Marketing

Dicionário de Marketing Digital: conheça os termos mais relevantes

Se você se interessa por, ou trabalha com marketing digital, sabe que a cada dia que se passa, surgem novas tecnologias, técnicas e ferramentas q...

Por Francis Trauer - Dia 04 de Jan de 2022 às 00:01

Se você se interessa por, ou trabalha com marketing digital, sabe que a cada dia que se passa, surgem novas tecnologias, técnicas e ferramentas que inundam o dia-a-dia com palavras estrangeiras e conceitos inovadores. 

O importante é estar por dentro de todos esses termos para poder se expressar da melhor forma possível dentro da sua agência ou empresa, além de também poder juntar referências que te incentivem a se atualizar sobre este universo que está em rápida expansão.

Confira agora um rápido glossário de diversos termos utilizados corriqueiramente na área, além de conceitos complexos que podem te inspirar!

Antes, um aviso: Este texto está passando por edições e melhorias. Assim ele fica mais completo e mais capaz de te dar as respostas que você procura. Fique de olho para ver as novas entradas.

Automação

Automar é tornar automático. No marketing digital, isso se traduz em utilizar tecnologia para simplificar ações e processos de marketing, reduzindo trabalhos manuais e aumentando a eficiência das ações. Pode-se considerar que esta é uma das principais ferramentas para avançar os leads até o momento da compra.

Alcance

Alcance é o número de pessoas que seu conteúdo atinge. O mesmo anúncio, por exemplo, pode ser mostrado duas ou mais vezes para a mesma pessoa. Isso quer dizer que sua frequência é maior que 1 e que houveram duas impressões, mas quando se trata de alcance, ele será contado apenas uma vez. Esse dado pode ser baseado em cookies. 

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Algoritmo

O algoritmo utilizado pelas mídias sociais e por diversos sites é um conjunto de regras estabelecidas pela empresa em questão e alimentados por você - o usuário! Eles são os responsáveis por determinar quais conteúdos e quais páginas aparecem ou deixam de aparecer (e também a ordem) na sua linha do tempo ou home page.

Amostra

Amostra é um recorte da população, segmentada de acordo com a análise que será feita. Através da amostragem, você pode escalar e criar previsões de produção, venda, verba publicitária e conversões sem destoar muito da realidade

API

Application Programming Interface (API) é a Interface de Programação de Aplicativos. Com ela é possível integrar e importar dados entre diferentes plataformas, fazendo até a conexão entre programas de diferentes “fabricantes”. Algumas empresas se especializam em criar interfaces de integração para diversas plataformas e algumas plataformas já deixam a integração com plataformas populares disponível e aberta.

Atração de leads

Essa dá pra entender com facilidade. Aqui se encaixa toda e qualquer ação que foi realizada pensando na obtenção de leads. A criação de uma campanha em uma mídia social, disponibilização de formulário no site, uma chamada especial ou promoção… enfim, se o objetivo é gerar contatos que podem virar vendas em um futuro próximo, se encaixa aqui.

Autoridade de domínio

A autoridade de domínio é uma métrica (de 0 a 100) criada pela empresa Moz e serve para classificar um site e dizer o quão forte ele é nas páginas de resultado dos mecanismos de busca. Quanto mais perto de 100, mais confiável é o site e mais qualidade ele carrega em seus conteúdos.

Autoridade de página

A autoridade de página é um indicador de classificação de uma página de um site. Funciona como a autoridade de domínio, só que classifica apenas uma página. Este indicador é baseado em fatores como idade e confiabilidade da página, quantidade e qualidade dos links contidos nela.

Big Data

Termo que se refere a quantidade homérica de dados gerados e coletados pelos sites e mídias digitais. O termo é definido pelos 5 V’s: volume, variedade, velocidade, veracidade e valor dos dados que são capturados.

Blog

Página de um site que serve para compartilhar informações, experiências pessoais ou notícias em forma de textos (posts). Pode ser utilizado como diário pessoal ou como fonte de informações sobre os produtos ou serviços de uma empresa. Geralmente é atualizado com frequência e pode receber comentários dos leitores.

