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SEO para YouTube: confira o guia completo!

Além de trabalhar em estratégias de SEO para ter o seu site bem posicionado no Google, a sua empresa já está utilizando estratégias e boas pr...

Por Francis Trauer - Dia 23 de Aug de 2022 às 00:08

Além de trabalhar em estratégias de SEO para ter o seu site bem posicionado no Google, a sua empresa já está utilizando estratégias e boas práticas de SEO para YouTube? 

Acredite, conhecer as melhores sugestões para trabalhar o SEO no seu canal do YouTube pode ser um grande passo para tornar a sua marca mais conhecida nessa poderosa plataforma e, também, aumentar o alcance dos seus conteúdos audiovisuais. Afinal, estamos falando do segundo maior buscador do mundo, que só perde para o seu irmão mais velho, o Google.

E é exatamente para te mostrar tudo o que você precisa saber sobre SEO para YouTube que preparamos esse artigo. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto! 

- Veja também: Como usar vídeos nas estratégias de marketing?

O que é SEO para Youtube?

Primeiramente, vamos dar uma breve explicação sobre SEO. Assim sendo, SEO é a abreviação para “Search Engine Optimization” que, em português, significa: otimização para mecanismos de busca. 

Para colocar em prática o SEO, são utilizadas diversas técnicas que otimizam blogs e sites com o objetivo de torná-los mais bem avaliados e melhor posicionados pelos buscadores, como o Google. Por fim, quando essas estratégias conseguem ser seguidas de maneira adequada, elas auxiliam a aumentar o tráfego orgânico para esses endereços virtuais. 

Tratando-se do SEO para YouTube, estamos falando das técnicas de otimização de conteúdo voltadas especialmente para a plataforma de vídeos. No fim, o objetivo das práticas de SEO para YouTube é o de aumentar a visualização e alcance dos vídeos ali publicados. 

Como o YouTube tem características diferentes do Google —  estamos falando de conteúdos em vídeo e não no formato de texto e/ou imagens estáticas —, é preciso conhecer as melhores práticas para que o seu conteúdo audiovisual seja considerado relevante aos usuários e faça sucesso. 

garota fazendo um vídeo para o YouTube

Qual a importância do SEO para canais no YouTube?

Antes de mais nada, vale ressaltar que o YouTube é o segundo site mais visitado no mundo, ficando atrás apenas do Google. Além disso, o YouTube tem mais de 1,9 bilhão de usuários ativos conectados por mês, mais de 4 bilhões de vídeos são vistos a cada dia e 400 horas de vídeo são enviadas ao YouTube a cada minuto. 

Números incríveis, não é mesmo? E acredite, essas são apenas algumas das estatísticas que provam o quão gigante é o YouTube e, também, revelam a quantidade de conteúdo audiovisual que está presente na plataforma.

Com tanto conteúdo sendo disponibilizado a cada minuto, saber boas formas de fazer com que o seu material se destaque é algo que ganha grande importância. Por isso, conhecer as técnicas de SEO para YouTube pode ser relevante para o seu canal ser mais conhecido. 

principais técnicas de SEO

Quais são as vantagens de aplicar técnicas de SEO para YouTube?

São diversos os benefícios de investir em uma estratégia de SEO para YouTube. Dentre eles, alguns que podemos destacar para você são:

  • Auxílio no SEO do seu próprio site e/ou blog, por gerar mais autoridade para a sua marca.
  • Aumentar o número de impressões, inscritos, curtidas e comentários nos seus vídeos.
  • Destacar-se da concorrência e aumentar a credibilidade do seu negócio.
  • Criação/fortalecimento do marketing orgânico da sua marca.
  • Aumento da reputação digital do seu negócio.
  • Ter mais um canal para se comunicar com os seus seguidores, clientes e/ou leads.
  • Contar com a possibilidade de monetizar os seus vídeos, criando mais uma fonte de renda para o seu negócio, entre outros.

Técnicas de SEO para YouTube para colocar em prática agora:

Pois bem, agora você já sabe o que é SEO para YouTube e também conhece a importância de investir nessas técnicas para o seu canal. Então é hora de colocar a mão na massa e conhecer quais estratégias colocar em prática no seu negócio:

1. Pesquise e defina a palavra-chave do vídeo

Assim como as palavras-chave são essenciais para o bom ranqueamento no Google, elas também têm esse papel fundamental para o SEO no YouTube. Desta forma, faça uma pesquisa para definir a palavra-chave do seu vídeo. 

lupa em cima da palavra keyword

Algumas dicas que podem te ajudar nessa missão são:

  • Fazer benchmark: analisar os vídeos dos seus concorrentes mais bem sucedidos e anotar os termos mais utilizados por eles.
  • Usar a ferramenta autocompletar de busca do YouTube: com ela, você encontrará os os termos mais pesquisados na plataforma e, assim, poderá pensar nas melhores palavras-chave para o seu vídeo.
  • Analisar os dados e estatísticas do seu canal: nas informações de origem do tráfego você encontrará os termos mais utilizados por pessoas que chegaram até os seus vídeos. Use essas informações para ter ideias e insights.
  • Usar o Keywords Everywhere: essa extensão gratuita do Google Chrome mostra uma estimativa do volume de pesquisas mensais no Google e YouTube.

