Stickers de perguntas no Instagram: Descubra como gerar engajamento com esse recurso!
As redes sociais são pontes acessíveis que permitem conhecer quem está do outro lado da tela. Clientes em potencial, público-alvo e outras cate...
As redes sociais são pontes acessíveis que permitem conhecer quem está do outro lado da tela. Clientes em potencial, público-alvo e outras categorias podem ser abarcadas dentro desse nicho da internet. No entanto, para interagir nessas plataformas é preciso criar métodos que fomentem o engajamento. O sticker de perguntas no Instagram é um exemplo válido de ferramenta que ajuda neste sentido.
A funcionalidade em questão pode abrir um canal de comunicação interessante, tanto pela facilidade de acesso quanto pelo alcance que ela pode ter. Nas linhas a seguir, acompanhe os detalhes sobre a caixa de perguntas e veja dicas de como usá-la.
Afinal, o que é o sticker de perguntas?
Você certamente já deve ter se deparado com stories de alguém ou de uma empresa em que havia uma “caixa de perguntas” com espaço aberto para enviar qualquer questionamento.
Inspirado em outras plataformas de perguntas, como o Ask.fm e o Curious Cat, o aplicativo de fotos trouxe a novidade como forma de incrementar a interação no software.
A ferramenta surgiu em 2018 e, assim como outras funcionalidades do app, ajuda a gerar engajamento, uma vez que demanda a interação do outro. Isso pode ajudar a estreitar laços com os seguidores, mas também otimiza o espaço de comunicação.
A lógica é simples, quem faz o story adiciona o sticker, que por sua vez, abre a possibilidade de comunicação com qualquer pessoa que tenha acesso à conta e aos conteúdos nela publicados. É possível até mesmo fazer uma pergunta para si mesmo.
Vale mencionar que os questionamentos feitos serão conferidos de forma privada, ou seja, somente quem recebe as perguntas pode acessá-las e, por conseguinte, decidir se vai respondê-las ou não. Entretanto, as respostas são sempre públicas.
Por fim, é preciso lembrar que as perguntas aparecem como anônimas quando são respondidas, mas quem as recebe consegue identificar o usuário que enviou. Antes do passo a passo, outro ponto que merece atenção é a diferenciação entre stickers de pergunta, de enquete e de teste. Confira a seguir.
Sticker de pergunta
Como destacado, a função em questão, também conhecida como “caixinha de perguntas” no Instagram, serve para receber questionamentos sobre algo específico ou temas aleatórios. As perguntas são feitas pelos seguidores e as respostas são publicadas, de forma subjetiva, no story, seja por vídeo ou foto.
Sticker de enquete
A enquete pode ser uma forma de engajar usuários de forma mais objetiva. Ela pode ser usada para feedbacks, para coletar preferências ou mesmo para movimentar as redes com contato. Neste caso, uma única pergunta é feita e são atribuídas duas alternativas possíveis que serão “votadas” pelos seguidores.
Sticker de teste
A figurinha de testes se assemelha a um quiz e pode engajar as pessoas com assuntos interessantes relacionados a um serviço/produto oferecido, por exemplo. O modo de funcionamento consiste em fazer uma pergunta e dispor de até quatro respostas. Quando selecionada, a ferramenta mostra se a opção está correta ou não.
Tutorial de como usar o sticker de pergunta
Antes de publicar o story, pense na imagem ou no vídeo que será usado e prepare suas estratégias. É possível responder à medida que as perguntas forem chegando ou esperar um tempo para respondê-las de uma vez. Independente da escolha, o importante é entregar respostas assertivas e completas. No mais, basta seguir as instruções.
Passo 1: Selecione/crie uma foto ou um vídeo para chamar o público;
Passo 2: Busque o ícone de stickers do Instagram no canto superior direito;
Passo 3: Procure a opção da caixa de perguntas e toque sobre ela;
Passo 4: Formule uma pergunta para colocar no sticker e poste o story;
Passo 5: Para responder as perguntas, toque na lista de visualizações dos stories;
Passo 6: Espere o novo story abrir automaticamente e responda o questionamento;
Perguntas para gerar engajamento no Instagram
Como mencionado, o momento de propor perguntas no Instagram é uma oportunidade para criar um canal direto de comunicação com o público. Por isso, é preciso saber direcionar os questionamentos para que se possa obter respostas proveitosas.
Elas podem ajudar a divulgar algo ou mesmo solucionar dúvidas. Dessa forma, as perguntas que devem ser estimuladas para desenvolver a atividade são:
- Perguntas que permitam tirar dúvidas sobre a marca;
- Questões acerca de produtos e serviços;
- Avaliações e feedbacks em geral (sobre o conteúdo, marca ou produto);
- Abordagem para pedir sugestão de temas a serem abordados.
Além do feedback, as questões podem ajudar a conhecer o interlocutor. Isso pode ser valioso em termos de informações na hora de criar outros conteúdos, ou mesmo na hora de vender algo. Isso porque, quanto mais alinhado com o público e os interesses dele, mais fácil fica a comunicação.
As perguntas também abrem espaço para ajudar em projetos iniciais, quando ainda está em fase de captação de dados. É possível angariar dados que possam auxiliar no desenvolvimento de um novo serviço, por exemplo, que pode contar com uma base de informações robusta por meio da interação nas redes.
Fora dos stories
Por fim, vale reforçar que todo o planejamento pré-publicação é indispensável. Busque ferramentas que deixem o story atrativo e cative o seguidor com uma chamada para ação que o instigue a participar da interação proposta. Teste formatos, entre fotos e vídeos, observe e crie frequências para alinhar uma periodicidade interessante de engajamento no Instagram por meio de perguntas.
Agora que você já sabe os pormenores dessa função, que tal colocar em prática? Aproveite os conteúdos da Nerdweb e veja mais dicas e tutoriais sobre como usar as ferramentas do Instagram para gerar engajamento.
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