Marketing de Influência: como definir estratégias com influenciadores digitais?
Não é incomum seguirmos perfis nas redes sociais e, volta e meia, nos depararmos com conteúdos patrocinados ou com publicidades de produtos e se...
Não é incomum seguirmos perfis nas redes sociais e, volta e meia, nos depararmos com conteúdos patrocinados ou com publicidades de produtos e serviços nessas contas, concorda? Pois bem! Esse tipo de estratégia faz parte do chamado Marketing de Influência e, cada vez mais, as empresas têm apostado nela como alternativa de promoção e vendas de suas soluções.
E muito mais do que se imagina, o Marketing de Influência não se baseia unicamente no número de seguidores dos influenciadores digitais, mas também na relevância e credibilidade que eles têm sobre seus seguidores.
Por isso, se você quer entender mais sobre o tema e saber por onde começar a investir em sua campanha de Marketing de Influência na prática, não deixe de conferir este post até o final e tome nota das dicas a seguir.
Boa leitura!
Afinal, o que é Marketing de Influência?
Indo direto ao ponto, o Marketing de Influência é uma estratégia comum no Marketing Digital, que tem como princípio conectar marcas e criadores de conteúdo com algum nível de influência sobre o público-alvo e aplicar ações de promoção, publicidade e vendas.
Em outras palavras, é uma forma de promover seus produtos e serviços por meio de uma figura online, que tenha influência sobre seus seguidores.
E para se ter uma ideia sobre a real importância deste tipo de estratégia, em 2019 uma pesquisa realizada pelo Ibope, 52% dos entrevistados alegaram seguir algum influenciador digital e metade dessas pessoas disseram que compram ou comprariam produtos e serviços indicados por tais perfis.
Isso reforça a ideia de que o Marketing de Influência tem um peso fundamental nas vendas das empresas e, portanto, precisa ser encarado de forma separada dentro das campanhas e da publicidade convencional. É o que veremos nas dicas mais à frente!
A evolução do Marketing Boca a Boca
Lembra que anos atrás, o chamado “marketing boca a boca” era visto como um dos fatores mais importantes e valiosos para as empresas, justamente por se tratar de uma forma mais verdadeira de promoção de seus produtos e serviços.
Afinal, só indicava e elogiava, quem realmente aprovava! E na prática, é claro que isso gera um valor incalculável para a marca e motiva outras pessoas a consumi-la.
Ou seja, se alguém de confiança passa uma boa imagem do produto ou serviço, nos sentimos mais confortáveis e confiantes para comprá-lo, concorda?
E no Marketing de Influência, a lógica é bem semelhante! No entanto, com uma capilaridade infinitamente maior e, claro, com recursos muito mais eficientes e estratégicos.
Como definir suas estratégias com influenciadores digitais?
Se você acha que o Marketing de Influência se limita a “contratar” um influenciador digital e esperar que ele faça publicidade direta de seu produto e serviços nos conteúdos, pode expandir bastante esta visão!
Afinal, hoje, há inúmeras possibilidades de trabalhar essas ações e, acredite se quiser, nem sempre os conteúdos destacam o nome, imagem ou links diretos da marca.
O objetivo do marketing de influência não é, necessariamente, vender ou promover soluções, mas também de criar relações com a sua marca, defender propósitos, aproximar clientes, entre outros.
Sendo assim, confira as dicas a seguir e entenda melhor como definir suas estratégias com influenciadores digitais:
Número de seguidores não é a chave do sucesso
Como bem destacamos, nem sempre o número de seguidores é a chave do sucesso para a sua campanha de marketing de influência. Pelo contrário, é preciso saber quem são, de fato, essas pessoas e o que buscam naquele perfil.
Por isso, é muito mais valioso para uma empresa investir em influenciadores que realmente têm seguidores fiéis e direcionados, do que simplesmente em números e volumes que não vão consumir aquele conteúdo como o esperado.
Dê liberdade ao influenciador
Outro ponto importante no Marketing de Influência é entender que os influenciadores não são agências de publicidade e, portanto, não estão ali para promover ou vender suas soluções com propagandas diretas e comerciais.
A ideia é justamente passar opiniões, visões e experiências entre a pessoa e seus seguidores.
Defina um propósito para seus publiposts
Lembra que destacamos que o objetivo do Marketing de Influência não é, necessariamente, vender ou promover diretamente um produto ou serviço? Pois bem! Isso é muito importante para definir o propósito de seus publiposts, justamente para evitar que o conteúdo se torne muito comercial e fique “na cara” que se trata de uma venda.
Por isso, como dica, crie ideias e propostas que trabalhem os objetivos de sua campanha, tais como a divulgação da marca, lançamento de um produto, experiência de uso, modo de consumo etc.
Como e onde encontrar influenciadores digitais?
Se a sua empresa quer investir no Marketing de Influência e quer encontrar os influenciadores digitais mais adequados para a sua campanha, nós temos algumas dicas essenciais.
A primeira delas é buscar uma agência de marketing digital que ofereça esse tipo de estratégia em seu portfólio, tendo em vista que, em geral, essas empresas já contam com uma excelente base de contatos e de influenciadores.
Depois, vale destacar que, além de conectarem a sua marca com esses perfis, as agências dão toda a assessoria necessária para a criação e definição de uma campanha mais profissional e estratégica.
Por fim, terceirizar esse tipo de consultoria também permite trabalhar com mais profissionalismo, transparência e sem riscos para ambas as partes envolvidas.
Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre o Marketing de Influência e sugestões de como definir melhor suas estratégias com os influenciadores digitais para uma campanha eficiente e inteligente.
E se você quer saber mais sobre o tema e implementar tais ideias na prática em sua empresa, não deixe de conversar com um de nossos especialistas e conheça os diferenciais da Nerdweb.
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