Como criar um perfil de Instagram comercial? Confira um guia completo!
Que tal criar uma conta profissional no Instagram? Com mais de um bilhão de usuários ativos, essa rede social já deixou de funcionar apenas como...
Que tal criar uma conta profissional no Instagram? Com mais de um bilhão de usuários ativos, essa rede social já deixou de funcionar apenas como um “álbum de recordações pessoal” há tempos.
Inclusive, ele oferece a possibilidade da criação de uma conta profissional, que traz ferramentas exclusivas que podem ser exploradas a favor da sua marca.
Para compreender mais sobre o assunto, acompanhe o passo a passo que preparamos para você criar e/ou transformar sua conta em um perfil comercial no Instagram. Também, conheça os benefícios que a conta profissional no Instagram pode trazer para o seu negócio.
- Você também pode se interessar por: 10 motivos para usar o Instagram para Empresas
Como criar uma conta profissional no Instagram?
Para criar uma conta profissional no Instagram e/ou simplesmente mudar a sua conta de “pessoal” para "profissional'', você precisa seguir algumas orientações, já que esse é um processo gratuito e sem muitos segredos. Assim sendo:
Passo 1: Entre no aplicativo e clique no último ícone no rodapé da página, acessando a página inicial do seu perfil/perfil da sua marca.
Passo 2: Acesse as Configurações da Conta, localizadas no menu no canto superior direito.
Passo 3: Role a tela até encontrar a opção "Tipo e ferramentas da conta".
Passo 4: Clique em "Mudar para conta profissional".
Passo 5: Escolha a categoria que melhor representa a sua empresa e selecione Empresa.
Passo 6: Pronto! Agora você tem uma conta empresarial do Instagram.
Vale lembrar que, para ter a sua conta profissional no Instagram é preciso que o seu perfil na rede seja aberto e que você tenha um perfil no Facebook para utilizar esse recurso.
Para saber mais, acesse a página oficial do Instagram para empresas.
Quais os benefícios de ter uma conta profissional no Instagram?
Ter uma conta profissional no Instagram significa ter um mundo de possibilidades para alavancar a presença digital do seu negócio. Afinal, o Instagram é uma rede com um enorme potencial de engajamento, relacionamento com o público e conversão.
Além disso, ao contrário de uma conta pessoal, a comercial oferece uma série de recursos para as empresas utilizarem de forma estratégica, tais como:
- Acesso às estatísticas e métricas de alcance, visualizações, views, cliques, interações, respostas e muito mais.
- Conhecimento de informações mais aprofundadas do público da sua página e das próprias atividades dos seguidores.
- Acesso aos dados demográficos dos seguidores, com informações como gênero, localização, idade e país.
Ou seja: criar uma conta profissional no Instagram é algo que pode impulsionar sua estratégia e oferecer vários insights em relação à entrega do conteúdo, ao desempenho das publicações, ao comportamento dos seguidores e outras informações relevantes. Tudo isso de forma gratuita.
Você poderá descobrir a quantidade de posts salvos por usuários, número de visualizações e interações nos stories, quantidades de cliques no link para o site. Com todos esses insights, você terá mais conhecimento sobre seu público e base para planejar as ações da sua marca.
Dicas para ter um perfil comercial de sucesso no Instagram
Porém, vale lembrar que não basta apenas criar uma conta profissional no Instagram se você não irá mantê-la sempre atualizada com conteúdos de qualidade.
Assim sendo, é preciso fazer um planejamento baseado nas suas estratégias, investir tempo, exercitar o lado criativo e sempre acompanhar as novas tendências da plataforma para que haja um crescimento no seu perfil.
Para isso, algumas dicas que você pode seguir na hora de ter uma conta profissional no Instagram bem sucedida são:
1. Acompanhe e analise as métricas
Agora que você já tem a sua conta profissional no Instagram, é hora de usar os dados que ela fornece para você. Assim sendo, além de monitorar e acompanhar frequentemente as suas métricas, também analise-as e use-as como base para se inspirar na criação de novos conteúdos.
Viu os dados e percebeu que uma postagem específica teve um bom alcance e engajamento? Então é hora de entender os motivos que levaram a isso e o que você poderá fazer daqui para frente para que outros conteúdos também tenham sucesso.
Alguns pontos que você deve observar nessa postagem bem sucedida são:
- O formato do post (imagem única, vídeo mais longo, carrossel, reels, por exemplo).
- O horário em que foi feita a publicação.
- O assunto da postagem, entre outros.
2. Use hashtags estratégicas e relevantes
As hashtags, quando bem utilizadas, são grandes aliadas para fazer com que o seu conteúdo seja encontrado por pessoas que se interessam pelo assunto. Inclusive, você pode usar o guia de hashtags da Nerdweb para mapear as melhores palavras relacionadas a sua marca.
3. Produza um conteúdo relevante e de qualidade
Pode parecer clichê, entretanto, se você quer ter uma conta profissional no Instagram que conquiste seguidores, é essencial que você ofereça conteúdos interessantes para o público.
Imagens atrativas, vídeos acompanhados de legendas, informações que não serão facilmente encontradas em outros lugares, dicas que sejam úteis para a vida dos seguidores, entre outros.
4. Interaja com o público
Não deixe que o seu Instagram torne-se uma via de mão única. Ou seja, que você simplesmente produza os conteúdos sem ouvir o que os seus seguidores têm a dizer.
Assim sendo, utilize essa rede social para aproximar-se do público, peça a opinião dos seguidores e estimule esse engajamento. Além disso, curta, comente e compartilhe postagens de outros perfis que você considerar relevantes.
- Veja também: Marketing Interativo: o que é e como aplicar
5. Capriche na sua bio do Instagram
Logo ao acessar o seu perfil, é importante que os seguidores saibam que estão em uma boa conta profissional no Instagram. Para isso, é importante criar uma boa primeira impressão, caprichando na sua bio no insta, colocando uma foto de perfil atrativa e, ainda, tendo posts estratégicos fixados tanto nos seus “destaques” dos stories quanto no feed.
Quer saber como criar uma boa bio no Insta? Então acesse e tire todas as suas dúvidas: 8 dicas para criar uma bio do Instagram que chama a atenção dos usuários
6. Mantenha a frequência/regularidade nas suas postagens
De nada adianta você caprichar e produzir uma postagem excelente e, depois, passar semanas sem “dar as caras” no Instagram. A frequência e constância nas postagens são características tão importantes quanto a qualidade do conteúdo.
Assim sendo, dedique-se para fazer um planejamento de postagens que contemple a data das publicações e frequência em que elas serão postadas. Dessa forma, será mais fácil manter o seu perfil sempre atualizado e relevante para os seguidores.
Por fim, a nossa dica é: não perca mais tempo! Avalie os benefícios de criar um perfil de Instagram comercial para sua empresa e impulsione sua estratégia com essa poderosa rede social.
Inclusive, se você está em busca de aprofundar mais o seu conhecimento sobre como potencializar a sua conta profissional no Instagram, separamos alguns artigos que podem te ajudar a ficar por dentro das principais tendências dessa rede:
- Stickers de perguntas no Instagram: Descubra como gerar engajamento com esse recurso!
- Os 10 melhores apps para criar e editar Instagram Stories
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Fonte(s):
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