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Descubra a diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing

Inbound Marketing x Outbound Marketing: entenda o que são esses dois tipos marketing e veja como utilizá-los para potencializar sua estratégia de negócios.

Por Nerdweb - Dia 15 de Março de 2022 às 00:03

Saber o que é e conhecer as principais características e diferentes entre Inbound Marketing x Outbound Marketing é importante para empresas que estão em busca de potencializar os seus resultados

Ademais, vale ressaltar que esses dois tipos de marketing não são excludentes, mas sim, podem atuar de forma complementar. Basta compreender se isso faz sentido para o sucesso do seu negócio. 

Por isso, ter um bom conhecimento sobre Inbound Marketing x Outbound Marketing e saber como explorá-los de forma inteligente pode trazer bons insights e alavancar a sua marca. Vem entender mais sobre esse assunto tão importante e, ao mesmo tempo, complexo.

Inbound Marketing x Outbound Marketing: quais as diferenças entre eles

Pois bem, antes de explicar de forma mais minuciosa a diferença entre Inbound Marketing x Outbound Marketing, é preciso entender como eles funcionam.

Dessa forma, resumidamente, o Inbound Marketing é uma modalidade que se caracteriza pela criação de conteúdos relevantes que atraem a atenção do potencial cliente e, aos poucos, o traz para perto da sua marca, despertando o desejo da compra. 

Ou seja, no Inbound Marketing é o prospect que chega até a sua marca. 

Já o Outbound Marketing é a estratégia de divulgação que que anuncia a marca para os prospects por meio de grandes campanhas em mídias televisivas e impressas, por meio de ligações de telemarketing, mala direta, emails de prospecção, propagandas, e outras técnicas que interrompem a rotina diária do público.

Exatamente por isso, o Outbound Marketing também é uma abordagem conhecida como marketing de interrupção, já que, nessa estratégia, é a sua marca que vai até o potencial cliente.

Assim sendo, a discussão entre  Inbound Marketing x Outbound Marketing também é uma discussão que envolve a luta entre o novo (Inbound) e o tradicional (Outbound).

Cada um desses métodos traz as suas características e benefícios e ambos podem ser benéficos para o seu negócio. Sempre, é claro, se forem bem utilizados. Acompanhe e entenda mais! 

O que é Outbound Marketing

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Conforme citamos brevemente acima, o Outbound Marketing é a abordagem de marketing mais tradicional em que a empresa “vai” até o cliente. Essa estratégia pode ser feita por meio de diversos canais e visa atingir o maior número de pessoas possível. 

Vantagens do Outbound Marketing

Dentre suas principais vantagens para as empresas, o Outbound Marketing é interessante nas seguintes situações:

  • Empresas grandes e que possuem grandes recursos para serem investidos;
  • Fazer uma abordagem impessoal, por vezes, pode ser uma vantagem. Por exemplo, apostar nessa estratégia para divulgar a marca em rádio, televisão, banner e outdoor. Esses canais são relevantes em mercados mais tradicionais ou B2C;
  • A possibilidade de fazer uma atração mais rápida dos prospects e gerar um ciclo de venda mais rápido quando comparado com o Inbound Marketing;
  • Fazer um contato direto com o futuro cliente, podendo ser algo decisivo para a tomada de decisão e, por fim, a compra.

Entretanto, apesar dessas vantagens que podem ser observadas no Outbound Marketing, investir apenas nele, sem importar-se com o Inbound Marketing é um tiro no pé para qualquer empresa. E logo você vai entender o motivo.

O que é Inbound Marketing

Não é segredo para ninguém que o Inbound Marketing conquista cada vez mais espaço no mercado e, é claro, marcas que são adeptas à essa estratégia. E isso não acontece à toa. 

Conhecido também como marketing de atração, o Inbound Marketing visa justamente esse objetivo: atrair os prospects para perto da marca. Então, convertê-los e encantá-los, tornando-os clientes fiéis.

Para isso, o Inbound Marketing trabalha com a criação e compartilhamento de conteúdo relevante e de credibilidade. Investindo nesse formato de conteúdo educativo, a marca cria uma maior autoridade no assunto e torna-se credibilidade no mercado. 

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O prospect, então, fica interessado em receber mais conteúdos da empresa e saber mais sobre o assunto. Para isso, ele permite que a marca entre em contato com ele de forma direta - como deixando o seu e-mail de contato em troca de receber um material rico, por exemplo. 

Assim, cabe à sua empresa “nutrir” esse contato, oferecendo sempre materiais interessantes e criando um relacionamento de confiança. Esse relacionamento pode ser duradouro e, é claro, resultar na conversão final. Ou seja, na compra do seu serviço e/ou produto.

Dessa maneira, pode-se compreender que o Inbound Marketing é a estratégia feita para os clientes irem até a sua marca após serem atraídos pela sua mensagem. A partir de então, fica mais fácil para a sua empresa apresentar suas soluções para esses prospects e, então, torná-los clientes e até mesmo promotores da marca. 

- Confira: Qual é a importância do Inbound Marketing para a sua empresa?

Vantagens do Inbound Marketing

Assim como o Outbound Marketing tem suas características e vantagens, o Inbound também traz diversos benefícios para as empresas. Alguns que merecem destaque, são:

  • Alcançar o público certo por meio de conteúdos relevantes;
  • Mensurar seus resultados de forma mais certeira;
  • Estabelecer um relacionamento mais próximo com clientes;
  • Diminuir e otimizar seus gastos com comunicação e estratégias de marketing;
  • Melhorar o ranqueamento de sua empresa em buscas orgânicas, fazendo com que ela seja mais facilmente encontrada no Google pelos usuários de internet;
  • Promover um marketing mais de acordo com o perfil do consumidor atual, afinal, o cliente dos dias de hoje está presente no mundo digital; 
  • Gerar vendas qualificadas e maior retorno sobre o investimento (ROI) nas suas ações de marketing.

- Você também pode se interessar por: Marketing de conteúdo: a oportunidade de alavancar suas vendas

Inbound Marketing x Outbound Marketing: qual é o melhor para as empresas? 

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Por fim, é sempre importante ressaltar que, além de conhecer as principais diferenças entre Inbound Marketing x Outbound Marketing, é preciso conhecer muito bem a sua empresa e suas necessidades. 

Afinal, ambos os modelos de marketing podem funcionar de forma eficaz quando bem aplicados. Entretanto, vale ressaltar que o Inbound Marketing tornou-se uma poderosa arma para o sucesso das empresas e não deve, jamais, ser deixado de lado. 

Ainda assim, o melhor conselho que podemos oferecer é: conheça efetivamente o seu negócio e verifique quais canais são mais efetivos para você dedicar seus esforços e investimentos de marketing. 

Gostou de saber mais sobre as diferenças entre Inbound Marketing x Outbound Marketing? Então, que tal trabalhar com o Inbound Marketing de forma profissional e assertiva na sua empresa? Entre em contato conosco, compreenda mais sobre a importância de gerar conteúdo para atrair clientes e potencialize os seus resultados! 

Referências

https://reev.co/diferencas-entre-inbound-e-outbound/  

https://blog.lahar.com.br/geracao-leads/o-que-inbound-outbound-marketing/  

https://rockcontent.com/br/blog/inbound-marketing-x-outbound-marketing/

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