Redes Sociais

10 dicas para criar uma bio do Instagram que chama a atenção dos usuários

Saber como causar uma boa primeira impressão pode fazer toda a diferença para qualquer empresa. E, se a sua empresa está online e tem um perfil ...

Por Francis Trauer - Dia 10 de Mar de 2023 às 00:03

Saber como causar uma boa primeira impressão pode fazer toda a diferença para qualquer empresa. E, se a sua empresa está online e tem um perfil nas redes sociais, caprichar e fazer uma boa bio para Instagram pode ser fator essencial para ajudar a garantir que essa primeira impressão seja realmente positiva. 

Porém, mais do que causar uma boa primeira impressão, a bio no Insta é importante para mostrar a identidade da sua empresa de forma clara e objetiva. Por isso, se você tem dúvidas sobre como criar a bio perfeita e busca aumentar a credibilidade da sua empresa utilizando o Instagram, continue acompanhando esse artigo!

Boa leitura!

O que é a bio no Instagram?

Pois bem, a bio no Instagram é o espaço que vem logo abaixo da sua foto de perfil. Ela pode conter, no máximo, apenas 150 caracteres. Por isso é tão importante saber como utilizar cada caractere com esperteza. 

A bio para Instagram é utilizada para o usuário compartilhar suas informações pessoais ou profissionais. Tratando-se de empresas, ela é essencial para explicar de forma sucinta quem é a empresa e o que ela faz. 

- Você pode se interessar por: 10 motivos para usar o Instagram para Empresas 

Por que é importante ter uma boa bio para Instagram?

A bio resume todas as principais informações da marca e deixa claro para o visitante tudo o que ele precisa saber sobre o negócio

Entretanto, além de ser o local para você apresentar a sua marca, a bio no Instagram é o único lugar no qual é possível inserir links clicáveis nessa rede social. No entanto, só é possível acrescentar um único link que levará o usuário a uma página externa no app.

Esse link (assim como as demais informações da sua bio no Instagram) pode ser constantemente modificado de acordo com as necessidades do seu negócio. E isto dá ao espaço uma grande relevância. 

Passo a passo para montar uma bio para Instagram?

Para criar ou alterar a bio para instagram já existente, é mais simples do que se imagina e pode levar poucos minutos para deixar o seu perfil mais atrativo, estratégico e informativo.

Para isso, preparamos um pequeno passo a passo de como criar ou editar a bio de seu Instagram comercial. Confira e faça um teste!

Passo 1 - entre no aplicativo e clique no último ícone no rodapé da página, acessando a página inicial do seu perfil/perfil da sua marca;

Passo 2 - vá até “Editar perfil”;

Como criar uma bio no Instagram passo 2

Passo 3 - Clique em "Bio".

Como criar uma bio no Instagram passo 3

Passo 4 - Faça as alterações desejadas, atentando-se ao número máximo de caracteres permitidos (incluindo links) e a formatação do texto (pulando linhas, incluindo ícones, bullet points etc.). Depois, salve e confira o resultado na página inicial de seu perfil.

Como criar uma bio no Instagram passo 4

Na hora de fazer as edições, lembre-se de utilizar recursos inteligentes e que tragam mais autoridade, credibilidade e aproximem a sua marca dos seguidores. Dentre eles, destaque para o link clicável, hashtags, emojis e a quebra de linhas (ps: não se preocupe, abaixo vamos explicar melhor como utilizar cada um desses recursos)!  

Uma boa dica para criar a sua bio para Instagram é buscar páginas que te inspiram e possam dar boas ideias para você criar a sua bio. 

- Confira também: Guia de uso de hashtags para o Instagram da sua empresa 

O que inserir na bio para Instagram?

A bio no Instagram precisa transmitir a personalidade única da sua marca, explicar quem é a empresa e o que ela faz. Tudo isso em 150 caracteres. Entretanto, além dos 150 caracteres, a bio no Instagram também conta com os seguintes componentes para serem preenchidos:

  • Foto ou logo;
  • Nome;
  • Categoria;
  • Mini bio - aqui entram os 150 caracteres que falamos acima;
  • Link clicável;
  • Botões para ação;
  • Stories em destaque.

