Marketing

7 dicas para uma postagem de sucesso no Instagram

Quer saber como fazer uma postagem de sucesso no Instagram? Então você está no lugar certo! Preparamos um guia completo sobre como fazer sucesso...

Por Nerdweb - Dia 25 de Aug de 2022 às 00:08

Quer saber como fazer uma postagem de sucesso no Instagram? Então você está no lugar certo! Preparamos um guia completo sobre como fazer sucesso nessa rede social que conquista cada vez mais adeptos ao redor do Brasil e do mundo.

Inclusive, apenas para se ter uma ideia da grandiosidade do Instagram, de acordo com uma pesquisa feita pela eMarketer: em 2020, o Instagram bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente. 

Além disso, segundo o report da We Are Social e da Hootsuite, o Instagram é a 3ª rede social mais usada no Brasil. Com 122 milhões de usuários, o aplicativo fica atrás apenas do WhatsApp e do YouTube

Mas então, como fazer uma postagem de sucesso no Instagram e se destacar no meio de tantos perfis? 

Pois bem, não existe uma receita pronta para garantir o sucesso. Entretanto, existem algumas dicas de postagem no Instagram que você pode conhecer para começar a trilhar uma melhor jornada do seu perfil nessa rede. Conheça-as abaixo! 

- Complemente a leitura com: 8 dicas para criar uma bio do Instagram que chama a atenção dos usuários

Como fazer uma postagem de sucesso no instagram? 7 dicas para colocar em prática

1. Use imagens de alta qualidade e atraentes

Fotos pixeladas, embaçadas e mal editadas provavelmente serão ignoradas pela audiência e farão com que o seu perfil fique taxado como amador. Por isso, se você está em busca de saber como fazer uma postagem de sucesso no Instagram, deixe de lado a “pressa” na hora das publicações e capriche nas imagens que serão publicadas.

Exemplo de publicação de foto de alta qualidade no Instagram.

Lembre-se que o Instagram é uma rede social altamente visual — diferente do Twitter, por exemplo, em que são as palavras as grandes protagonistas. 

Assim sendo, para um perfil de Instagram fazer sucesso, a sua identidade visual deve ser marcante, única e seguir um padrão que faça sentido. 

- Veja também: Qual é o conteúdo ideal para postar em cada rede social?

2. Teste e experimente as novas funcionalidades oferecidas do Instagram

Além das fotos de qualidade, outras dicas de postagem no Instagram que podem te ajudar a fazer sucesso nessa rede estão relacionadas com a sua “coragem” para testar as novas ferramentas que o Insta traz com frequência.

Além dos Stories “tradicionais”, que já caíram no gosto das pessoas, outras ferramentas, como os Reels e as possibilidades de engajamento com Stories interativos (publicação de músicas, caixas de pergunta, acrescentar a localização, hashtags, emojis, barra de intensidade, entre outros) também podem ajudar a fazer com que o seu perfil na rede seja mais notado.

Exemplo de publicação de stories interativos no Instagram.

Por isso, não tenha medo de testar coisas novas. Explore as ferramentas do Instagram para garantir que as suas postagens não fiquem ultrapassadas e, mais do que isso, mostre que o seu perfil é visionário e está acompanhando as principais tendências do momento

3. Use hashtags de forma estratégica 

As hashtags, quando utilizadas de forma estratégicas, também podem fazer com que as suas postagens tenham um alcance muito maior. Para isso, pesquise quais são as hashtags mais relevantes de acordo com o tema da sua publicação. Então, utilize-as.

Inclusive, para saber mais sobre como utilizar as hashtags no seu perfil, acesse: Guia de uso de hashtags para o Instagram da sua empresa.

4. Mantenha uma frequência de postagem e publique em horários diferentes até encontrar os melhores para a sua marca 

Outras dicas de postagem no Instagram estão relacionadas com a frequência e o horário das postagens. Portanto, lembre-se de manter uma frequência adequada de publicações, sem passar muito tempo com o seu perfil inativo.