Branding

É a criação de uma imagem de marca na mente do consumidor, geralmente por processo de associação. É uma estratégia que visa atrair e reter clientes fiéis ao juntar uma marca a fatores considerados positivos e que façam com que o cliente se identifique com a marca em questão.

CAC

Essa sigla significa Custo por Aquisição de Cliente. Serve para que empresas saibam o quanto estão pagando para conquistar cada cliente novo. Conhecendo esse valor é possível criar campanhas, adaptar orçamentos e estratégias de marketing para reduzir o CAC ou para ampliar sua prospecção com um valor otimizado.

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ChatBot

Nem sempre é possível deixar alguém de prontidão para atender as pessoas que visitam seu site. Ao configurar um chatbot, você disponibiliza um “robô” que atende demandas básicas dos seus clientes em potencial, sem precisar dedicar uma pessoa para isso. Chatbots cumprem os mais variados papéis em bancos, lojas virtuais e em diversos outros lugares da internet!

Clickbait

Título de notícia ou imagem com teor sensacionalista. Conteúdo criado especialmente para atrair seu clique e gerar uma visita a um site de alguém que pretende monetizar um texto ou vídeo mostrando anúncios. É um dos princípios básicos das Fake News, então fique de olho!

Conteúdo evergreen

Conteúdo evergreen é um tipo de material que trata de temas atemporais, mantendo-se relevante por bastante tempo depois da sua publicação. São também chamados de “sempre verde” e recebem este nome porque, além do tema, são atualizados com frequência.

Conteúdo viral

É um conteúdo com alto número de compartilhamentos e re-edições. Tal qual um vírus, ele se espalha de maneira rápida e não existe uma fórmula pronta para sua criação. Se você inventou uma nova dança, mostre-a ao mundo e você terá grandes chances de se tornar o novo fenômeno viral!

Conversão

Quando você cria um site, provavelmente deixa uma área para que seu cliente em potencial entre em contato, não é mesmo? Se você espera que uma ação valiosa seja executada no seu site, a execução dessa ação pode ser considerada uma conversão. O preenchimento de um formulário ou a compra de um produto em sua loja virtual são excelentes exemplos.

Cookies

Os cookies são arquivos temporários armazenados no seu navegador e eles guardam dados sobre sua localização, idade, gênero e quais tipos de conteúdo você acessa. Eles geralmente possuem formato de texto e não ocupam praticamente nenhum espaço e podem ser utilizados pelos sites e mídias sociais para oferecer anúncios e conteúdos personalizados.

CPA

A sigla significa custo por ação e é utilizada para medir o valor pago por cada conversão. Lembre-se que você define o que deve ser considerado como conversão!

CRM (Customer Relationship Management)

CRM é a sigla usada para Customer Relationship Management e se refere ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente. Plataformas de CRM estão entre as tecnologias mais importantes e inovadoras para empresas, pois utilizam informações dos clientes para gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas em um único local.

CTA (Call-To-Action)

O Call-To-Action (chamada para ação, em português) é qualquer chamada — visual ou textual, link ou botão — que leve o leitor ou visitante de uma página a realizar alguma ação: Mandar mensagem, preencher formulário ou efetivar uma compra.

CTR

Das pessoas que viram seu anúncio, quantas clicaram? Faça a regra de três e você terá este valor em formato de taxa (%). Este é o Click-Through Rate.

Domínio

Pense em um site como uma pasta dentro de um grande armário de arquivo chamado Internet. Essa pasta precisa de um nome, uma identificação para ser encontrada, certo? Esta identificação é o domínio do site e geralmente vem acompanhado do famoso “.com”.

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Relevância

Toda vez que você dá o seu tempo para assistir um vídeo, dar like em um conteúdo ou compartilhar, o algoritmo entende isso como um sinal positivo. Isso aumenta sua relevância e aumenta as chances de que o mesmo conteúdo seja mostrado para pessoas com o perfil semelhante ao seu.

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