E o que deve ser acrescentado neste espaço? Em perfis pessoais, eles geralmente são preenchidos com algumas das opções a seguir: 

  • Nacionalidade;
  • Localização e/ou cidade;
  • Profissão;
  • Idade;
  • Hobbies;
  • Citações e frases de efeito que façam sentido para a pessoa;
  • Emojis;
  • Link clicável para site pessoal, alguma outra rede social, causa que a pessoa apoie, entre outros. 

Já em perfis de empresas, é comum que a bio no Insta conte com alguns tópicos a seguir, por exemplo: 

  • Nome da empresa;
  • Breve descrição do negócio;
  • Área de atuação;
  • Endereço;
  • Prêmios;
  • Informações de contato (telefone, e-mail);
  • Link clicável que leve para algum endereço que faça sentido - normalmente, utiliza-se o Linktree, uma ferramenta que permite que sejam acrescentados vários links em uma mesma página;
  • Botão com chamada para a ação.

10 dicas para criar uma bio no Instagram que chame a atenção

Para tornar a bio de seu Instagram ainda mais atrativa e estratégica, nós separamos também algumas dicas essenciais sobre o que incluir ou não em seu perfil. Confira!

1. Acrescente um link na bio

Acima falamos algumas vezes sobre o link clicável que deve estar na sua bio no Instagram. Reforçamos que esse é o único local clicável na rede social. Por isso, o seu link clicável deve ser muito bem pensado e estratégico.

Por isso, uma dica é utilizar o Linktree

Esse aplicativo cria uma página que permite que você insira mais de um botão para redirecionar os usuários até outros canais. 

Esses canais podem ser o seu site oficial, suas outras redes sociais, landing pages variadas, blog, vídeos, página de eventos, WhatsApp, entre outros. 

mulher olhando seu feed do Instagram

2. Tenha uma boa foto de perfil

Outro ponto essencial para criar uma boa bio para Instagram é ter uma boa foto de perfil. Para empresas, normalmente é utilizada a logo. Para marcas pessoais/pessoas físicas, o ideal é acrescentar uma foto de qualidade, em que seja possível ver o rosto da pessoa e transmitir a imagem desejada.

Isso significa que se a sua marca é mais despojada e deseja levar leveza e diversão para os seguidores, é possível apostar em uma foto que esteja de acordo com esses objetivos. Por outro lado, se a sua marca deseja levar um tom de mais seriedade, é importante que a sua foto traduza isso.

3. Utilize palavras-chave para otimizar o seu nome

As palavras-chave permitem que o seu perfil seja encontrado mais facilmente pelos usuários. Por isso, pense nos termos para os quais você deseja que a sua página seja encontrada quando as pessoas digitarem na barra de buscas. 

Quando as pessoas buscam por um assunto no Instagram dentro da categoria “contas”, o que aparece para elas são as palavras-chave do nome do perfil. Então, não coloque apenas o seu nome na bio do Insta, mas acrescente também algum termo relacionado a sua área de atuação.

4. Facilite a leitura da bio para Instagram com emojis e quebras de linha

Existe um conceito chamado de “escaneabilidade”. E ele é aplicável para a bio do Instagram. Resumidamente, um texto escaneável é aquele fácil de ler ao bater os olhos, e não um bloco de texto longo. 

Na bio para Instagram o texto será obrigatoriamente curto, então, como fazer para deixá-lo mais escaneável e amigável ao olhar?

Duas estratégias que você pode usar são:

  • Quebra de linhas;
  • Espaçamento;
  • Emojis.

Dessa forma, evite colocar todas as informações da sua bio em uma frase longa que ocupe os 150 caracteres de uma só vez. Ao invés disso, divida-as em frases menores, use as quebras de linha, espaçamento e os emojis para tornar a sua bio mais agradável e convidativa. 

Os emojis escolhidos ajudam a criar personalidade para a sua página e, por vezes, um emoji pode valer mais do que mil palavras. Basta escolher com cuidado e estratégia! 

