Design

Prototypo: o site que permite você criar a sua própria fonte

Serviço permite que qualquer designer ou até mesmo entusiasta possa criar, experimentar, refinar e aperfeiçoar sua própria fonte com muitos poucos cliques.

Por Nerdweb - Dia 09 de Fevereiro de 2021 às 00:02

 

Quem nunca ficou em dúvida na escolha da tipografia na hora de criar uma arte? O Prototypo é uma ferramenta que pode te ajudar a ganhar tempo e fazer vários testes para encontrar a fonte ideal para aquele job!

Criado em 2014, o site nasceu com o objetivo de facilitar a vida dos criativos, sendo ideal para  criação de fontes customizadas.

 Além de montar sua própria fonte, escolhendo os elementos tipográficos (formato, estilo, cor e disposição visual das palavras, entre outros detalhes), o Prototypo é um recurso que permite que você faça tudo isso em tempo real, de forma prática e intuitiva. 

Bateu a curiosidade? Continue lendo este artigo e saiba como funciona a ferramenta, na prática e de que forma ela pode ser útil no dia a dia!

Como funciona o Prototypo?

Para usar a ferramenta é simples: basta baixar o aplicativo no seu computador (atualmente, o app é compatível com os sistemas Windows, Mac OSX e Linux). Depois disso, você pode acessar a ferramenta com seus dados ou criar uma nova conta e pronto!

Importante: o Prototypo tem uma versão gratuita e limitada, mas é uma ferramenta paga, com planos personalizados. Estudantes e grupos de alunos podem ganhar até 50% de desconto na assinatura paga. Segundo o site oficial do Prototypo, o objetivo é tornar o aprendizado do design mais acessível. Os valores podem ser consultados no e-mail contact@prototypo.io.

Quais são as funcionalidades da ferramenta?

O Prototypo é uma alternativa aos softwares de criação que apresenta alguns diferenciais como a agilidade na construção de fontes personalizadas e a possibilidade de exportá-las e posteriormente usá-las em qualquer plataforma. Ou seja, uma verdadeira “mão na roda” para quem precisa criar materiais gráficos de forma prática. 

Leia também:  9 ferramentas gratuitas de design que você precisa conhecer

A seguir, explicamos tudo o que você pode explorar na ferramenta. Confira!

1. Escolha até 4 parâmetros de letras

Antes de começar o seu projeto, confira os modelos de letras disponíveis. O Prototypo disponibiliza quatro opções, sendo que todas elas foram projetadas pelo International  Foundry Production Type.

2. Crie sua fonte em tempo real

Ao criar sua própria fonte, você pode mover mais de 30 controles deslizantes. Em outras palavras, significa que você pode ajustar sua fonte usando mais de 30 parâmetros como referência para modelar detalhes como:

  • Altura;
  • Curvas das serifas;
  • Largura da fonte e muito mais!

Todas as alterações são aplicadas na hora. Ou seja, a ferramenta é realmente muito intuitiva para você que ama fazer testes até chegar na tipografia que mais combina com a cara do seu projeto.

3. Personalize sua fonte com recursos potentes, de forma simples

Um dos principais destaques do prototypo é a personalização das fontes. Acionando os recursos “individualização de glifos” e “edição manual”, você pode potencializar ainda mais a customização das suas fontes e não é necessário usar nenhum outro software. Fica a dica!

4. Exporte suas fontes e utilize quando e onde quiser

E se além de criar fontes personalizadas você pudesse salvá-las e exportá-las para usar em outros aplicativos, programas e sites? Usando o Prototypo você pode fazer isso sem medo. Todas as fontes criadas na ferramenta são licenciadas (CC-O) e você tem o direito de usá-las como quiser (modificar, compartilhar, usar para criação de arte ou até mesmo comercializar sem pedir autorização).

Fontes tipográficas: o que são e qual a importância na hora de criar fontes?

O que uma arte gráfica para redes sociais, uma peça gráfica em formato de banner e a criação de uma logomarca possuem em comum? 

Independentemente do objetivo da criação e do resultado final, todos esses projetos ganham uma identidade visual a partir da escolha das cores, da fonte, dos elementos de tipografia e da mensagem que precisa ser transmitida. Concorda?

A tipografia é um campo de estudo essencial para qualquer pessoa que trabalha com peças visuais. Afinal, é nesta área que são definidos os conceitos referentes ao estilo das fontes, ao formato, a aplicação de caracteres, as características relacionadas à espessura, ao desenho e a outros detalhes que compõem uma fonte. 

Para explicar um pouco mais sobre a importância de cada elemento tipográfico, fizemos um resgate dos principais elementos que são utilizados na tipografia. Confira os tópicos e saiba como usá-los para fazer criações incríveis!

  • Ascendente: toda fonte tem uma altura e ascendente é a linha que acompanha a altura dos caracteres e o comprimento máximo do corpo da fonte. Para identificar qual é o ascendente de uma peça, basta observar quais são as letras mais longas de uma palavra;
  • Descendente: ao contrário da linha ascendente, é a linha que fica abaixo do centro das letras;
  • Corpo da fonte: o corpo da fonte significa o tamanho da letra. Para essa dimensão, são consideradas as medidas de largura, além das linhas ascendentes e descendentes;
  • Serifa: em uma fonte, a serifa refere-se aos traços e prolongamentos que fazem parte das hastes das letras. Na prática, as letras com serifa são aquelas usadas em livros e textos longos. Elas ajudam a reduzir o cansaço visual na hora da leitura;
  • Eixos: os eixos são os elementos que ficam entre as áreas mais espessas e finas que compõem os caracteres.

Além dos conceitos brevemente apresentados aqui, é importante reforçar que a tipografia conta com uma diversidade  muito maior de elementos. Aprofundar os conhecimentos na tipografia com o objetivo de produzir materiais que transmitam a mensagem que você deseja passar para quem terá contato com o material faz toda a diferença.

As fontes são poderosas e podem alterar totalmente a percepção dos interlocutores que estão recebendo a mensagem. Fontes clássicas como a Times New Roman, por exemplo, passam seriedade.

Já as fontes mais delicadas combinam com momentos especiais. Reflita: você já viu um convite de casamento com uma letra muito formal? Separamos duas imagens que remetem a essas diferenças!

O que você notou em cada uma dessas fontes? Essa reflexão é muito necessária para criar suas fontes. Na hora de escolher a tipografia ideal, é imprescindível fazer um checklist para garantir que a criação está alinhada ao briefing do projeto e ao público que você deseja atingir.

Você pode incluir nesta lista detalhes como: faixa etária do público, grau de dificuldade para leitura, objetivo do material gráfico, persona que terá contato com o criativo, personalidade da marca, entre outros.

Comece a criar suas próprias fontes

Agora que você conhece um pouco mais sobre o Prototypo e o universo da tipografia, que tal colocar as mãos na massa e criar suas próprias fontes? Sem dúvidas, é um bom ponto de partida para inspirar sua criatividade e testar a ferramenta!

Por fim, vale lembrar que embora tenha muitas vantagens e seja uma alternativa interessante para personalizar as fontes, o Prototypo não substitui o trabalho de um designer profissional, ainda mais um que seja especialista em desenvolver tipografias originais. 

...

Quer usar a sua própria fonte exclusiva para personalizar um site ou um projeto de forma única? Converse com os especialistas da Nerdweb!

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.