E-commerce

Como cadastrar sua Loja Virtual no Instagram Shopping

Instagram Shopping possibilita a compra de produtos nos perfis comerciais das marcas, que ficam catalogados na plataforma; veja como funciona e como fazer para ativar no seu perfil

Por Vinicius Souza - Dia 20 de Março de 2018 às 15:03

Novidade testada e usada nos Estados Unidos desde o ano passado, o Instagram Shopping é uma funcionalidade que está disponível a partir de hoje (20/03) para o Brasil e mais sete países. E a Nerdweb ensina você como cadastrar sua loja no Instagram Shopping em poucos passos.

Como cadastrar sua loja virtual no perfil do Instagram Shopping 

Para configurar o Instagram Shopping, será necessário ter uma conta comercial na plataforma e integrar o catálogo de produtos na Loja do Facebook.

Existem duas maneiras de fazer o processo: cadastrando manualmente as fotos e descrições na aba “Loja” no menu esquerdo da fanpage, ou então adicionando o catálogo de produtos no Gerenciador de Negócios, seguindo as recomendações do Facebook.

Assim, será possível marcar os posts orgânicos com etiquetas de preço clicáveis, que exibirão os produtos e mais detalhes de como realizar a compra.

Uma aba em destaque no perfil também terá a opção “Comprar”, contendo os posts de produtos numa espécie de vitrine virtual que facilitará o processo de compra. 

 

Como marcar produtos no Instagram?

Para habilitar a função de marcação de produtos no Instagram, siga as seguintes instruções:

Passo 1:
tenha uma página de Facebook configurada no Gerenciador de Negócios

Passo 2: crie sua Loja no Facebook ou cadastre seu catálogo de produtos no Gerenciador de Negócios.

Passo 3: transforme sua conta no Instagram em perfil comercial

Passo 4: associe sua conta no Instagram à página do Facebook

Passo 5: agora, clique no ícone “Configurações” do seu perfil e veja se a opção “Produtos” está habilitada para adicionar o catálogo de produtos vinculado ao perfil comercial. Caso contrário, segundo a ajuda do Instagram, é possível que a sua conta ainda esteja sendo analisada ou não tenha sido aprovada para uso do Instagram Shopping.

Passo 6: se tudo deu certo, parabéns! Agora a opção “Marcar produtos” estará visível antes de compartilhar um post. Cada publicação tem um limite de 5 produtos por imagem ou 20 produtos em um carrossel. Para ativar a guia “Comprar” no feed, será necessário ter pelo menos 9 publicações com marcações de produtos no Instagram Shopping.


Exemplo de post do Instagram Shopping @lojanama

 

Disposição dos produtos na nova aba “Comprar”, que funciona como vitrine 

Facilidade sem prejudicar a experiência

Quem administra um perfil de loja virtual sabe o quanto a nova funcionalidade tornará o processo de compra mais prático, pois grande parte dos questionamentos recebidos nos comentários geralmente são de pessoas interessadas nos produtos.

Mas, pela impossibilidade de acrescentar links nos textos do Instagram, muitas vezes havia falha de comunicação e perda de um cliente em potencial. Agora, as marcas podem aumentar o tráfego para seu e-commerce sem prejudicar seu feed de posts, mantendo intacto a experiência de uso no Instagram. 

Para as empresas que possuem Loja Virtual, essa integração é importante para aproveitar a projeção de crescimento em vendas no e-commerce brasileiro para os próximos anos. Segundo pesquisa do Instituto Forrester em parceria com o Google, o comércio virtual do país deve crescer em média 12,4 ao ano até 2021, sendo que a compra por dispositivos móveis deve dobrar até lá chegando a 41% das transações virtuais. 

Por isso, é necessário um plano de comunicação completo e integrado para aproveitar as novas oportunidades que o cenário digital tem a oferecer. 

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Fonte(s): Blog Comercial Instagram

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