Marketing de Conteúdo B2B: Tudo o que você precisa saber para fazer sucesso
Fazer com que a sua empresa seja facilmente encontrada pelos seus clientes em potencial e, mais do que isso, conquistar essas pessoas, tornando-a s...
Fazer com que a sua empresa seja facilmente encontrada pelos seus clientes em potencial e, mais do que isso, conquistar essas pessoas, tornando-a suas clientes, é um dos principais desafios e objetivos do marketing de conteúdo B2B.
E como sabemos que essa não é uma tarefa das mais simples, mas que pode representar grandes avanços para o seu negócio, preparamos esse artigo para falar tudo o que você precisa saber sobre marketing de conteúdo B2B.
Acompanhe, tire todas as suas dúvidas e coloque em prática nossas sugestões!
A diferença entre o Marketing Digital B2B e B2C
Pois bem, a primeira diferença entre marketing de conteúdo B2B e B2C é o receptor da mensagem.
Ou seja, enquanto no marketing B2C (business to consumer - empresa para consumidor) você está se comunicando com o consumidor final, no B2B (business to business - empresa para empresa) o seu foco são empresas.
Assim sendo, como o público muda de acordo com cada estratégia, é importante adaptar a sua estratégia de marketing digital para que ela alcance o público-alvo desejado.
Estratégias de marketing digital para B2B
Empresas B2B geralmente apresentam um ciclo de vendas mais longo, já que o processo de compras costuma envolver mais de uma pessoa. Também, dependendo do produto e/ou serviço, engloba diversos níveis de hierarquia na tomada de decisão, passando primeiramente por analistas, coordenadores, gestores e diretores.
Isso acontece porque os produtos/serviços B2B envolvem uma decisão mais complexa, apresentam um valor mais alto e precisam de um comprometimento do produto/serviço mais duradouro.
Assim sendo, para acertar na estratégia marketing de conteúdo B2B você deve produzir materiais qualificados que trabalhem cada etapa do funil de vendas de forma assertiva.
É por meio desses conteúdos que você irá estimular o lead a avançar no funil enquanto ele amadurece a decisão em médio e longo prazo.
Nesse cenário, o marketing de conteúdo tem uma papel fundamental na hora de fazer com que a sua marca seja facilmente encontrada nos mecanismos de busca na internet na hora que o seu público-alvo pesquisar soluções da área. Além disso, é essencial para aumentar a credibilidade da sua marca e dar mais autoridade a ela.
Para isso, investir na produção de conteúdo relevante e nutrir os leads é tão importante para o sucesso da sua estratégias de marketing de conteúdo B2B.
- Complemente a leitura com: Marketing de conteúdo: a oportunidade de alavancar suas vendas
Estratégias de marketing digital para B2C
Por outro lado, empresas B2C se deparam com um funil de vendas mais rápido quando comparado ao B2B.
O funil continua existindo e sendo extremamente importante. Porém, as etapas costumam fluir de forma mais ágil. Isso acontece porque no B2C geralmente estamos falando de uma tomada de decisão individual.
A pessoa pode ser influenciada por outros, mas os preços dos serviços/produtos B2C costumam ser mais baixos e exigir um comprometimento menor, o que torna a tomada de decisão menos complexa.
Por que investir em Marketing de Conteúdo na sua estratégia digital B2B?
Pois bem, acima já falamos rapidamente que uma boa estratégia de marketing de conteúdo B2B é importante para fazer com que as pessoas corretas encontrem facilmente o seu site/sua solução.
Mais do que isso, essa estratégia auxilia na geração de leads qualificados para a sua empresa. Ou seja, pessoas/empresas que engajam-se com os seus materiais e, com o passar do tempo, vão descendo o funil de vendas, tornando-se mais mais propensos a efetivamente virarem seus clientes.
- Confira: 6 tendências de marketing de conteúdo de impacto
Principais estratégias de marketing de conteúdo B2B
Para construir a sua estratégia de marketing de conteúdo B2B é importante pensar que você precisa produzir materiais que realmente se diferenciam no mercado. Eles devem ser relevantes, atrativos, contar com dados atualizados e, mais do que isso, devem acrescentar na vida do lead.
