Marketing

Como criar a bio perfeita no Instagram?

Que o Instagram se tornou uma das principais redes sociais para os brasileiros e que ela é peça-chave do marketing digital da sua empresa você j...

Por Francis Trauer - Dia 31 de J000000Thursday de 2019 às 19:07

Que o Instagram se tornou uma das principais redes sociais para os brasileiros e que ela é peça-chave do marketing digital da sua empresa você já sabe. O que muitas pessoas não dão atenção é para o fato de que escrever uma boa bio pode ajudar seu perfil a ser encontrado com maior facilidade.

Embora muitos deem atenção para a qualidade do conteúdo que postam ou mesmo às hashtags utilizadas em cada nova foto, há oportunidades que podem estar sendo desperdiçadas se a sua bio não for clara e interessante o suficiente. Porém, acima de tudo, ela precisa estar otimizada.

como fazer bio do instagram

Será que você já está explorando todas as possibilidades que essa área de texto oferece? Nesse artigo, listamos alguns dos itens para você prestar atenção e tornar a descrição do seu perfil perfeita.

1. Preste atenção ao nome

No campo de nome você coloca o seu nome, certo? Sim, mas talvez você possa aproveitar melhor esse espaço, proporcionando mais informações para os mecanismos de busca. Por exemplo: você sabia que esse espaço comporta até 30 caracteres?

Sendo assim, se o seu nome é Saulo Silva você está utilizando apenas 11 caracteres (com o espaço). No espaço restante uma boa ideia é adicionar um termo que o ajude a ser identificado nas buscas. Por exemplo: “Saulo Silva – Jornalista” ou “Saulo Silva – Empresa X” farão com que você apareça em buscas desses dois termos.

2. Use hashtags úteis

Se dentro dos posts as hashtags trazem bons resultados, por que não incluí-las na sua bio? Isso pode ajudar você a ser encontrado já nas buscas mais simples. Tags como #marketing #jornalismo ou #odontologia podem colocá-lo no topo das buscas por esse tipo de profissional.

bio perfeita instagram

Porém, não abuse. O ideal é não utilizar mais do que três hashtags – e, de preferência, escolha aquelas que têm alguma relação com o que você faz. Se um usuário passar a segui-lo esperando conteúdo sobre marketing, mas vir apenas fotos suas na praia, é bem possível que ele fique decepcionado.

3. Se for necessário, mencione outra @

Você é responsável por administrar algum perfil e gostaria que as pessoas também o conhecessem? Uma das formas de fazer isso é colocando a @ desse perfil na sua bio. Trata-se de uma oportunidade clicável para que o visitante siga mais uma página.

Porém, há um pequeno problema. Em alguns perfis, ao citar outra @, ela não se torna clicável. Não há uma explicação lógica para o porquê de isso acontecer, pois se trata de um bug da rede social. Se no seu perfil esse problema não aparecer, então é só alegria.

4. Quer direcionar para um site? Use um encurtador de URLs

A bio do Instagram é o único lugar em que você pode colocar um link clicável. Porém, para quem tem mais de um para sugerir, essa pode ser uma escolha difícil. Alguns serviços funcionam como agregadores de links, ou seja, tornam-se uma página central de redirecionamento para os seus principais sites. Você pode usar um dos seguintes serviços:

Outra dica é recorrer aos encurtadores de URL. URLs muito longa são esteticamente feias e pouco amigáveis para os mecanismos de busca. Para tornar os links mais amigáveis recorra a serviços como o bit.ly.

5. Organize a informação

Para tornar o texto da sua biografia uma leitura mais agradável, diagrame-o pensando nos leitores. Usar quebras de linha, espaço, parágrafos e emojis são formas interessantes de obter resultados esteticamente agradáveis. Seja criativo, mas moderado.

instagram bio perfeita

Por exemplo: colocar um emoji relacionado a uma hashtag que será mencionada resulta em um visual bem caprichado. Teste múltiplas possibilidades, mas não escreva as coisas de qualquer jeito. Ser organizado aqui pode dar um certo trabalho, mas no final das contas valerá a pena.

Por fim, lembre-se do CTA: se você quer chamar o leitor para fazer algo – acessar seu site, mandar um e-mail, fazer um cadastro em uma newsletter – inclua essa informação de forma objetiva. 

.....

Seu perfil pessoal ou de sua empresa já seguem essas dicas no Instagram? Criar a bio perfeita é apenas um dos passos para tornar seu conteúdo um sucesso nas redes sociais. A equipe de marketing digital da Nerdweb pode oferecer diversas outras soluções para o seu negócio. Consulte-nos.

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.