Marketing

WhatsApp Business já está disponível no Brasil

Semana passada, foi liberado o aplicativo WhatsApp Business nos Estados Unidos, Reino Unido, Indonésia, Itália e México e ontem, quinta-feira (2...

Por Nerdweb - Dia 26 de Jan de 2018 às 19:01

Semana passada, foi liberado o aplicativo WhatsApp Business nos Estados Unidos, Reino Unido, Indonésia, Itália e México e ontem, quinta-feira (25), ele finalmente chegou ao Brasil em sua versão Android. O aplicativo WhatsApp Business é gratuito e promete facilitar a vida e a comunicação de micro e pequenas empresas.

Em comunicado, a equipe do WhatsApp anunciou que "mais de 80% dos pequenos negócios na Índia e no Brasil dizem que o WhatsApp os ajuda a se comunicar com clientes”. Então, de acordo com a equipe do produto, eles apenas juntaram o útil ao agradável!

Como baixar o WhatsApp Business?

Por enquanto, o WhatsApp Business só pode ser baixado na Google Play para dispositivos Android:

O que o WhatsApp Business faz de diferente?

Ao se deparar a primeira vez com o app, você verá que a interface é muito semelhante e até se perguntar se de fato algo mudou (além do fato de poder separar o app pessoal da empresa). Confira os principais recursos até o momento:

  • O app cria uma conta comercial no seu aparelho (separada do WhatsApp pessoal);
  • É possível criar um perfil com os dados da sua empresa, incluindo:
    • Nome (não alterável)
    • Site
    • Endereço físico
    • Descrição do negócio
    • Ramo de atuação
    • Telefone para contato
    • Horários de atendimento
  • É possível cadastrar um telefone fixo ao invés de um celular (desde que valide após ligação do WhatsApp);
  • É possível cadastrar mensagens automática (boas-vindas, perguntas frequentes, aviso de indisponibilidade temporária, entre outros);
  • Você pode acessar estatísticas das interações com os consumidores;
  • Você também pode usar ele em sua versão web, se desejar:

Um novo leque de possibilidades

Essa nova versão do aplicativo tem várias novas funcionalidades. A principal delas é que você pode destacar a conta como um perfil empresarial, tornando a conversa por WhatsApp muito mais profissional. Também é possível colocar dados sobre os horários de atendimento, endereço e descrição do negócio.

Você também pode marcar as mensagens recebidas com etiquetas e sinalizá-las como "Novo pedido" "Entregue" e "Finalizado". Muito útil, não é mesmo? Além disso, você pode criar mensagens padrão, configurar mensagens rápidas, atender a reclamações de forma automática e ainda responder às dúvidas dos seus consumidores.

Há ainda uma seção de estatísticas básicas, em que você pode ver quantas mensagens foram enviadas, recebidas e lidas. O que permite colher estatísticas e verificar se as suas estratégias de comunicação estão funcionando. O WhatsApp prometeu que, em breve, vai liberar ainda mais funções para o Business, porém essas novas possibilidades dentro do aplicativo serão pagas.

Você está planejando em adotar esse novo aplicativo para o seu negócio? Acha que pode ser uma boa solução para vários problemas? Uma ótima dica é criar um botão na Home do seu site com o contato via WhatsApp, facilitando a vida de seus clientes. Conte para a gente o que você acha sobre as novas possibilidades dessa ferramenta! Leia mais sobre o WhatsApp em nosso blog:

Facebook libera aos anunciantes inclusão de botão para enviar mensagens pelo Whats App
  
Mais de 55 milhões de chamadas por vídeo são feitas no WhatsApp todos os dias

Fonte(s): Gazeta do Povo, Olhar Digital e Tecnoblog

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.