Campanha Dia do Amigo: 4 ideias de ações de marketing!
No dia 20 de julho é comemorado o Dia do Amigo e, como você mesmo já deve ter percebido, a cada ano ela tem se tornado um data mais comercial e,...
No dia 20 de julho é comemorado o Dia do Amigo e, como você mesmo já deve ter percebido, a cada ano ela tem se tornado um data mais comercial e, portanto, com excelentes oportunidades de vendas a serem trabalhadas.
No entanto, para que isso se torne algo mais concreto e prático, é fundamental que você consiga desenvolver uma campanha eficiente de marketing, com ações e ofertas realmente coerentes com a proposta da data e, claro, com relevância para o seu público.
E se é justamente isso que você procurava, mas não sabe muito bem por onde começar, nós preparamos este post com algumas dicas e ideais de ações de marketing para a sua campanha do Dia do Amigo.
Quer conferir? Então, puxa uma cadeira aí e vamos direto aos pontos!
Um pouco sobre a origem do Dia do Amigo
Ainda que muita gente imagine que a data tenha sido inventada nesses tempos modernos das redes sociais, a verdade é que ela já tem uma longa trajetória mundo afora.
E um dos pontos mais curiosos é que ela surgiu bem aqui do lado, mais exatamente na Argentina no final dos anos 60. Quem o inventou foi o psicólogo e filósofo Enrique Ernesto Febbaro, que teria tido como inspiração a chegada do homem à lua.
De acordo com o criador, o feito não se resume a uma conquista científica, mas também uma oportunidade de se criar amizades em outro lado do universo.
A ideia foi tão bem vista na época, que o próprio governo argentino considerou oficializar o Dia do Amigo em 20 de julho de 1969 e, posteriormente, isso foi exportado a outros países, que também aderiram à mesma proposta.
E como tudo no mundo capitalista pode virar negócio, o então Dia do Amigo hoje também serve para alavancar as vendas de produtos e serviços de diversas empresas.
Quais as melhores ideias de MKT para uma campanha de Dia do Amigo?
Sabendo agora da data e um pouco da origem do Dia do Amigo, podemos ir direto aos pontos e destacar as ideias mais certeiras que a sua empresa pode investir nesse dia.
Sendo assim, confira algumas sugestões a seguir!
1. Aposte em ofertas “Indique e Ganhe”
Pode até ser um clássico das promoções, mas é sempre uma estratégia certeira! E cá entre nós, ela cai super bem em uma campanha de Dia dos Amigos, concorda?
Sendo assim, esse tipo de oferta pode ser trabalhada de diferentes formatos, como por exemplo, oferecendo descontos especiais para o seu convidado, ganhando prêmios ao indicar um amigo, tendo acesso a benefícios exclusivos ao adquirir um produto ou serviço em grupo e assim por diante.
Ou seja, pode usar a criatividade e fugir das promoções engessadas que todo mundo faz por aí.
2. Crie sorteios nas redes sociais
Não há canal melhor para uma campanha de Dia do Amigo que as redes sociais. Por isso, além das inúmeras ações que você pode investir por lá, vale destacar a oportunidade de criar sorteios bem chamativos e atrativos, e aproveitar a data em questão.
Assim, você poderá, por exemplo, oferecer brindes, prêmios, vantagens e descontos exclusivos para seguidores que marcarem um amigo ou realizarem alguma ação específica em seu perfil, como compartilhar a publicação ou comentar.
Isso costuma funcionar muito bem, gerando mais interação com o público, aumentando o número de seguidores e reforçando a imagem no mercado. Mas claro, seja completamente transparente e organizado nesse tipo de ação para evitar um tiro no pé.
3. Faça collabs com empresas parceiras
Já que é Dia do Amigo, que tal a sua empresa convidar empresas parceiras para uma campanha especial nessa data?
Pois é! Uma das ideias de marketing é também desenvolver parcerias específicas que atraiam o mesmo tipo de público em suas ações.
Por exemplo, é possível criar ofertas em conjunto como: comprou um produto na sua empresa, ganha desconto nos serviços da parceira e vice-versa.
Isso permite não só fortalecer as relações comerciais, como também pode gerar aumento de vendas, troca de seguidores e ampliação de públicos para ambos os lados.
4. Crie conteúdo interativos
Nem só de vendas de produtos e serviços vive uma campanha de Dia do Amigo. Pelo contrário, você pode aproveitar a data para outras ações, como melhorar o engajamento de suas páginas e redes sociais, criando conteúdos mais relevantes.
Por exemplo, sem a intenção direta de vender, você pode trabalhar outros aspectos para a sua empresa, como aumentar o número de seguidores, gerar mais tráfego e cliques, interagir com o público, fortalecer a marca etc.
Assim, uma simples postagem criativa seguida de um bom CTA pode ser o suficiente para gerar excelentes resultados e ações interativas com seu público nesse dia.
Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre como aproveitar o Dia do Amigo e investir em ações de marketing imbatíveis para aumentar as suas vendas ou para agregar outros benefícios práticos à sua empresa.
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