Design

7 bancos de imagens grátis para você salvar nos Favoritos

É complicado. Encontrar um banco de imagens grátis para usar no seu site ou na sua campanha do Facebook ou Instagram pode ser uma cruzada sofrida...

Por Francis Trauer - Dia 12 de May de 2017 às 02:05

É complicado. Encontrar um banco de imagens grátis para usar no seu site ou na sua campanha do Facebook ou Instagram pode ser uma cruzada sofrida. Você pesquisa em diversos lugares e encontra fotos ruins, lista de serviços péssimos e seu cliente muitas vezes não está disposto a ter gastos extras para comprar imagens de bancos com planos pagos.

E não dá para entregar o trabalho mal-feito. Um texto ou campanha interessante precisam de imagens ou conteúdo visual que esteja na mesma altura. Buscar por imagens no Google sem filtrar por conteúdo reutilizável pode trazer muitos problemas no futuro. Mas veja pelo copo meio cheio, tem solução.

Existem bancos de imagens gratuitos com conteúdos que podem dar conta do recado. Porém, como existem inúmeros, é difícil de filtrar aqueles que melhor atenderão às suas necessidades, por isso resolvemos criar esta lista para descrever e comentar brevemente sobre cada um deles. Vamos lá?

1. Pixabay

Um dos mais conhecidos e com maior acervo. Já são mais de 940 mil fotos grátis, vetoriais, ilustrações de artes e vídeos. O serviço conta até mesmo com apps para Google Play e App Store.

É possível filtrar por categoria, orientação (vertical ou horizontal), tamanho e cor. Se você está em busca de variedade, o Pixabay sempre deve ser considerado. E você pode fazer buscas até mesmo em português.

2. Dreamstime

Talvez o banco de imagens gratuito mais popular. O Dreamstime tem milhões de imagens gratuitas que podem ser encontradas navegando por palavras-chave ou categorias.

Ele tem também seções dedicadas a fotografias pagas, mas é só você ficar na área de Free Images e se atentar ao botão Free Download que tudo estará certo.

3. Free Images

São mais de 390 mil fotografias e ilustrações gratuitas,um dos maiores sites da categoria. O Free Images pertence aos mesmos donos do Getty Images e iStock, trazendo resultados pagos juntos dos gratuitos.

É bem fácil encontrar o que você procura por palavra-chave e ele também trabalha em português. Para baixar as imagens, é necessário realizar um cadastro gratuito no site.

4. Unsplash

O banco de fotografias do Unsplash tem alta resolução e ele recebe 10 fotos novas a cada 10 dias, sempre livres de direito autoral.


Contém trabalhos de diversos fotógrafos do mundo e inclusive oferece um serviço de foto delivery para enviar 10 imagens por dia no seu email para você ter belos insights.

5. Freepik

O Freepik é um velho conhecido e tem mais de um milhão e meio de imagens, vetores, ilustrações, ícones e arquivos PSD. Existem conteúdos premium que são pagos e conteúdos gratuitos.

Alguns deles são completamente livres de direitos e outros exigem que você apenas credite o autor. O serviço é bem claro na questão das licenças e sempre informa. Outra ótima opção para quem precisa de variedade.

6. Morguefile

O Morguefile é um banco com uma linguagem bem moderna e minimalistas, tem uma busca grande e seu resultado é exibido em mosaico de imagens bem direto.

Você pode fazer downloads das imagens sem precisar de um cadastro, o Morguefile apenas exige a confirmação de que está de acordo com os termos.

7. Stockvault

Esse banco de imagens tem uma qualidade excelente, mas ao fazer uma busca você precisa ficar atento ao pontilhado que separa o conteúdo premium da Shutterstock que aparece por primeiro.

Não tem erro: fez uma busca no Stockvault, desce direto abaixo da linha pontilhada. Dentro da página da foto terá um botão verde dizendo que a imagem é gratuita. Mas há um porém: atente-se aos dados da foto para ver se a licença permite uso comercial.

Se nada resolver...

Existem ainda uma outra forma de encontrar imagens interessantes quando você está com pressa ou mesmo desesperado por não encontrar algo sobre o tema. Você pode entrar no site da Creative Commons (CC) e escolher um dos diversos serviços de imagens disponíveis, tais como: Wikimedia Commons, Google Images, Pixabay, YouTube e Flickr e outros.


É muito fácil, uma vez lá dentro, marque os serviços que deseja, adicione a palavra-chave e realize uma busca. Essa dica pode salvar a sua vida quando nada resolver. E se nada disso der certo, não há como escapar do Fotolia, Shutterstock, Getty Images, iStock e outros bancos pagos da vida. 

Mas não custa tentar antes, não é mesmo?

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.