Negócios

4 vantagens de usar o perfil comercial do Instagram

1 bilhão de pessoas no mundo usa o instagram. Portanto, um perfil comercial do Instagram pode ser o caminho para conectar as pessoas certas às sua marca!

Por Nerdweb - Dia 12 de Junho de 2020 às 00:06

Você sabe quais são as vantagens de usar um perfil comercial do Instagram? Então não saia deste artigo até entender como essa rede social pode ser poderosa para alavancar a estratégia de marketing digital da sua marca!

Dados da We Are Social revelam que no mundo inteiro há 3,8 bilhões de pessoas conectadas às redes sociais. O brasileiro gasta, em média, 9h30m do dia navegando na internet (sendo mais de 3 horas nas redes sociais).

A mesma pesquisa revela que o Instagram está em alta — já são mais de 1 bilhão de usuários cadastrados no mundo —  e a própria empresa já confirmou que somente no Brasil, há quase 70 milhões de usuários ativos na rede social.

O que isso quer dizer e como esses dados estão relacionados às vantagens de usar o perfil comercial do Instagram? Quais são as funções liberadas para as contas comerciais? Como usufruir das vantagens de uma conta business?

A equipe da Nerdweb preparou um conteúdo repleto de dicas para responder suas dúvidas. Confira!

Por que  criar um perfil comercial do Instagram?

O Instagram for Business ou perfil comercial do Instagram é uma versão que oferece recursos exclusivos para agendar as empresas na expansão dos negócios.

Assim como há o Facebook Business e o LinkedIn para Negócios, o Instagram é uma rede social que pode ser utilizada de forma bastante estratégica para conectar as pessoas às suas paixões, inspirações e marcas que elas admiram ou atendem o que procuram no momento.

Mais do que uma rede que oferece uma série de recursos visuais e interativos, esse canal pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar as vendas. Aliás, você sabia que 89% das pessoas já realizou buscas online de um produto ou serviço? 

Além disso, mais de 59% dos internautas brasileiros já fizeram uma compra após ser impactado por um produto ou serviço que chegou na timeline por meio desta rede, segundo um Facebook Iq.

Ou seja, se a sua marca ainda não apostar nesta tendência pode ser um ótimo momento para avaliar a possibilidade. 

Apesar de ser um canal que se destaca, muita gente tem dúvidas sobre as vantagens de criar um perfil comercial do Instagram. Será que qualquer empresa pode usar o Instagram for Business? Há segmentos que possuem mais potencial para a ferramenta? 

De fato, são perguntas importantes. Tudo depende do segmento, dos hábitos de consumo da persona, do comportamento do público que se relaciona com sua empresa e do produto, claro. Por isso, cabe uma análise inicial antes de criar a conta.

Mas independente disso, é inegável que um perfil comercial no Instagram tem uma série de benefícios como:

  • Ferramentas específicas para a venda;
  • Fornecimento de dados analíticos sobre o perfil do cliente;
  • Recursos especiais para campanhas e anúncios patrocinados;
  • Possibilidade de conectar outros canais de atendimento ao perfil por meio de botões.

 A seguir, vamos abordar um pouco mais sobre cada uma dessas vantagens de usar o perfil comercial do Instagram.

1. Você pode criar um botão que facilita o contato com o cliente

Quem nunca desistiu de fazer uma compra ou tirar uma dúvida por causa da dificuldade de encontrar um contato correto? Ao transformar a conta da sua empresa em um perfil comercial do Instagram, esse problema pode ser resolvido de vez!

A partir do momento em que você aderir à ferramenta, é possível configurar um botão de contato na parte inferior do bio. O usuário pode clicar neste campo e entrar em contato com o seu time de vendas de forma simples e rápida.

São exemplos de chamadas para ação que podem ser configuradas na ferramenta:

  • Entrar em contato pelo WhatsApp;
  • Enviar e-mail;
  • Ligar;
  • Enviar mensagem;
  • Visitar site.

 No caso do call to action que leva o potencial cliente para o WhatsApp, o interessante é que o usuário clica em cima e o aplicativo de mensagens  já é aberto. No caso do e-mail, a pessoa também já é redirecionada para a tela de composição de um e-mail e assim por diante.

Mais do que uma vantagem, esse tipo de ação é uma necessidade. Não espere muito para configurar seu perfil comercial do Instagram. Seu concorrente já pode estar lá!

2. É possível  criar sua própria loja virtual no perfil comercial do Instagram

Cerca de 90% dos internautas já visitou uma loja virtual algum dia (We Are Social). 