Escolher uma boa palavra-chave é importante para garantir que os usuário encontrem o seu conteúdo. É a partir dela que o YouTube identifica o tema do seu vídeo, indexa o conteúdo e faz com que as pessoas encontrem-no mais facilmente. 

Para isso, é importante utilizar a palavra-chave em campos estratégicos, como no título do vídeo, na descrição e nas tags.

2. Escolha um bom título para o seu vídeo

Depois de definir a palavra-chave que vai nortear o seu conteúdo, é hora de criar um título estratégico para o seu vídeo. Para isso, lembre-se de que a palavra-chave deve fazer parte do título e deve conter cerca de 47 a 48 caracteres

Um bom título gera curiosidade no público, é direto e objetivo. Não crie falsas expectativas nos seguidores e/ou use frases sensacionalistas. 

Lembre-se de que um bom título somado a uma boa thumbnail (imagem de capa para o vídeo) são fatores essenciais para gerar mais cliques no seu material. 

3. Use as tags de forma inteligente

No YouTube, as tags (ou marcadores) são importantes para uma boa estratégia de SEO. De forma resumida, elas auxiliam a plataforma a fazer uma indexação correta, identificar os assuntos do vídeo e também sugerir materiais relacionados. 

Ademais, tenha em mente que as sugestões de vídeo oferecidas pelo YouTube são uma excelente fonte de tráfego orgânico para o seu canal, já que são feitas de forma altamente personalizada.

Na hora de escolher as tags para o seu vídeo, busque optar por uma média de 6 a 8 palavras, já que mais do que isso pode confundir o algoritmo da plataforma e não trazer resultados tão bons. 

4. Faça uma boa descrição do seu vídeo 

Para fazer uma boa descrição do seu vídeo e aproveitar ao máximo o SEO para YouTube, lembre-se de adicionar a palavra-chave do conteúdo logo no início da descrição

Também vale ressaltar que o YouTube permite até 5 mil caracteres na descrição, entretanto, apenas 150 deles aparecem nos resultados da pesquisa sem clicar para ver mais. Por isso, utilize esses caracteres iniciais de forma inteligente, deixando claro o objetivo do seu vídeo. 

criadora de conteúdo escrevendo uma descrição para o seu vídeo no YouTube

No restante da descrição, além de resumir brevemente o conteúdo do vídeo, escreva uma pequena descrição do seu canal, acrescente suas redes sociais e sites. Também, aproveite para pedir para a pessoa interagir com o seu canal — curtir, comentar, compartilhar e se inscrever. 

5. Crie uma capa de vídeo (thumbnail) atraente

Conforme já citamos brevemente, a união de um bom título com uma boa thumbnail é uma estratégia excelente para um vídeo bem-sucedido. Afinal, muitas pessoas decidem o que vão assistir no YouTube simplesmente vendo esses dois tópicos. 

Assim sendo, busque definir qual será a capa ideal para o seu vídeo e, também, qual frase de impacto pode ajudar a aumentar o número de visualizações do conteúdo.

Deixe de lado as opções automáticas de thumbnail oferecidas pelo YouTube e dedique-se para criar suas próprias capas.

Lembre-se que uma boa capa de vídeo conta com:

  • Uma imagem de alta qualidade, bem produzida e, se possível, em close-up.
  • Poucas palavras que deixem o usuário curioso e com vontade de clicar no vídeo. Pode ser uma pergunta ou uma fala que chame a atenção.
  • Design atraente, com o texto mais relevante na parte esquerda da imagem, já que é por onde as pessoas costumam iniciar a leitura. Já no lado direito, insira alguma imagem ou elemento visual. 

Para saber mais sobre o assunto, acesse: Como fazer thumbnails matadoras para o YouTube

6. Acrescente transcrições e legendas no seu vídeo

Além de as legendas e transcrições serem uma excelente ferramenta para tornar o seu conteúdo mais acessível para um número maior de pessoas, elas também fazem parte da estratégia de SEO para YouTube. 

Isso porque as ferramentas de busca não rastreiam conteúdos visuais. Por isso, ao acrescentar as legendas e transcrições, você permite que os robôs do Google leiam o seu conteúdo e, então, possam considerá-lo mais relevante para o público. 

Vale lembrar que o próprio YouTube já oferece uma ferramenta de transcrição gratuita e automática. Entretanto, nem sempre ela capta o áudio da forma mais adequada possível. Por isso, é importante revisar para conferir se está tudo de acordo com o esperado. 

Com essas dicas você já está mais do que preparado para otimizar os seus vídeos e melhorar sua estratégia de SEO para YouTube! 

Porém, se busca contar com suporte profissional para potencializar essa e todas as outras estratégias de marketing digital do seu negócio, entre em contato com a Nerdweb e saiba como podemos te ajudar nessa missão!  

Fonte(s):

Dinamize, Otimifica e Rock Content.

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