Como escrever um bom título para o seu blog atrair leitores
Escrever um título ruim é como admitir o fracasso antecipadamente. Você pode ter feito o conteúdo mais completo e autêntico possível, mas se ...
Escrever um título ruim é como admitir o fracasso antecipadamente. Você pode ter feito o conteúdo mais completo e autêntico possível, mas se você não impactar os possíveis leitores, não vai conseguir gerar cliques e nem acessos. Afinal, as pessoas não vão te dar uma primeira chance. Por isso, resolvemos fazer esse guia como escrever um bom título para o seu blog atrair leitores.
Na conjuntura atual de informação e tráfego da internet, você está competindo com outros milhões de posts nos buscadores e também nas redes sociais. Vários artigos, notícias, vídeos e demais conteúdos são publicados todos os dias e os seus leitores são bombardeados por eles de "n" maneiras. Como, então, garantir que o seu título vai ter impacto e que as pessoas vão clicar para ler seu texto?
Regras básicas
Antes de mais nada, você precisa conhecer algumas regras que auxiliam na construção de um bom título:
Seja específico: evite palavras ambíguas e adjetivos demasiadamente exagerados. Faça perguntas com promessas que precisam ser respondidas no texto. Você pode usar números e criar um senso de urgência para atrair o leitor a conhecer mais sobre o assunto.
Flerte: você não pode relevar a solução ou informação completa no título. Se o mais importante do texto está respondido no título, não há incentivo para continuar lendo. Muitas pessoas leem apenas títulos. Você precisa fisgá-las. Mas não seja sensacionalista.
Apele para o emocional: o ser humano toma decisões baseado mais nas emoções do que na razão. Nós nos apegamos à lógica apenas para justificar nossas emoções. Títulos emotivos causam maior impacto.
Formatos de título
Existem algumas artimanhas que você pode utilizar para construir títulos. Vamos listar algumas delas:
1. Título Breaking News
Fórmula: História + Efeito
Exemplo: Mudanças no algoritmo do Facebook prometem impactar todas as fanpages
2. Título com uma pergunta provocativa
Fórmula: Pergunta provocativa
Exemplo: Afinal, trabalhar com comércio eletrônico dá muito dinheiro?
3. Use o "Por que" no início
Fórmula: Por que + coisa específica + atinge determinado resultado
Exemplo: Por que empreender pode te aposentar mais cedo
4. O Guia
Fórmula: O guia para + transformação
Exemplo: O guia definitivo para você se tornar um excelente redator
5. Título Lista
Fórmula: Número + "formas de" ou "maneiras de"
Exemplo: 11 maneiras de aumentar o número de comentários do seu blog
6. Comparação de opostos
Fórmula: Duas ideias completamente opostas em conflito
Exemplo: Como trabalhar menos e ainda assim ganhar mais dinheiro?
7. Título "O que é" ou "Como Fazer"?
Fórmula 1: O que é + conceito a ser ensinado
Exemplo 1: O que é o Google AdWords?
Fórmula 2: Como fazer para + resultado desejado?
Exemplo 2 : Como fazer para aumentar o número de visitantes no seu blog?
8. Apresente um vilão
Fórmula: Vilão + que + problema
Exemplo: As 5 coisas erradas que estão fazendo mal à sua saúde todos os dias
9. Citando nomes e métodos
Fórmula: Método, Dica ou Conselho de + Pessoa Famosa + chegar ao resultado desejado
Exemplo: 7 dicas de Bill Gates para você ter sucesso antes dos 30 anos
10. Apele para emoções
Fórmula: Use o medo ou outra emoção forte
Exemplo: A sua fanpage vai se tornar inútil se você não se adequar às novas mudanças do Facebook
11. Trabalhe com Alertas
Fórmula: Número + erros que as pessoas cometem + ação específica
Exemplo: 13 coisas erradas que todo publicitário deveria evitar em 2017
Técnica AIDA e 4U para títulos
Essa técnica é bem interessante e utiliza quatro elementos fundamentais que o seu título precisa ter para atrair mais visitantes para o site. AIDA nada mais é que um acrônimo para:
- A - Atenção
- I - Interesse
- D - Desejo
- A - Ação
A ideia é que você tenha um ciclo que possua os quatro elementos. A atenção é a mais óbvia de todas: você precisa ter uma palavra para capturar a atenção imediatamente do leitor. Além disso, é necessário despertar o interesse dele mencionando o principal benefício que o seu artigo vai fornecer.