De olho nessa tendência, a equipe do Instagram lançou recentemente, a função shopping: uma alegria e tanto para as empresas que estão vendendo online ou querem migrar para esse formato devido à demanda atual.

Ou seja, você pode criar sua própria loja virtual por meio de um perfil comercial do Instagram e configurar a exibição dos seus produtos — que podem estar no catálogo do Facebook ou de um e-commerce.

Para criar sua vitrine virtual e compartilhar suas ações promocionais com o mundo virtual por meio dessa novidade, é preciso que você use um perfil comercial do Instagram associado à página da empresa no Facebook.

Para ativar o recurso, o Instagram faz uma análise e se tudo estiver certo, você poderá usufruir de uma série de vantagens como: marcar produtos da loja, inserir os valores dos produtos, utilizar os stories para aumentar o alcance dos produtos cadastrados no catálogo, conectar a funcionalidade ao seu e-commerce e muito mais!

A ferramenta pode ser uma verdadeira mão na roda, não acha?

3. Tenha acesso a dados reais das interações pelo Analytics

Desde 2016, é possível criar stories e fazer lives no Instagram. Esses formatos permitem a criação de mil e uma estratégias para gerar engajamento, oferecer conteúdo relevante e claro, elaborar estratégias com o objetivo de gerar leads.

Mas do que adianta usar todos os recursos sem saber o que está dando resultado e qual é a performance de cada ação em tempo real? No perfil normal, sua empresa não terá acesso a dados complexos que podem ser a base para rever estratégias e analisar o desempenho de cada post no feed ou no story.

Usar o perfil comercial do Instagram vai iluminar sua estratégia. O Instagram para negócios tem ferramentas que permitem que você tenha acesso em tempo real a uma série de informações valiosas, como, por exemplo:

  • Contagem de seguidores por faixa etária;
  • Número de interações;
  • Alcance;
  • Engajamento;
  • Porcentagem de pessoas que salvaram a publicação;
  • Gênero do público;
  • Localização dos seguidores;
  • Número de cliques entre outras!

 Existe uma seção no perfil comercial do Instagram que fornece insights e gráficos que facilitam a leitura dos dados. Em cada publicação, também é possível visualizar os dados!

4. O Instagram pode fortalecer o relacionamento com seu público

Uma pesquisa realizada pelo Facebook que é a empresa que também gerencia o Instagram revela que a presença de uma marca nesta rede social pode impulsionar o relacionamento com o cliente e associar a empresa a uma imagem positiva.

Tudo depende da estratégia e do posicionamento da marca, claro. Porém, mais de 80% dos internautas brasileiros acredita que as corporações que estão no Instagram são mais criativas e populares!

Além disso, essa rede conta com várias funcionalidades que aproximam o contato entre a marca e o usuário.Preparamos uma lista com alguns exemplos:

  • O cliente consegue enviar mensagens pelo direct;
  • O uso das hashtags facilita a busca dos usuários por inspirações de marcas, conteúdos relevantes e pessoas;
  • É possível fazer compras pelo Instagram pela loja virtual;
  • As pessoas podem compartilhar os produtos e marcar a empresa;
  • A empresa pode interagir com os consumidores por meio de enquetes, campanhas por # e outros recursos.

 Além desses benefícios, ter um perfil comercial do Instagram é essencial para o sucesso da sua empresa caso essa seja uma rede social estratégica para a marca. 

Um perfil corporativo sempre passa mais credibilidade do que um perfil pessoal e no caso de segmentos específicos como alimentação, moda, arquitetura, entre outros, a rede é uma ponte que faz a interação com o cliente. 

Para explorar todos os benefícios, é muito importante que a sua estratégia seja bem definida, tanto em conteúdo textual e fotográfico, como na própria personalidade da marca.

Por fim, ao recapitular todos os motivos e vantagens para criar seu perfil comercial no Instagram, é possível dizer que essa é uma rede que pode impulsionar as vendas do seu negócio, além do branding e do próprio relacionamento com potenciais clientes. 

Para isso, as ferramentas que vão desde relatórios à loja virtual são o que diferenciam o Instagram for Business!

Que tal testar todas as ferramentas e explorar os benefício, na prática agora mesmo? Fica a dica!


Gostou das dicas, mas precisa de ajuda para gerenciar o perfil comercial do Instagram da sua marca de forma estratégica? Converse com os especialistas da Nerdweb agora mesmo e tire suas dúvidas!

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