Sempre na hora de produzir um material, tenha em mente que o foco é conquistar o lead e estimular a conversão dele - seja para a próxima etapa do funil ou até mesmo para a venda.
Assim sendo, algumas das principais estratégias que você pode incluir na sua lista de afazeres são:
- Desenvolver diversos formatos de materiais que fazem sentido para o lead, desde ebook, passando por quizzes, podcasts, guias completos, cases de sucesso, lives e webinars, entre outros;
- Pensar em como será a jornada do lead para nutrí-lo com qualidade. Por exemplo, você divulga uma live sobre um assunto específico e o lead se cadastra para assisti-la. Ao se inscrever para essa live, ele começa a receber uma newsletter semanal da sua marca com dicas/novidades interessantes para ele. Depois de um tempo, você manda um e-mail com um e-book completo para o prospect baixar sobre um assunto relevante para o seu lead e para a sua marca. E assim por diante. Crie essa jornada do funil de vendas e preencha-a com materiais que eduquem o lead e, também, estimulem a sua conversão.
Analise quais desses materiais trazem melhores resultados para o seu negócio. Quais são os formatos que mais convertem, o que é possível criar de diferente, entre outros.
Saiba que a sua estratégia de marketing de conteúdo B2B não é estática/definitiva. Sempre surgirão novas oportunidades e formatos de materiais que você pode criar para atrair e converter leads.
Principais desafios de marketing de conteúdo B2B
Talvez, os principais desafios ao fazer o marketing de conteúdo B2B sejam a necessidade de inovar constantemente e entender que essa é uma estratégia que precisa ser revisitada com frequência. Afinal, sempre será necessário desenvolver novos conteúdos/materiais para conquistar a conversão dos leads.
Caso você pare de se dedicar a esse fluxo/funil de vendas, seu negócio ficará ultrapassado.
Assim sendo, é fundamental investir na produção de conteúdos diversificados, acompanhando as tendências do mercado e, também, o seu perfil de público. Ademais, além de produzir os materiais ricos, que exigem o preenchimento de um formulário para se ter acesso, você não pode deixar de alimentar o seu blog e redes sociais, já que eles são canais importantes para a sua marca.
Outro desafio na hora de colocar em prática o seu marketing de conteúdo B2B está relacionado com a qualidade técnica do seu material. Ou seja, é vital garantir que ele consiga ser acessado por computadores desktop e, também, por outros dispositivos, como smartphones e tablets.
Por isso, além do conteúdo qualificado, garanta que ele tem um design atraente, é realmente útil e permite esse acesso por diversos aparelhos.
Como manter o sucesso no seu marketing de conteúdo B2B?
Para manter o sucesso no seu marketing de conteúdo B2B é importante ter algumas coisas em mente. A primeira delas é: consistência.
Essa é uma dica válida para todas as áreas da vida e, também, é essencial para construir um marketing de conteúdo qualificado. Afinal, de nada adianta produzir um material excelente e, depois, nunca mais produzir nada.
Assim sendo, faça um cronograma em que você possa definir quantos materiais serão produzidos e qual será a frequência em que eles serão disponibilizados para o público. Aqui, acrescente desde o cronograma das suas redes sociais, passando pelos textos de blog, e-mails e materiais ricos.
Outra dica importante para manter a sua marca relevante e fazer com que o seu conteúdo alcance mais pessoas é produzir materiais que sejam compartilháveis. Isso faz com que a sua marca chegue mais longe e seja vista por mais pessoas.
Para um conteúdo ser compartilhável, ele deve ser relevante, destacar-se no mercado e, é claro, somar na vida de quem o está acessando.
E então, gostou de saber mais sobre como ter sucesso com o seu marketing de conteúdo B2B?
Se está em busca de colocar em prática essas ações e melhorar os resultados do seu negócio, conheça melhor o trabalho da Nerdweb. Somos uma agência de marketing digital focada em te ajudar a crescer. Entre em contato e veja como podemos te ajudar a desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo B2B eficiente.
Fonte(s):
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