SEO

Saiba como identificar os melhores espaços para inserir formulários no site

Os formulários para site, quando bem pensados, são uma excelente estratégia para garantir uma maior conversão de leads para o seu negócio. Par...

Por Francis Trauer - Dia 21 de Jul de 2022 às 00:07

Os formulários para site, quando bem pensados, são uma excelente estratégia para garantir uma maior conversão de leads para o seu negócio. Para fazer isso de forma acertada e ter mais sucesso na sua missão de conversão, é importante conhecer algumas técnicas, como:

  • Ser claro e objetivo na hora de criar os campos necessários a serem preenchidos pelos visitantes;
  • Pensar na responsividade do formulário, garantindo que ele possa ser preenchido via celular, tablet e computador;
  • Saber os melhores espaços para inserir formulários no site, tendo a certeza de que o visitante não ficará perdido ao rolar pela página, entre outros!

E é isso o que vamos te mostrar. Acompanhe.

A importância de criar formulários para site

Pois bem, o primeiro ponto que merece destaque é que os formulários são uma das mais importantes estratégias para a sua empresa gerar novos leads. Afinal, quando preenchidos, eles fazem com que os visitantes deixem de ser “meros” visitantes e tornem-se clientes em potencial.

Assim sendo, se você tiver uma página muito boa, mas sem um bom formulário de conversão, talvez você deixe de conquistar um novo cliente. Além disso, quando o formulário é otimizado, ou seja, entrega as perguntas certas, ele te ajuda a compreender de forma muito mais detalhada informações sobre o seu público, permitindo que você tenha insights valiosos sobre a sua audiência. 

Mas como garantir que o seu formulário é bom? Existem algumas dicas que você pode seguir. 

checklist do formulário do site

Como criar um formulário que converte mais 

Para criar formulários para site e landing pages que convertem mais, algumas orientações que você pode seguir são:

  • Criar formulários simples e fáceis de serem preenchidos;
  • Apostar em um design atrativo, responsivo e que alie funcionalidade com beleza; 
  • Seguir uma sequência lógica para os visitantes preencherem os dados;
  • Destacar quais campos são obrigatórios;
  • Optar por formulários de uma coluna, pois é mais amigável para os prováveis leads;
  • Destacar o campo que será preenchido, tornando a sua visualização mais fácil;
  • Apontar informações inválidas e/ou erros imediatamente; 
  • Acrescentar um CTA (botão de ação) curto, objetivo, persuasivo e direto, que garanta que o visitante saiba exatamente o que irá acontecer assim que terminar de preencher o formulário. Alguns exemplos de CTA são “Clique e baixe”, “Quero fazer o teste”, “Confirmar inscrição”, “Finalizar a compra”, entre outros. 

Ao seguir essas dicas, você com certeza terá mais chances de criar melhores formulários para site. Entretanto, outro fator que é essencial para ter sucesso nessa estratégia, é saber quais são os espaços para inserir formulários no site. 

Como identificar os melhores espaços para inserir formulários no site

Para criar formulários para site com altas taxas de conversão, escolha bem onde ficará a ferramenta de cadastro. Afinal, a localização adequada irá auxiliar na qualificação e conversão de leads.

Assim sendo, alguns tópicos que devem ser levados em consideração na hora optar pelos espaços para inserir formulários no site, pense nas seguintes questões: 

Confira os mapas de calor no seu site

Os mapas de calor (ou Heatmaps, em inglês) são excelentes aliados para apontar os espaços que os visitantes mais interagem nas páginas, assim como os pontos em que quase não há interação.

mapa de calor de um site

Por isso, a utilização de uma ferramenta dessas pode trazer insights valiosos para você encontrar os melhores espaços para inserir formulários no site. Além disso, os heatmaps podem te ajudar a melhorar a arquitetura geral do seu site e buscar formas de otimizar a movimentação e rolagem dos visitantes no endereço virtual. 

Assim sendo, quando for fazer o seu formulário para site, busque garantir que ele seja posicionado em uma área estratégica, que faça sentido para o seu visitante. 

Por fim, algumas ferramentas que fazem esse trabalho de identificar os mapas de calor do seu site são: Mouseflow, Heatmap.me, Hotjar, SessionCam e CrazyEgg. Vale a pena pesquisar e conferir se alguma delas faz sentido para a sua marca!

Garanta a responsividade e usabilidade dos formulários para site 

É essencial garantir que o seu formulário para site seja amigável e funcione de forma adequada em qualquer tamanho de tela. Ou seja, ele deve ter um design que garanta a sua eficiência tanto em telas de computador, quanto em tablets e smartphones.

Nesse tópico, está envolvida a velocidade de carregamento das informações, as cores utilizadas, a fonte e o posicionamento das palavras, por exemplo. Todos esses elementos devem trabalhar em conjunto e alinhados, contribuindo para que quem olhe o formulário tenha uma visão confortável e sinta-se seguro para preencher seus dados.  

Organize as informações e garanta que o formulário está funcionando como deve

Você já deve ter passado pela experiência de desistir de preencher um formulário para site por ele estar mal posicionado, desorganizado, extenso demais e/ou com algum problema técnico, que não permite que você conclua a ação. Pois bem, tudo isso prejudica a conversão de novos leads.

Por isso, coloque-se no lugar do visitante. Teste o formulário tanto pelo seu computador quanto em aparelhos de tamanhos de telas diferentes. Confira se as fontes estão em um tamanho adequado e cores legíveis, se as sequências das perguntas fazem sentido, entre outros.

homem navegando em um site bem organizado

Formulários via pop up 

Tratando dos espaços para inserir formulários no site, um local que você pode utilizar, se fizer sentido para a sua estratégia, é a caixa de pop up. 

Os pop ups são aquelas caixas que salvam na tela quando o usuário abre o site ou faz determinados movimentos com o mouse - como ir para perto dos botões de fechar a aba ou rolar a página. 

Os pop ups chamam a atenção do usuário, já que são intrusivos “pulam” na tela de forma inesperada. Algumas pessoas podem considerá-los negativos, quando mal utilizados. Porém, se feito de forma estratégica, pode aumentar o número de conversão de leads do seu site. 

O pop up pode ser usado para o visitante responder um pequeno formulário e, em troca, receber cupons de descontos, assinar uma newsletter, fazer o download de um material rico, entre outros. 

Por fim, agora você já entendeu melhor sobre a importância dos formulários para site e, também, quais são os melhores espaços para inserir formulários no site. Então, que tal aproveitar para colocar essas dicas em prática? 

Aliás, se você está em busca de um suporte completo e profissional para garantir que o seu site esteja de acordo com as melhores estratégias de marketing digital, entre em contato conosco e saiba como a Nerdweb pode te ajudar a potencializar os seus resultados!  

Fonte(s):

Dinamize, RD Station e Rock Content

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.