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Como escrever um bom título para o seu blog atrair leitores

Escrever um título ruim é como admitir o fracasso antecipadamente. Você pode ter feito o conteúdo mais completo e autêntico possível, mas se ...

Por Francis Trauer - Dia 09 de Jun de 2017 às 23:06

Escrever um título ruim é como admitir o fracasso antecipadamente. Você pode ter feito o conteúdo mais completo e autêntico possível, mas se você não impactar os possíveis leitores, não vai conseguir gerar cliques e nem acessos. Afinal, as pessoas não vão te dar uma primeira chance. Por isso, resolvemos fazer esse guia como escrever um bom título para o seu blog atrair leitores.

Na conjuntura atual de informação e tráfego da internet, você está competindo com outros milhões de posts nos buscadores e também nas redes sociais. Vários artigos, notícias, vídeos e demais conteúdos são publicados todos os dias e os seus leitores são bombardeados por eles de "n" maneiras. Como, então, garantir que o seu título vai ter impacto e que as pessoas vão clicar para ler seu texto?

Regras básicas

Antes de mais nada, você precisa conhecer algumas regras que auxiliam na construção de um bom título:

Seja específico: evite palavras ambíguas e adjetivos demasiadamente exagerados. Faça perguntas com promessas que precisam ser respondidas no texto. Você pode usar números e criar um senso de urgência para atrair o leitor a conhecer mais sobre o assunto. 

Flerte: você não pode relevar a solução ou informação completa no título. Se o mais importante do texto está respondido no título, não há incentivo para continuar lendo. Muitas pessoas leem apenas títulos. Você precisa fisgá-las. Mas não seja sensacionalista.

Apele para o emocional: o ser humano toma decisões baseado mais nas emoções do que na razão. Nós nos apegamos à lógica apenas para justificar nossas emoções. Títulos emotivos causam maior impacto.

Formatos de título

Existem algumas artimanhas que você pode utilizar para construir títulos. Vamos listar algumas delas:

1. Título Breaking News

Fórmula: História + Efeito

Exemplo: Mudanças no algoritmo do Facebook prometem impactar todas as fanpages

2. Título com uma pergunta provocativa

Fórmula: Pergunta provocativa

Exemplo: Afinal, trabalhar com comércio eletrônico dá muito dinheiro?

3. Use o "Por que" no início

Fórmula: Por que + coisa específica + atinge determinado resultado

Exemplo: Por que empreender pode te aposentar mais cedo

4. O Guia 

Fórmula: O guia para + transformação

Exemplo: O guia definitivo para você se tornar um excelente redator

5. Título Lista

Fórmula: Número + "formas de" ou "maneiras de"

Exemplo: 11 maneiras de aumentar o número de comentários do seu blog

6. Comparação de opostos

Fórmula: Duas ideias completamente opostas em conflito

Exemplo: Como trabalhar menos e ainda assim ganhar mais dinheiro?

7. Título "O que é" ou "Como Fazer"?

Fórmula 1: O que é + conceito a ser ensinado

Exemplo 1: O que é o Google AdWords?

Fórmula 2: Como fazer para + resultado desejado?

Exemplo 2 : Como fazer para aumentar o número de visitantes no seu blog?

8. Apresente um vilão

Fórmula: Vilão + que + problema

Exemplo: As 5 coisas erradas que estão fazendo mal à sua saúde todos os dias

9. Citando nomes e métodos

Fórmula: Método, Dica ou Conselho de + Pessoa Famosa + chegar ao resultado desejado

Exemplo: 7 dicas de Bill Gates para você ter sucesso antes dos 30 anos

10. Apele para emoções

Fórmula: Use o medo ou outra emoção forte

Exemplo:  A sua fanpage vai se tornar inútil se você não se adequar às novas mudanças do Facebook

11. Trabalhe com Alertas

Fórmula: Número + erros que as pessoas cometem + ação específica

Exemplo: 13 coisas erradas que todo publicitário deveria evitar em 2017

Técnica AIDA e 4U para títulos

Essa técnica é bem interessante e utiliza quatro elementos fundamentais que o seu título precisa ter para atrair mais visitantes para o site. AIDA nada mais é que um acrônimo para:

  • A - Atenção
  • I - Interesse
  • D - Desejo
  • A - Ação


A ideia é que você tenha um ciclo que possua os quatro elementos. A atenção é a mais óbvia de todas: você precisa ter uma palavra para capturar a atenção imediatamente do leitor. Além disso, é necessário despertar o interesse dele mencionando o principal benefício que o seu artigo vai fornecer.

