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Como fazer marketing para atender às demandas da busca por voz e assistentes virtuais?

A busca por voz está se tornando uma realidade cada vez mais presente no dia a dia dos usuários. Seja por meio de assistentes virtuais ou via sma...

Por Francis Trauer - Dia 10 de Jan de 2020 às 00:01

A busca por voz está se tornando uma realidade cada vez mais presente no dia a dia dos usuários. Seja por meio de assistentes virtuais ou via smartphones, o fato é que aumentou o número de pessoas que fazem buscas por meio da fala ao invés de digitar o que precisam.

Dados divulgados pelo Google apontam que mais de 60% dos brasileiros já usaram comandos de voz para fazer pesquisas em seus dispositivos – e esse número tende a aumentar nos próximos anos. A pergunta que se faz é: como fazer marketing para atender às demandas de buscas por voz e de assistentes virtuais?

Como fazer SEO para busca por voz

Embora aparentemente os resultados sejam os mesmos, existem muitos fatores que devem ser considerados quando falamos da produção de conteúdo para mecanismos de busca via comandos de voz.

A maneira como falamos é diferente da forma como escrevemos e isso faz com que uma linguagem mais natural acabe ganhando maior destaque nos resultados.

Um exemplo simples: considere a pesquisa da distância entre Curitiba e São Paulo. Em uma busca textual os usuários simplesmente digitariam “distância Curitiba São Paulo” e obteriam o resultado. Já na pesquisa por voz entram em cena os conectivos e a fala sairia assim: “qual a distância entre Curitiba e São Paulo”.

Note aí a inclusão das palavras “qual” e “entre” que ajudam a dar sentido à busca. Até então os mecanismos de busca tendiam a ignorá-las em prol do assunto principal. O Google BERT, mais recente alteração no algoritmo do buscador, veio para corrigir isso e aprimorar as pesquisas feitas especialmente por meio de voz. 

Portanto, para os produtores de conteúdo essas mudanças passam a ser um sinal de alerta: seu conteúdo está preparado para ser encontrado nos mecanismos de busca por meio de comandos de voz? Ou será que a linguagem precisa ser aprimorada para que seja possível obter resultados melhores?

E mais ainda: se a resposta for suficiente e não for necessário para o usuário entrar em seu site, o que fazer com os índices de conversão?

Áudio marketing: onde o consumidor pode ouvir sua empresa?

São muitas as alternativas para atingir o consumidor que faz buscas por áudio. Você já deve ter notado uma certa recorrência em alguns sites, especialmente de notícias, que contam com um plugin capaz de “ler” o texto publicado transformando-o em áudio.

Dependendo da demanda e do tipo de conteúdo que a sua empresa oferece, pode ser uma boa ideia apostar nesse caminho. Podemos considerar ainda que 2019 foi “o ano dos podcasts”. O consumo de conteúdo nesse formato cresceu 67% no Brasil, de acordo com um levantamento realizado pela plataforma Deezer.

Isso significa que há mais consumidores ouvindo informações sobre os mais variados tipos de assuntos e esse é um espaço no qual a sua empresa precisa se fazer presente. Por fim, soluções de aprendizado, como webinars e palestras em áudio, também são uma alternativa para que você possa conquistar os consumidores.

Sabe aquelas pesquisas por tutoriais e por conteúdos que ensinam as pessoas a fazerem alguma coisa? Elas cabem perfeitamente no formato de áudio e podem resultar em um engajamento maior da sua audiência, pois seu conteúdo passa a ser consumo mesmo durante outras atividades.

Atendimento sob medida 24 horas

Outra possibilidade a ser explorada pelo marketing com relação às demandas de busca por voz são os chatbots. A solução que, em princípio, visava apenas substituir os FAQs, hoje é um recurso que permite às companhias poupar tempo esclarecendo as dúvidas mais simples dos usuários.

As mesmas respostas fornecidas em texto podem ser programas para retornarem em áudio. À medida que os usuários passam a ter mais confiança em serviços como esse e, da mesma forma, na proporção em que os desenvolvedores aprimoram os recursos de compreensão de comandos de voz em smartphones e assistentes virtuais, as possibilidades de uso dessa tecnologia só tendem a crescer.

Sua empresa está preparada para enfrentar esses novos desafios?

Saiba que você pode contar com a equipe de especialistas em marketing digital da Nerdweb para incluir estratégias de marketing para busca por voz em seu planejamento. Consulte-nos e descubra quais são as possibilidades para alcançar os consumidores nesse segmento. 

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