Marketing

Marketing Interativo: o que é e como aplicar

Entenda o que é marketing interativo e como essa estratégia pode ajudar a sua marca a estreitar os laços com o seu público e melhorar seus resultados.

Por Nerdweb - Dia 12 de Julho de 2022 às 00:07

Não é novidade para ninguém dizer que o marketing é uma ferramenta extremamente poderosa para qualquer empresa. Porém, o marketing em si é abrangente demais. Por isso, hoje vamos falar sobre uma das suas vertentes: o marketing interativo.

Mas afinal, o que é marketing interativo? E por que ele pode ser interessante para a sua marca? Continue acompanhando o texto e entenda mais sobre essa prática!   

O que é Marketing Interativo?

Pois bem, como o próprio termo sugere, o marketing interativo pode ser entendido como um tipo de marketing que incentiva a interação do público com a sua marca

ilustração de mulher com balão de fala em frente a uma tela de computador indicando a interação online entre as empresas e seus clientes

O objetivo do marketing interativo é conhecer as pessoas por meio de uma interação e, a partir dessa interação, criar uma nova interação, e assim por diante. Dessa forma, a marca constrói, ao poucos, um diálogo permanente com o público.

Esse diálogo permite que as empresas saibam melhor quem são os seus consumidores, leads e público-alvo. Com esse conhecimento, as marcas podem moldar suas estratégias, serviços e produtos, deixando-os mais assertivos para conquistar e fidelizar os seus clientes. 

Para isso, são utilizadas algumas técnicas, práticas e até mesmo ferramentas específicas que estimulam e facilitam essa interação entre público e marca, criando uma relação mais próxima entre ambos. 

Por fim, quando uma empresa compreende bem o que é marketing interativo e passa a utilizá-lo com maestria, passa a contar com um maior engajamento do público e, assim, otimiza e potencializa todas as suas ações de marketing como um todo.

Quais são as áreas de Aplicação do Marketing Interativo?

Como o marketing interativo é uma estratégia que envolve a troca de informações com a audiência, ele deve ser implementado por empresas que entendem que não estão 100% no controle da relação com os clientes

Ao mesmo tempo que isso é um risco, pois deixa a marca mais vulnerável, também é uma forma de mostrar mais humanização e cuidado com o público. Afinal, a empresa está ouvindo ativamente a audiência

Isso significa que, para executar a estratégia do marketing interativo de forma adequada, é preciso que a companhia capte e compreenda as preferências do seu público e, então, molde a sua abordagem de acordo com essas informações. 

Ao invés de fazer materiais 100% “prontos” e que não permitam a interação do público, a empresa abre esse canal para estimular a ação dos consumidores e, mais do que isso, mostra-se disposta e atenta a essas interações, dando verdadeira atenção a elas. 

Exemplo do marketing interativo em ação 

Como uma empresa pode realizar o marketing interativo? Confira um exemplo: 

Uma marca faz uma enquete interativa em seus stories no Instagram

bloquinhos de madeira com rostinhos desenhados indicando a satisfação do cliente

A iniciativa, por si só, já é excelente. Porém, não basta a marca fazer a enquete apenas para “mostrar que está interagindo com o público”. O objetivo é, a partir dessa enquete, observar e analisar os resultados obtidos e, a partir desses resultados, mostrar para os seguidores que alguma atitude foi tomada a partir daquela enquete. Compreende? 

Isso significa “dar poder” ao público. E a sua empresa precisa estar disposta a isso quando adere a estratégia de marketing interativo.

- Confira também: Stickers de perguntas no Instagram: Descubra como gerar engajamento com esse recurso!

Dicas de como realizar o marketing interativo na prática

equipe de marketing discutindo estratégias de marketing interativo

Acima já demos um exemplo de como fazer o marketing interativo na prática - realizando uma enquete nas redes sociais e, a partir das respostas dessa enquete, fazer alguma ação relacionada ao resultado dela. 

Porém, são diversas as formas que a empresa pode mostrar que sabe o que é marketing interativo e, mais do que isso, está pronta para colocar essa estratégia em prática. 

Se o objetivo é saber mais sobre o consumidor, é possível bolar um quiz interativo. Por outro lado, se o objetivo é fazer a nutrição de leads com materiais educativos e que estimulem a conversão, a ideia é desenvolver um ebook interativo. 

Entretanto, conforme já citamos, vale a pena reforçar: mais do que estimular a interação com o público, é preciso estar preparado para lidar com as respostas da audiência e, a partir delas, criar novas estratégias de interação

Por isso, é essencial compreender que o marketing interativo não é composto por materiais pontuais que estimulam a interação rápida e resultados que surgem de uma hora para outra. Mas sim, ele deve estar presente na cultura da empresa e fomentado por ela.

Mais do que isso, vale ressaltar que o marketing interativo envolve desde a área de criação de conteúdo, passando pelo design, planejamento estratégico, vendas e atendimento ao cliente. Ou seja, todos devem estar prontos para estimular a interação com o público, sempre gerando novos insights para a empresa produzir novos materiais que sigam essa estratégia.

Colocando o marketing interativo em prática! 

Agora que você já compreendeu melhor o que é marketing interativo e sabe como essa estratégia pode impactar positivamente a imagem e os resultados da sua marca, que tal buscar maneiras de colocá-lo em prática? Para isso, lembre-se de que a melhor forma de começar a sua estratégia é: buscar conhecer a sua audiência. 

Lembre-se de analisar os dados da sua marca, entender qual é o seu perfil de clientes e, a partir disso, planeje os formatos de campanhas que você pode desenvolver que façam parte da estratégia de marketing interativo.

Por último, mas não menos importante: não tenha medo de testar! Você só saberá os resultados das ações de marketing interativo se estiver disposto a tentar. É com a prática que você irá desenvolver melhores ideias a partir dos insights gerados a partir da interação com o público. 

Por isso, se acredita que o marketing interativo é uma estratégia que faz sentido para a sua marca como um todo, coloque a mão na massa, teste, analise os resultados e esteja pronto para relacionar-se de forma mais próxima ao seu consumidor.

Quer saber mais sobre outras importantes técnicas e tendências de marketing que podem te ajudar a alavancar os resultados do seu negócio? Então confira os artigos a seguir:

Fonte(s):

Infographya, Marketing de Dados e Rock Content.

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.