Design

Guia completo de tamanhos de imagens e vídeos para Redes Sociais em 2021

Saiba o tamanho e como editar suas imagens e vídeos antes de fazer o upload nas principais redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn.

Por Vinicius Souza - Dia 11 de Janeiro de 2021 às 00:01

Ter um guia completo com os tamanhos e formatos disponíveis para as redes sociais é o primeiro passo para uma estratégia bem-sucedida nas mídias digitais. Por isso, a Nerdweb preparou um guia completo com todo o padrão de tamanho de imagens e vídeos utilizado nas maiores plataformas como Facebook, Instagram, Pinterest, Youtube, Twitter, WhatsApp e TikTok.

Tamanhos de Imagens e Vídeos para Facebook

O Facebook é a rede social mais utilizada pelos brasileiros, com mais de 100 milhões usuários ativos todos os meses. Para alcançar este público com assertividade e deixar a sua fanpage otimizada, é importante salvar suas imagens em formato PNG e com tamanho menor que 1 MB, para que a ferramenta não converta o arquivo para JPG e perca a qualidade original. Caso queira usar o JPEG, tente usar o aspecto máximo de qualidade em 300 DPI, para que a compressão seja a menor possível.

Já os GIFs seguem as mesmas especificações dos vídeos, porém o tamanho máximo de upload recomendado é de até 8 MB para facilitar o carregamento via mobile.

Para saber quais são os requisitos para anúncios e obter as especificações como dimensões de imagem ou vídeo, tamanhos de arquivos e limites de caracteres, recomendamos acessar o Guia de Anúncios do Facebook

Capa e perfil para Grupos, Eventos e página pessoal no Facebook

  • Imagem de capa: 820 x 312 px
  • Imagem de capa para Grupos: 640 x 334 px
  • Imagem de capa para Eventos: 1920 x 1080 px
  • Imagem de perfil: 180 x 180 px

Postagens no Feed do Facebook

  • Post com imagem: 1200 x 1200 px
  • Post com link e imagem: 1200 x 628 px
  • Facebook Stories: 1080 x 1920 px

Anúncios de Imagem no Facebook*

  • Anúncio com imagem única: 400 x 500 px (mínimo)
  • Anúncio com link e imagem: 1080 x 1080 px (recomendado)
  • Anúncio com carrossel: 1080 x 1080 px (recomendado)

* Veja todas as especificações no Guia de Anúncios do Facebook.

guia-tamanho-de-imagens-facebook

Tamanhos de Imagens e Vídeos para Instagram

O Instagram, em linhas gerais, segue as mesmas especificações de imagens do Facebook, mas apresenta o formato diferenciado de Stories, vídeos com limitação de tempo no feed e o IGTV.

Sobre os formatos de anúncio, recomendamos acessar a Central de Ajuda para Empresas para ver os requisitos de design para anúncios no feed e para anúncios nos stories do Instagram.

Perfil no Instagram

  • Imagem de perfil: 720 x 720 px 

Posts no Instagram

  • Imagem quadrada do feed: 1080 x 1080 px
  • Imagem vertical do feed: 1080 x 1350 px (altura máxima)
  • Imagem horizontal do feed: 1080 x 566 px (altura mínima) 

Instagram Stories

  • Instagram Stories: 1080 x 1920 px 

IGTV

  • Vídeo no IGTV: proporção 9:16
  • Tempo Máximo: 15 minutos ao ser carregado de um dispositivo móvel e 60 minutos ao ser carregado pela web.
  • Resolução mínima de 720 pixels
  • Tamanho máximo: 3,6 GB

guia-tamanho-de-imagens-instagram

Tamanho de Imagens para LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social voltada ao networking profissional, permitindo o compartilhamento de informações sobre carreiras, vagas, cursos e tendências do mercado de trabalho. A maneira como a plataforma funciona, não é muito diferente de outras redes sociais: é possível compartilhar posts de imagens e vídeos no feed e interagir com outros usuários.

Para saber mais sobre como anunciar na plataforma, recomendamos acessar a Central de Soluções de Marketing do LinkedIn para conferir quais são os requisitos e formatos de anúncio disponíveis.

Capa e perfil no LinkedIn

  • Imagem de capa: 1536 x 768 px
  • Imagem de perfil: 300 x 300 px 

Postagem no LinkedIn

  • Post com imagem: 1200 x 1200 px
  • Post com link e imagem: 1200 x 627 px

guia-tamanho-de-imagens--linkedin

Tamanho de Imagens, Vídeos e GIFs para Twitter

Para o Twitter, é melhor subir as imagens em JPG de alta qualidade, pois os arquivos em PNG são convertidos automaticamente gerando perda de qualidade. Já os vídeos têm limite menor de tempo e tamanho quando comparados ao Facebook. E os GIFs podem ser publicados nativamente no Twitter, com tamanho de upload de até 5mb via dispositivos móveis e 15mb via desktop.