O desejo representa que o artigo vai despertar um senso de urgência para os benefícios que você está prometendo. Por último, a ação indica que você vai ter uma chamada que convide a pessoa a saber mais ou compartilhar.

Você pode combinar essa técnica com a dos 4Us, que diz que um bom título precisa ser:

  1. Útil
  2. Urgente
  3. Único
  4. Ultra-específico

Ou seja, ele precisa ser útil ao leitor, criar um senso de urgência, transmitir uma ideia de que o benefício principal é único e que realiza todos os 3 anteriores de uma forma essencialmente específica.

Exemplo: Facebook Ads: como alcançar mais pessoas gastando menos dinheiro em poucos passos

  • Facebook Ads (tema principal específico)
  • como alcançar mais pessoas gastando menos dinheiro (benefício)
  • em poucos passos (senso de urgência)

Eu preciso ter todos os 4 itens em todos os títulos? Você pode estar se perguntando. A resposta é: não necessariamente. Não há uma lei que diga que os títulos só podem seguir esse formato. Contudo, realizar o exercício de tentar elaborá-lo usando essas premissas tem se comprovado eficiente para vários blogueiros. Sinal que funciona.

O tamanho do título importa?

Com certeza! Sabe a regra do "menos é mais"? Pois é, quando falamos em Google ela faz muito sentido. Títulos enormes não são apenas difíceis de serem lidos por pessoas, mas também dificultam a vida dos robôs do buscador. Antes de mais nada, saiba que o Google possui uma largura de 600 pixels no contêiner de busca.

É claro que dependendo da largura de cada caractere o tamanho varia, mas em média esse contêiner comporta títulos de no máximo 77 caracteres. Portanto, se você ultrapassar essa quantidade a pessoa que vier pelo buscador não vai ver a sua frase por completo.

Em diversas pesquisas de empresas especializadas em SEO, o tamanho de títulos ideal em inglês é de 64 caracteres, como você pode ver neste gráfico:


Você não precisa ficar extremamente radical em perseguir os 64 caracteres a qualquer custo, mas recomendamos que faça títulos entre 55 e 72 para garantir que o seu título seja lido completo no navegador. 

E se tiver que ultrapassar esse limite devido as palavras do tema, paciência, pelo menos veja se a parte dele visualizada chama atenção suficiente para gerar cliques. Já diziam os bons professores de redação e jornalismo: bom redator é aquele que consegue passar muito mais informação com menos texto.

Pesquise as palavras-chave

Outro ponto fundamental de um bom título é adequá-lo para ser otimizado aos buscadores. Isto é, fazer com que ele utilize palavras ou contenha uma palavra-chave muito buscada. Para tanto, você precisa pensar e estudar como as pessoas escrevem na caixa de pesquisa.

Quer um exemplo clássico? No Brasil, as pessoas se habituaram a escrever "TV" muito mais do que "televisão" — talvez até por ser mais curto. É por isso que todo comércio eletrônico cadastra os produtos como TV. Quase não se usa televisão. Logo, se a sua intenção é atrair acessos pelo Google e o tema é esee eletrônico, opte por escrever TV no lugar de televisão. 

Simples assim! Ou você acha que o William Bonner utiliza uma linguagem mais coloquial no Jornal Nacional só porque ele gosta? Não, ele adequa a linguagem para que todos no Brasil possam compreender as notícias. E você deve fazer o mesmo no seu título, adequando ele a como as pessoas escrevem.


Embora sejam poucos caracteres, um título às vezes é a parte do texto que você mais gastará energia pensando em ser assertivo. E realmente vale a pena dispender um tempo nele. Lembre-se que ele é o primeiro contato do leitor com o seu texto!

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