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Afinal, o que torna um site ruim? Descubra!

Confira o que torna um site ruim e garanta que a sua marca tenha um site bom, de fácil navegação, responsivo e design atrativo para os visitantes.

Por Nerdweb - Dia 08 de Julho de 2022 às 00:07

Muitas vezes, bastam apenas alguns segundos em um site para você perceber que ele não está funcionando da maneira que deveria. Mas afinal, o que torna um site ruim? Quais são as principais falhas que você deve evitar ao criar o seu endereço virtual? 

Pontuamos aqui os fatores primordiais que você deve conhecer para garantir que o seu site seja bem avaliado pelos visitantes e, também, seja considerado relevante pelos próprios mecanismos de busca, como o Google. Confira! 

O que torna um site bom?

Pois bem, antes de citar o que torna um site ruim, vale ressaltar quais são os pontos que ajudam a tornar a página bem qualificada

Assim sendo, no geral, páginas consideradas boas são aquelas que conseguem combinar a parte visual atrativa com um bom desempenho, responsividade (ou seja, adequar-se aos diversos tamanhos e formatos de tela), qualidade nas informações, usabilidade, rapidez, e organização durante a navegação. 

- Complemente a leitura com: Tudo o que você precisa saber sobre Sitemap XML

O que torna um site ruim? 6 fatores para evitar no seu endereço virtual

1. Demora no tempo de carregamento

O primeiro fator para saber o que torna um site ruim está relacionado com o tempo de carregamento do endereço virtual. Afinal, de que adianta você criar um site maravilhoso, organizado e que contenha todas as informações necessárias para o visitante, se ele não carrega adequadamente?

duas meninas bravas porque o site não carrega

A tolerância das pessoas com o tempo de carregamento das páginas é cada vez menor. Por isso, para evitar que os visitantes saiam da sua página rapidamente, garanta que o seu site carrega de forma ágil e adequada. 

Para se ter uma ideia, o tempo médio de carregamento de uma página na internet é de três segundos. Ficar abaixo desse tempo agrega ainda mais valor para a sua marca, entretanto, ter esse número como base pode te ajudar a compreender se o seu site está de acordo com o esperado pelos visitantes. 

E quais são os motivos que levam a sua página a demorar para carregar? Poder ser alguns, dentre eles:

  • Excesso de recursos em uma página, como animações e transições;
  • A não utilização de AMPs;
  • Utilização de imagens não otimizadas;
  • Formato de carregamento inadequado;
  • Tempo de resposta do servidor alto.

- Veja também: Mobile First: o que é Google AMP e como configurar seu site para ser mais rápido

2. O que torna um site ruim: a falta de conteúdo e informações 

Ok, você corrigiu o erro anterior e garantiu que a sua página carregue rapidamente. E agora? 

homem entendiado com conteúdo ruim do site

Agora é hora de ter a certeza que a sua página traz todas as informações necessárias para o visitante compreender quem é a sua marca, o que você oferece, seu diferencial, onde ele pode encontrar os seus serviços/produtos, entre outros.

Porém, mais do que garantir que a parte institucional da sua marca esteja impecável, também é importante investir em conteúdos educativos e relevantes, que façam com que a sua marca tenha autoridade e credibilidade, o que melhora o seu posicionamento em mecanismos de busca como o Google.

Quanto mais tempo os visitantes passarem ativamente na sua página, melhor ela será avaliada. Para isso, uma boa dica é investir em estratégias de marketing de conteúdo qualificadas, investido, se possível, em um blog para o seu negócio.

- Para saber mais sobre o assunto, confira: Marketing de conteúdo: a oportunidade de alavancar suas vendas

3. Falta de cuidado com o design e organização visual

Um bom site é organizado e agradável ao olhar. Conta com cores e fontes que fazem sentido, tem uma hierarquia nas informações e não “cansa” o visitante. 

Lembre-se de que a união de um bom design com a organização de uma página são essenciais para entregar uma experiência fluida e positiva ao visitante. Neste cenário, conhecer técnicas de UX (abreviação de User Experience - em português, experiência do usuário) pode fazer toda a diferença para entregar um site mais profissional e que realmente cause um impacto positivo aos visitantes. 

4. Falta de responsividade

Está em busca de saber o que torna um site ruim? Então tenha a certeza de que se ele não apresenta um carregamento adequado para os diversos formatos de tela, ele não é um site bom. 

Isso significa que é necessário pensar na responsividade das suas páginas virtuais. Elas precisam carregar de forma adequada, ágil e organizada em todos os dispositivos e telas, desde smartphones, passando por computadores e tablets. 

Mais do que carregar adequadamente, o site precisa ter todas as suas funcionalidades funcionando perfeitamente, como botões, a ação de dar zoom e de preenchimento de formulários, por exemplo. 

exemplo de site que funciona em diversos dispositivos

5. Falta de segurança 

Ao visitar um endereço virtual, é muito importante sentir-se seguro. Por isso, garanta para todos os seus visitantes que o seu site é um ambiente em que ele pode navegar sem preocupar-se com questões que violem a sua integridade.

Garanta que o seu negócio esteja em dia com as leis brasileiras que asseguram essa segurança digital, como a LGPD e a GDPR, e verifique as melhores maneiras de acrescentar os selos de segurança no seu site, mostrando para os visitantes que eles podem ficar tranquilos ao relacionarem-se com a sua marca. 

6. Não ter informações de contato

O último fator que torna um site ruim é simples, mas de extrema importância. Estamos falando da falta de informações de contato da sua marca. Elas são essenciais para os visitantes confiarem na integridade da sua marca e, também, fator importante para que o Google entenda a sua página como um endereço de alta credibilidade.

Assim sendo, deixe bem visíveis informações importantes como e-mail para contato, redes sociais, endereço, telefone, WhatsApp e quaisquer outros canais que a sua marca tenha disponíveis para os clientes acessarem caso desejem fazer contato. 

Também, ter um chat no seu site que esteja disponível para solucionar possíveis dúvidas do visitante pode ser mais um ponto positivo para melhorar a experiência dele e tornar o seu site melhor avaliado. 

Agora que você já sabe o que torna um site ruim, que tal caprichar para garantir que o seu endereço virtual esteja de acordo com as melhores práticas para os visitantes? 

No nosso extenso portfólio de produtos e serviços, trabalhamos também com a criação de sites personalizados para cada cliente. Para saber mais, clique aqui e veja como a Nerdweb pode ajudar a sua marca a potencializar a sua presença digital e promover os seus negócios com foco em resultados.

Fonte(s):

Krypto BPO e Rock Content.

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