5. Escreva uma bio para Instagram clara e objetiva

Aproveite com inteligência cada espaço para a sua bio. Deixe-a clara e objetiva, “jogando fora” as informações irrelevantes para esse local. 

Deixe claro qual problema você resolve e quem é o seu público-alvo. Assim, quem entrar na sua página saberá o que você vende e para quem você vende. 

6. Compartilhe suas informações de contato

É importante que na sua bio para Instagram estejam presentes as suas principais informações de contato. Afinal, é por meio dessas informações que pessoas interessadas poderão se comunicar com a sua marca. 

Assim sendo, deixar disponíveis dados como o seu e-mail, telefone, WhatsApp, chat e o link para outras redes sociais é de extrema valia. 

7. Adicione CTAs (botões para ação)

A sua ideia é fazer com que as pessoas também “tomem ações” ao visitar o seu Instagram ao invés de somente rolar pela página, certo? Por isso, se você tem um perfil comercial na rede, você pode acrescentar botões de ação (call to action - CTA) na sua bio. 

É por meio desses botões de ação que as pessoas poderão entrar em contato direto com a sua empresa. Alguns dos CTAs que estão disponíveis e podem ser utilizados no Instagram são:

  • Mensagem direta (DM);
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Comprar/obter;
  • Reservar;
  • Direções;
  • Agendar;
  • Iniciar pedido
  • Ver loja (apenas para quem tem Instagram Shopping).

8. Otimize os destaques dos seus stories

 

dona de uma floricultura fazendo stories para seu perfil comercial no Instagram

Por último, mas não menos importante, outra dica para completar a sua bio para Instagram é criar destaques de stories que façam sentido para a sua marca.

Assim sendo, você pode criar um destaque de “quem somos” para explicar sobre a empresa e contar a sua história nesse formato de conteúdo. 

Além do “quem somos”, outros destaques que podem ser importantes para acrescentar na sua bio são:

  • Serviços e produtos: explique quais são os seus serviços e/ou produtos oferecidos;
  • Depoimento de clientes: colocar depoimentos e feedbacks reais de clientes é algo que gera mais credibilidade e confiança do público;
  • FAQ (perguntas frequentes): quais são as dúvidas mais comuns dos seus clientes? Faça um destaque para responder essas perguntas.

9. Crie um nome atrativo para o seu perfil comercial

Muitas vezes o nome desejado para o seu perfil comercial do Instagram já está em uso e, assim, ele acaba sugerindo alternativas viáveis, mas que nem sempre são tão atrativas para o negócio.

Dessa forma, é mais indicado você mesmo tentar encontrar alternativas que chamem mais a atenção dos seguidores, que identifiquem melhor a sua marca e façam sentido com a bio descrita no perfil também.

Como dica, caso o nome desejado já esteja em uso, é possível recorrer a certos termos básicos como “nome_BR”, “nomeOFICIAL”, “nome01” e assim por diante.

Lembrando que esse será o “nome oficial” de seu perfil, mas na própria Bio do Instagram é possível editar e incluir um nickname conforme sua escolha.

10. Edite a Bio do Instagram sempre que necessário

Apesar de as alterações na Bio do Instagram não aparecerem nas notificações de seus seguidores, atualizá-la periodicamente pode funcionar como um fator estratégico para o seu negócio.

Por exemplo, você pode incluir links novos no bio para campanhas específicas e em algumas ações direcionadas.

Como dica, depois de realizar a atualização, crie posts e stories indicando o seguidor a ir até a página principal de seu perfil e conferir as informações novas da sua bio.

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre como criar ou alterar a bio do Instagram e como essa funcionalidade é de enorme importância para a descrição de seu perfil comercial e, inclusive, para aprimorar suas ações e campanhas na rede social.

Com essas dicas, você está mais do que preparado para fazer uma bio para Instagram de destaque! E então, curtiu as dicas? Aproveite para ler também 10 dicas para ganhar seguidores no Instagram!

Fonte(s):

Agência Novo Foco, mLabs e Neil Patel.

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.