O Twitter também permite anunciar em sua plataforma e para conferir as especificações e requisitos dos anúncios, sugerimos acessar o Twitter para Negócios.

Perfil e capa no Twitter

  • Imagem de capa: 1500 x 500 px
  • Imagem de perfil: 400 x 400 px 

Postagem no Twitter

  • Post com imagem: 600 x 335 px (16:9) ou 1200 x 1200 px (1:1)
  • Post com link e imagem: 800 x 418 px (1.91:1) ou 800 x 800 px (1:1)

guia-tamanho-de-imagens-twitter

Tamanho de Imagens para YouTube

A capa do seu canal no Youtube é visualizada de acordo com o dispositivo usado para assistir, tendo um tamanho máximo para TVs Ultra HD e cortes mínimos para acessos via smartphone. Use a área de segurança para incluir as informações principais da capa, como o nome ou slogan do canal.

Para as especificações completas de upload de vídeo, você pode acessar o Guia completo do Youtube.

Dê uma atenção especial na criação da thumbnail do seu vídeo, é ela que aparece no resultado de pesquisa, na lista de vídeos relacionados e é usada para atrair o clique do usuário para assistir ao vídeo completo. 

Perfil e capa no Youtube

  • Imagem de capa do canal (Informações principais: 1546 x 423 px):
    • TV: 2560 x 1440 px
    • Desktop: 2560 x 423 px
    • Tablet: 1855 x 423 px
    • Smartphones: 1546 x 423 px
  • Imagem de perfil do canal: 800 x 800 px 

Thumbnail no Youtube

  • Thumbnail dos vídeos: 1280 x 720 px

guia-tamanho-de-imagens-youtube

Tamanho de Imagens e Vídeos para Pinterest

No Pinterest é comum ver pins (publicações) com imagens “esticadas”, isso não gera problemas na usabilidade, mas para encantar e proporcionar uma melhor experiência ao usuário, é indicado seguir as especificações de formatos de conteúdo recomendados pelo Pinterest

O Pinterest também permite anunciar em sua plataforma e para conferir todas as especificações e requisitos dos anúncios, sugerimos acessar o Pinterest para Negócios.

Perfil no Pinterest

  • Imagem de perfil: 720 x 720 px 

Pins e capas de pastas no Pinterest

  • Pin: proporção 2: 3 - 1000 x 1500 px (recomendado)
  • Capa das pastas: 200 x 200 px

guia-tamanho-de-imagens-pinterest

Tamanho de Imagens para WhatsApp

Não há limite nas dimensões para envio de imagens no WhatsApp, mas o aplicativo “corta” as imagens com resolução maior que 1:1 e as imagens aparecem no formato quadrado no bate-papo. 

Com o WhatsApp Business, as empresas passaram a usar o aplicativo para se comunicarem com seu público e por isso é importante cuidar das proporções das imagens enviadas, para auxiliar na percepção positiva da marca. 

Apesar de pouco explorado, também é possível fazer publicações no WhatsApp Status (parecido com o Stories do Instagram). Confira as especificações abaixo para otimizar esse display.

Perfil no WhastApp

  • Imagem de perfil: 192 x 192 px 

Thumbnail e Status no WhatsApp

  • Thumbnail da imagem na conversa: 600x600 px
  • WhatsApp Status: 1080 x 1920 px

guia-tamanho-de-imagens-whatsapp

Tamanho de Imagens e vídeos para TikTok

O TikTok é um aplicativo de compartilhamento de vídeo, que disponibiliza diversos tipos de efeitos para edição, permite o uso de hashtags visando ampliar o alcance das publicações, permite o compartilhamento dos vídeos fora da plataforma, dentre outras funcionalidades. Não somente as pessoas, mas muitas empresas usam a plataforma para gerar engajamento e alcançar seu público.  

Embora ainda não haja muitas opções, vale a pena avaliar como funciona o marketing usando o TikTok for Business.

guia-tamanho-de-imagens-tiktok

Dúvidas

Você ainda possui dúvidas sobre tamanho e criação de imagens e vídeos nas redes sociais? A Nerdweb pode ajudar na sua estratégia de veiculação digital. Entre em contato com a gente e aproveite o que as novas mídias têm a oferecer para sua marca!

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.