E-commerce

Como cadastrar sua Loja Virtual no Instagram Shopping

Pensando em cadastrar sua loja virtual no Instagram Shopping e não faz ideia de onde começar? Comece por este tutorial preparado pela equipe da N...

Por Iago Teixeira - Dia 10 de Nov de 2020 às 00:11

Pensando em cadastrar sua loja virtual no Instagram Shopping e não faz ideia de onde começar? Comece por este tutorial preparado pela equipe da Nerdweb para você aprender como ativar este recurso em poucos passos e alavancar seu negócio on-line!

A ferramenta é 100% grátis e tanto marcas grandes quanto marcas locais estão apostando no Instagram Shopping para exibir suas vitrines virtuais, mostrando os produtos para os consumidores que cada vez mais fazem compras pela rede social que já conquistou o coração de 1 bilhão de usuários no mundo inteiro e está crescendo exponencialmente.

Você quer vender mais pelo Instagram em 2021, certo? Não saia desse mini guia até aprender o porquê é importante cadastrar sua loja virtual no Instagram Shopping. Sim, para seu negócio sobreviver, você precisa investir em vendas on-line e uma conta comercial no Instagram é o início de todas as possibilidades.

Diga adeus às vendas paradas e aprenda a cadastrar sua loja virtual no Instagram Shopping, explorando os melhores recursos para ativar essa poderosa ferramenta de vendas. Nas próximas linhas, você terá o passo a passo completo!

O que é Instagram Shopping?

Antes do passo a passo de como cadastrar sua loja virtual no Instagram Shopping, pare e pense: você sabe o que é Instagram Shopping? É uma ferramenta exclusiva para as marcas que usam o perfil comercial do Instagram e permite que os comerciantes criem praticamente um e-commerce dentro do Instagram.

Você pode melhorar a divulgação dos produtos com recursos como:

  • Adição de links e redirecionamento das postagens para o site de compra;
  • Exibição de preços dos produtos;
  • Uso de botões estratégicos como “comprar agora” ou “saiba mais” para direcionar o internauta para o chek-out da sua loja e muito mais!

Paso a passo para cadastrar sua loja virtual no Instagram Shopping

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a proposta do Instagram Shopping, vamos aprender, na prática,  como cadastrar sua loja virtual no Instagram? Antes de qualquer coisa, é muito importante certificar-se que você tem um perfil comercial na rede social para que seja possível conectá-lo ao catálogo de produtos da loja do Facebook.

Não tem um perfil comercial ou não sabe como transformar sua conta pessoal em uma conta business? Temos um manual somente para te ajudar com esta missão e você pode lê-lo aqui. Tudo certo com seu perfil comercial? Muito bem. Hora dos próximos passos. Confira!

1. Cheque os requisitos básicos da função

Para ativar o Instagram Shopping, é importante verificar se a sua conta cumpre os requisitos básicos das redes sociais.

 A função de compras é válida somente para lojas que trabalham com a venda de produtos e a loja precisa estar entre os países habilitados pela rede social (o Brasil é um deles), além disso, é necessário que a página tenha uma boa administração para que o Instagram não entenda que seu perfil é fake.

2. Integre o perfil comercial do Instagram ao Facebook

 

Para usar os recursos de catálogo, você precisa conectar a página do Instagram ao Gerenciador de Negócios do Facebook (por sinal, a ferramenta usada para montar os anúncios patrocinados em ADs). 

É simples: entre no Facebook e selecione o botão Configurações e conecte sua conta. Depois disso, acesse https://www.instagram.com/ e faça login na sua conta comercial para finalizar a integração.

3. Associe o perfil do Instagram ao catálogo de produtos do Facebook

Para marcar seus produtos, usar as etiquetas do Instagram Shopping e usar os recursos de adesivos e marcação de produtos nos stories é importante criar um catálogo de produtos no Facebook que está conectado ao perfil da sua empresa no Instagram.

