot simples  no Facebook Messenger é simples e de GRAÇA. Confira o passo a passo abaixo:

  • Na versão desktop, clique na aba “configurações” que fica no canto superior direito da sua página;
  • Em seguida, selecione o campo “mensagens” na coluna esquerda;
  • Clique em “configurações de mensagens” e explore as funcionalidades da opção “configurar respostas automáticas” e salve depois.

No bot do Facebook Messenger é possível definir mensagens de ausência, primeiro contato ou até mesmo configurar as perguntas e respostas mais frequentes relacionadas ao seu negócio.

Uma curiosidade interessante é que o messenger pode ser integrado ao direct do Instagram e você também pode responder o cliente por ali. Para acessar todos os detalhes da configuração do chatbot, confira a página de orientação do próprio Facebook.

Outras ferramentas para explorar na hora de criar um chatbot

Se você chegou até aqui, é porque provavelmente percebeu o quanto é importante definir uma estratégia de comunicação eficaz, ágil e assertiva com o cliente, certo?

Durante o tempo todo, as pessoas recorrem à ajuda de alguém. Seja com o próprio assistente de voz do smartphone, com o Google ou GPS, as dúvidas surgem e uma empresa que deseja se manter competitiva precisa estar preparada para receber os questionamentos e mostrar a solução!

No fim das contas, não importa se você empreende na área de alimentação saudável ou se trabalha com a venda de roupas. 

A tecnologia transformou as relações e utilizar esses recursos ao seu favor é algo que proporciona vantagens como o aumento da produtividade na operação da empresa, além da automatização de tarefas e eficácia na manutenção de leads quentes.

Mãos à obra? Veja algumas ferramentas que podem te inspirar a criar seu chatbot!

1. Drift

Popular no mercado, a Drift é uma ferramenta que conta com planos gratuitos. Ideal para quem deseja implementar o bot com o objetivo de fortalecer as estratégias de venda por meio do marketing digital, essa opção se destaca por permitir a configuração de canais como:

  • Site;
  • Facebook Messenger;
  • Slack entre outras.

2. Globalbot 

A Globalbot também é uma solução que integra vários canais ao mesmo tempo. O diferencial da plataforma é a combinação do chatbot com o atendimento humano. Você também pode escolher um plano de acordo com a necessidade do negócio.

São destaques da ferramenta:

  • Extração de dados conversa com base nos interesses do cliente;
  • Transferência para o atendimento humano caso haja necessidade;
  • Possibilidade de integrar o chat com um software de CRM.

3. Chatfuel

Por fim, a Chatfuel é uma ferramenta gratuita e bastante completa. É uma das mais indicadas para instalar o chatbot na Fanpage da sua empresa.

Por que contratar a Chatfuel?

  • Possibilidade de customização do chatbot;
  • Você pode configurar o envio das mensagens nos dias e horários mais estratégicos;
  • É possível extrair dados das conversas de forma analítica.



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