Instagram Reels: Entenda o que é esse recurso que está mudando a forma de usar o Instagram
O mundo virtual se tornou uma grande oportunidade de negócio para empresas de todos os tamanhos e setores, porque os sites e redes sociais permiti...
O mundo virtual se tornou uma grande oportunidade de negócio para empresas de todos os tamanhos e setores, porque os sites e redes sociais permitiram ampliar o alcance de qualquer empreendimento. O Instagram e suas ferramentas (Reels, Stories e IGTV) estão se consolidando no Marketing Digital para quem quer crescer no mercado ou se manter no topo.
A facilidade de uso e contato com o público, além do controle de alcance e retorno financeiro, ajudam o Instagram a se popularizar cada vez mais.
No post a seguir, contaremos como surgiu um dos recursos mais populares da rede social: o Instagram Reels.
O que é Reels?
Lançado em 2019 no Instagram, o Reels é um formato de vídeo que pode ser criado e compartilhado dentro da rede social.
Com o Reels, é possível gravar um vídeo (ou publicar um pronto) de até 90 segundos.
Foi criado em oposição ao TikTok, principal concorrente do Instagram. As duas plataformas passaram a oferecer recursos como filtros e áudios.
Instagram ainda é relevante?
Com 122 milhões de usuários no Brasil, o Instagram é a terceira rede social mais popular em 2022, atrás somente de WhatsApp (165 mi) e YouTube (138 mi). Os números são do relatório feito em parceria pelas empresas We Are Social e Hootsuite, divulgado em abril.
Uma pesquisa da Opinion Box apurou que 92% dos brasileiros acessam o Instagram pelo menos uma vez ao dia. Esses dados tornam o Brasil o segundo país que mais utiliza a rede social. O levantamento também relata que 58% do público comprou algo que um influenciador digital indicou ou usou em uma publicação.
Com a popularização de influenciadores na internet, os vídeos do Reels também se tornaram um método eficaz para publicidade paga.
Como usar o Instagram Reels?
Na prática, para gravar um Reels, basta arrastar a página inicial do Instagram para a esquerda ou clicar no símbolo de “mais” no topo da tela e selecionar a opção Reels.
Um bom Reels precisa ter os seguintes aspectos muito bem planejados:
- Áudio (música ou som de outros Reels);
- Efeitos;
- Filtros;
- Texto (título, instruções e legendas);
- Duração;
- Velocidade de reprodução mais lenta (0.3x e 0.5x) ou mais rápidos (2x e 3x);
- Remix (dueto com Reels de outro usuário).
Assim como em qualquer ação de Marketing, a empresa necessita planejar a forma específica de comunicação com seu público-alvo. Portanto, a marca e a identidade devem aparecer no conteúdo do Reels, seja de forma explícita ou indireta.
Dicas para usar todo o potencial do Reels
Segundo o próprio Instagram, músicas, áudios e dublagens populares favorecem o alcance do conteúdo.
Outra ação que aumenta o engajamento é compartilhar o Reels nos Stories e no Feed do Instagram.
Um cuidado a ser tomado é evitar reutilizar conteúdo de plataformas rivais, como TikTok, Kwai e YouTube. O algoritmo do Instagram reconhece o conteúdo “reciclado” e impede que esses vídeos fiquem em alta. A rede social sabota até mesmo “TikTok” no texto e em marca d’água.
Portanto, na hora de aplicar um tipo de vídeo que é tendência nas outras redes sociais, para que o engajamento seja alto, é necessário evitar essa reciclagem. Ou seja, grave o vídeo diretamente no Reels e edite lá mesmo.
Os formatos de vídeo mais populares são:
- Tutoriais;
- Dicas;
- Rotina diária (trabalho e tarefas domésticas);
- Bastidores;
- Parcerias com influenciadores digitais.
O planejamento é essencial para a produção de Reels. Então, para produzir qualquer tipo de vídeo, deve-se pensar antes de fazer.
Por outro lado, vídeos mais espontâneos, sem planejamento e produção, também podem viralizar, mas são casos excepcionais.
Virais
Para viralizar com Reels e, consequentemente, crescer no Instagram, alguns detalhes fazem toda a diferença. Por exemplo, conhecer tendências, músicas e hashtags populares.
Além disso, construir um conteúdo que permita uma identificação do público gera a sensação de pertencimento. Como consequência, a interação das pessoas é maior através de comentários, curtidas e compartilhamentos.
Pensando na interatividade do vídeo no Reels, três objetivos devem ser focados no conteúdo: educativo, divertido e desafiante.
Vídeos didáticos, engraçados e curiosos despertam maior conexão entre marca e público.
Potencial de crescimento
Por mais simples que seja para produzir conteúdo nos Reels do Instagram, ainda assim é necessário ter planejamento e estratégias para que os vídeos alcancem o público e aumentem o engajamento e as vendas da marca.
O Instagram é uma rede social com potencial enorme para contas comerciais, mas, para alcançar grandes resultados, é preciso entender o comportamento do público e as tendências de mercado. A NerdWeb tem experiência e força para elevar a atuação da sua empresa no mundo digital.
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