Conteúdo

Transcrição de áudio para texto: 5 ferramentas para otimizar a tarefa

Fazer a transcrição de áudio para texto é algo muito comum entre produtores de conteúdo, profissionais que trabalham com mídia jornalística,...

Por Francis Trauer - Dia 21 de May de 2020 às 00:05

Fazer a transcrição de áudio para texto é algo muito comum entre produtores de conteúdo, profissionais que trabalham com mídia jornalística, pessoas que trabalham com audiovisual e  têm se tornado cada vez mais uma tendência entre agências que produzem podcasts.

Minucioso e detalhista, o trabalho de transcrição de áudio para texto não é simples quanto pode parecer em primeiro momento.Há diversos tipos de transcrições.  

Elas podem assumir o formato de decupagem, copidesque (com correção ortográfica), na íntegra, transcrição de palestras e materiais educativos, entre outros. Cada transcrição tem suas particularidades, mas o fato é que o esforço envolvido na escuta e transcrição de áudio para texto é muito grande.

Um transcritor precisa ser uma pessoa extremamente atenta. Ainda assim, é um trabalho braçal e por isso separamos alguns motivos e ferramentas para otimizar o trabalho da transcrição de áudio para texto. Leia mais!

Por que fazer transcrição de áudio para texto?

Quem é que grava um áudio por horas e depois resolver fazer a transcrição de áudio para texto? Acredite, muita gente faz isso. Inclusive, a sua empresa pode se beneficiar com esse serviço caso trabalhe com algum formato de conteúdo no estilo podcast, por exemplo.

Ao transcrever um conteúdo em áudio, você poderá usufruir dos seguintes benefícios:

  • Transformar o conteúdo em artigos para blog;
  • Adaptar o conteúdo para outras mídias;
  • Utilizar o material como base para outros com finalidade de ranqueamento no  Google.
  • Organização de arquivos e catalogação de conteúdos. 

Transcrição de áudio para texto na prática

Imagine a seguinte situação: você coordena o departamento EaD de uma instituição de ensino e um dos formatos de materiais didáticos é o podcast. Porém, há quem prefira ler o conteúdo didático em PDF em vez de ouvir e a função da educação é possibilitar o acesso a todos de forma inclusiva e completa.

A transcrição de áudio para texto é uma solução neste cenário. No entanto, uma transcrição deste nível requer bom texto, uma qualidade interessante de áudio e precisão na hora de transcrever a aula, com todas as informações certas.

Essa e outras situações que envolvem a transcrição de áudio para texto exigem muita dedicação. Por isso, se você pensa em aderir esse serviço e não sabe por onde começar, conheça as ferramentas abaixo. É um bom início!

1. Transcribe

Já pensou em um software que une o reprodutor de áudio e o editor de texto em um só lugar?  Sem dúvidas é o céu para o transcritor e a boa notícia é que esse recurso existe: o transcribe.

Ao apostar nessa ferramenta, não é necessário ficar mudando as janelas dos programas e isso otimiza bastante o tempo para a transcrição de áudio para texto. São destaques da ferramenta: possibilidade de deixar o áudio mais lento (mais tempo para ouvir e digitar) e transcrição automática em alguns idiomas.

Você pode usar o transcribe de graça por 30 dias. Após isso, é preciso fazer uma assinatura. Os pacotes custam, em média, 20 dólares/ano.

2. Inqscribe

Gratuito, o inqscribe é um software prático e que facilita muito a transcrição porque permite que o transcritor gerencie o áudio com recursos como:

  • Pausar;
  • Avançar;
  • Voltar;
  • Redigir o texto sem sair da tela. 

Ainda é possível salvar, exportar as transcrições para o seu computador ou enviar os arquivos para o seu e-mail. Uma mão na roda, concorda?

3. Google Speech

O Google tem uma ferramenta que pode ajudar muito na transcrição de áudio para texto: o Google Speech. É possível solicitar uma avaliação gratuita dessa solução. Depois disso, geralmente a cobrança é calculada conforme a minutagem do áudio.

Na prática, o recurso pode ser acessado diretamente pelo navegador. Não precisa baixar nada. Apenas é necessário ter um microfone no computador e fazer as configurações de idioma do material que precisa de transcrição.

Essa ferramenta é mais indicada na transcrição de textos curtos. São destaques gerais do Google Speech:

  • Reconhecimento de nomes e lugares;
  • Configuração para aplicar a formatação adequada ao idioma;
  • Vocabulário global;
  • Reconhecimento de áudio em diversos canais (telefone, videoconferência, etc). 

4. Transana

A principal característica desse programa é a organização dos arquivos em áudio. Além da transcrição em si, é possível separar os arquivos em bibliotecas de clipes e palavras-chave estratégicas para encontrá-los quando for oportuno.

Caso outras pessoas precisem acessar esse material em algum momento, transana também se destaca por permitir a colaboração de várias pessoas neste processo.

Outra funcionalidade muito interessante é que usar o transana também permite que a pessoa tenha acesso a relatórios e consiga codificar dados a partir das transcrições. É possível customizar esses documentos.

Ou seja, uma ferramenta completa para fazer a transcrição de áudio para texto e organizar o material depois com o objetivo de transformá-lo em artigos de blog, outros formatos de conteúdo e trabalhar uma estratégia de ranqueamento e organização. 

Importante: o transana é um software pago. Os valores custam a partir de USD $150, porém há uma versão gratuita para teste.

5. VB-CABLE 

O VB-Cable Virtual Audio Device não é um programa, mas um plugin compatível com o Windows e que facilita a transcrição de áudio para texto no Google Docs. Esse dispositivo funciona como um cabo P2 que funciona de forma integrada com a função digitação por voz e ajuda a transcrever o áudio para o documento de forma eficiente.

É preciso baixar o plugin na máquina e fazer algumas configurações para aproveitar essa função. O processo é gratuito.

Agora que você já conhece um pouco mais das ferramentas que podem ajudar na transcrição de áudio para texto, que tal relembrar a importância dessa atividade?

Além de armazenamento de conteúdo, possibilidade de adaptação de podcast e outros formatos, a transcrição pode ser um ponto forte para sua marca ou empresa trabalhar com acessibilidade nos conteúdos. Isso pode ser feito no acréscimo de legendas, por exemplo.

O áudio é o futuro. Mas o conteúdo em texto também é um registro importante e essa função é tão necessária que existem agências especializadas somente para executar esse serviço. Independente do nicho da sua empresa, analisar essa alternativa pode ser grande passo para inovar no marketing de conteúdo, otimizar tempo e recursos.

...

Ainda com dúvidas sobre o assunto ou precisa de orientação de um profissional que entenda sobre transcrição? Tire suas dúvidas com os especialistas da Nerdweb!

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.