Afinal, hoje o Instagram não mostra mais as postagens em ordem cronológica por padrão, a não ser que você use um filtro. Desta forma, não existe um horário principal para fazer os posts, já que isso também irá variar de acordo com o objetivo do seu perfil e o comportamento dos seus seguidores.

A nossa dica é: teste horários diferentes de postagem até encontrar aqueles que fazem mais sentido para o seu negócio.

Ademais, para não fazer isso de forma “solta” e/ou amadora, crie um cronograma das suas postagens, organizando a frequência e o horário das publicações. Assim, você poderá analisar o que deu certo e o que pode ser melhorado para aumentar o engajamento do seu perfil nos próximos posts. 

5. Use chamadas para ação (call to action) para gerar engajamento

Mais uma sugestão de como fazer uma postagem de sucesso no Instagram está relacionada com o CTA do seu post. Ou seja, a chamada para ação ou convite que aquele conteúdo fará para o seguidor tomar uma decisão.

Ou seja, qual ação você espera que o seguidor tome após ver a publicação? Deixe isso muito claro, seja na própria arte ou na legenda do post. 

Além do mais, vale ressaltar que o CTA pode (e deve!) variar sempre de acordo com a postagem. Afinal, ele precisa fazer sentido. 

Alguns exemplos de chamadas para ação que você pode usar no seu Instagram são:

  • Quer saber mais sobre o assunto? Então visite o nosso site, o link está na bio
  • Me conta aqui nos comentários se…
  • Gostou das dicas? Então salve esse post pra conferir sempre que precisar
  • Marque aqui um amigo que…
  • Curtiu o conteúdo? Então deixe aqui o seu like!
  • Compartilhe esse post para que mais pessoas saibam que…
  • [Após uma pergunta no post] Responda aqui nos comentários o que você acha

6. Valorize os seus seguidores 

Lembre-se que são os seus seguidores que tornarão o seu perfil um sucesso. Por isso, valorize-os. Caso você faça alguma postagem que estimule a interação com eles, lembre-se de respondê-los e de levar em consideração os comentários/opiniões emitidas por eles.

É essencial que as pessoas sintam que estão conversando com você, e não apenas mandando mensagens para uma página que não irá dialogar com elas. 

Agradeça comentários positivos, responda possíveis perguntas sobre a sua publicação, estimule a interação e mostre-se disposto a lidar com possíveis críticas e sugestões. 

Ainda, se está em busca de aumentar o número de seguidores no seu perfil, confira 10 dicas para ganhar seguidores no Instagram.

7. Não fique “preso” no seu perfil: explore o Instagram! 

O Instagram é um universo gigantesco. Por isso, para ter sucesso, lembre-se de que o seu perfil está inserido nesse universo e ele deve interagir com os demais para alcançar mais pessoas.

Não se resuma a apenas responder às pessoas que comentam nas suas postagens. Busque usar o Insta para encontrar outros perfis que te inspiram e interagir com eles também. 

Gostou muito de alguma publicação? Aproveite para curtir, comentar e compartilhar com outras pessoas. Esse processo de interações entre perfis pode trazer resultados positivos para a sua marca e fazer com que ela tenha um alcance ainda maior. 

Por fim, tenha paciência com os resultados. Usando as nossas dicas, você já sabe mais sobre como fazer uma postagem de sucesso no Instagram. Entretanto, lembre-se que o sucesso na rede é conquistado com o tempo. Mantenha-se focado nos objetivos que você definiu para a sua conta e siga em frente com a sua estratégia.

Está em busca de suporte profissional para melhorar os resultados das suas redes sociais? Então é hora de conhecer a Nerdweb! Dentre nosso extenso portfólio de serviços e produtos, trabalhamos com toda a gestão de redes sociais, promovendo um melhor resultado para as suas páginas. Entre em contato conosco e faça seu orçamento!

Fonte(s):

Atom Digital, Canaltech e InfoMoney.

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.