No Gerenciador de Negócios, você pode checar se as informações comerciais da sua loja estão corretas ou ausentes. Depois disso, novamente é necessário ir até às configurações da página e clicar em “modelos e guias”. Nesta sessão, você pode selecionar o modelo de compras e configurar sua loja.

É possível conectar o catálogo do Facebook ao Instagram pelo Gerenciador de Catálogos ou por uma plataforma de vendas integrada ao Facebook. Siga todas as recomendações do Facebook para não errar!

4. Peça a análise do Instagram

Para começar a explorar os recursos do Instagram Shopping, é importante que a equipe do Instagram faça uma análise do seu perfil. Entre no aplicativo e vá até “configurações”. Clique em “empresa” e escolha a opção “compras”. O resultado pode sair em alguns dias e caso a equipe precise de mais alguma informação, você receberá notificações no próprio aplicativo.

Como marcar produtos no Instagram?

Finalmente, chegou a hora de marcar os produtos do Instagram e deixá-los exatamente como na foto abaixo:

Gostou? Siga o tutorial que preparamos para você:

Passo 1: tenha uma página de Facebook configurada no Gerenciador de Negócios

Passo 2: crie sua Loja no Facebook ou cadastre seu catálogo de produtos no Gerenciador de Negócios.

Passo 3: transforme sua conta no Instagram em perfil comercial

Passo 4: associe sua conta no Instagram à página do Facebook

Passo 5: agora, clique no ícone “Configurações” do seu perfil e veja se a opção “Produtos” está habilitada para adicionar o catálogo de produtos vinculado ao perfil comercial. Caso contrário, segundo a ajuda do Instagram, é possível que a sua conta ainda esteja sendo analisada ou não tenha sido aprovada para uso do Instagram Shopping.

Passo 6: se tudo deu certo, parabéns! Agora a opção “Marcar produtos” estará visível antes de compartilhar um post. Cada publicação tem um limite de 5 produtos por imagem ou 20 produtos em um carrossel. Para ativar a guia “Comprar” 

Vantagens do Instagram Shopping

Você ainda tem dúvidas sobre como funciona o Instagram Shopping e como essa ferramenta pode revolucionar sua forma de vender on-line e melhorar a experiência do seu público no Instagram?

O Instagram Shopping facilita a compra, torna o caminho do consumidor mais curto e prático e ainda ajuda a fortalecer o branding da sua marca. Sabe por quê? Porque o Instagram é uma ferramenta de conexão, conteúdo, interação e está, cada vez mais, despertando o desejo de compra entre os consumidores.

De acordo com uma pesquisa do Webshoppers, os nichos que mais vendem por meio desta rede social são: saúde, cosméticos, moda, decoração, produtos eletrônicos, gastronomia, eletrodomésticos, entre outros.

São muitas as vantagens de usar o Instagram Shopping, mas listamos algumas abaixo para te inspirar. Confira:

  • Mais recursos para divulgar seu produto de forma sofisticada;
  • Facilidade para a compra com o uso de botões com a técnica CTA;
  • Caminho mais simples para o carrinho de compras no e-commerce;
  • Exibição de informações detalhadas e preços no produto;
  • Possibilidade de marcar parceiros e influencers.

Para usufruir melhor das vantagens do Instagram Shopping, não esqueça: invista na produção caprichada das fotos, associe seu produto com o dia a dia das pessoas, use abuse de bons ângulos e luzes, defina objetivos para cada publicação e interaja com seus seguidores.

Use o Instagram Shopping agora

Gostou das dicas para cadastrar sua loja virtual no Instagram Shopping e potencializar as vendas? Comece agora!

Se você tiver dúvidas, saiba que os especialistas em redes sociais, estratégias de marketing digital e mídia paga da Nerdweb estão aqui para te auxiliar a criar sua loja virtual no Instagram Shopping do zero e conquistar o coração dos seguidores, nutrindo um relacionamento com eles até que essa relação se transforme em conversão para vendas.

Precisa de ajuda para usar o Instagram Shopping nos negócios? Fale com os especialistas da Nerdweb agora!



FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.