O desejo representa que o artigo vai despertar um senso de urgência para os benefícios que você está prometendo. Por último, a ação indica que você vai ter uma chamada que convide a pessoa a saber mais ou compartilhar.
Você pode combinar essa técnica com a dos 4Us, que diz que um bom título precisa ser:
- Útil
- Urgente
- Único
- Ultra-específico
Ou seja, ele precisa ser útil ao leitor, criar um senso de urgência, transmitir uma ideia de que o benefício principal é único e que realiza todos os 3 anteriores de uma forma essencialmente específica.
Exemplo: Facebook Ads: como alcançar mais pessoas gastando menos dinheiro em poucos passos
- Facebook Ads (tema principal específico)
- como alcançar mais pessoas gastando menos dinheiro (benefício)
- em poucos passos (senso de urgência)
Eu preciso ter todos os 4 itens em todos os títulos? Você pode estar se perguntando. A resposta é: não necessariamente. Não há uma lei que diga que os títulos só podem seguir esse formato. Contudo, realizar o exercício de tentar elaborá-lo usando essas premissas tem se comprovado eficiente para vários blogueiros. Sinal que funciona.
O tamanho do título importa?
Com certeza! Sabe a regra do "menos é mais"? Pois é, quando falamos em Google ela faz muito sentido. Títulos enormes não são apenas difíceis de serem lidos por pessoas, mas também dificultam a vida dos robôs do buscador. Antes de mais nada, saiba que o Google possui uma largura de 600 pixels no contêiner de busca.
É claro que dependendo da largura de cada caractere o tamanho varia, mas em média esse contêiner comporta títulos de no máximo 77 caracteres. Portanto, se você ultrapassar essa quantidade a pessoa que vier pelo buscador não vai ver a sua frase por completo.
Em diversas pesquisas de empresas especializadas em SEO, o tamanho de títulos ideal em inglês é de 64 caracteres, como você pode ver neste gráfico:
Você não precisa ficar extremamente radical em perseguir os 64 caracteres a qualquer custo, mas recomendamos que faça títulos entre 55 e 72 para garantir que o seu título seja lido completo no navegador.
E se tiver que ultrapassar esse limite devido as palavras do tema, paciência, pelo menos veja se a parte dele visualizada chama atenção suficiente para gerar cliques. Já diziam os bons professores de redação e jornalismo: bom redator é aquele que consegue passar muito mais informação com menos texto.
Pesquise as palavras-chave
Outro ponto fundamental de um bom título é adequá-lo para ser otimizado aos buscadores. Isto é, fazer com que ele utilize palavras ou contenha uma palavra-chave muito buscada. Para tanto, você precisa pensar e estudar como as pessoas escrevem na caixa de pesquisa.
Quer um exemplo clássico? No Brasil, as pessoas se habituaram a escrever "TV" muito mais do que "televisão" — talvez até por ser mais curto. É por isso que todo comércio eletrônico cadastra os produtos como TV. Quase não se usa televisão. Logo, se a sua intenção é atrair acessos pelo Google e o tema é esee eletrônico, opte por escrever TV no lugar de televisão.
Simples assim! Ou você acha que o William Bonner utiliza uma linguagem mais coloquial no Jornal Nacional só porque ele gosta? Não, ele adequa a linguagem para que todos no Brasil possam compreender as notícias. E você deve fazer o mesmo no seu título, adequando ele a como as pessoas escrevem.
Embora sejam poucos caracteres, um título às vezes é a parte do texto que você mais gastará energia pensando em ser assertivo. E realmente vale a pena dispender um tempo nele. Lembre-se que ele é o primeiro contato do leitor com o seu texto!
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