Conteúdo

Vídeo marketing: aprenda a vender produtos por meio de imagens

Não é de hoje que os vídeos conquistaram o seu espaço no mercado e, quando bem utilizados, são uma grande potência para auxiliar as empresas ...

Por Francis Trauer - Dia 02 de Dec de 2022 às 00:12

Não é de hoje que os vídeos conquistaram o seu espaço no mercado e, quando bem utilizados, são uma grande potência para auxiliar as empresas a melhorarem os seus resultados. Por isso, saber como vender utilizando vídeo marketing pode ser um conhecimento valioso para o seu negócio.

E isso torna-se ainda mais importante quando trazemos à tona números como: 90% dos usuários afirmam que os vídeos auxiliam na decisão de compra. Interessante, não é mesmo?

Para tirar todas as suas dúvidas e ensinar como vender usando o vídeo marketing, preparamos esse conteúdo. Vem ver!

O que é o vídeo marketing?

Vídeo marketing é o conteúdo criado no formato audiovisual que tem como principal objetivo a conversão do espectador. 

Ainda, vale lembrar que a “conversão” promovida pelo vídeo marketing em questão pode ser diversos objetivos, desde a venda efetiva do produto, mas também o aumento no engajamento da marca, trazer mais tráfego para a empresa, estimular o espectador a fazer uma ação - como baixar um material e/ou se inscrever para um curso - entre outros. 

- Complemente a leitura com: Como usar vídeos nas estratégias de marketing? 

Por que fazer vídeo marketing?

O principal motivo para fazer vídeo marketing é: as pessoas gostam de consumir esse formato de conteúdo. 8 em cada 10 profissionais de marketing digital apreciam o marketing de vídeo, já que esse material audiovisual pode impactar diretamente na geração de leads, aumento de tráfego e, por fim, na geração de mais faturamento para a empresa. Entenda melhor:

Os principais benefícios do vídeo marketing

  1. Aumento do alcance da marca e do tráfego orgânico: blogs, sites e e-commerces que usam vídeo marketing para apresentar os produtos aumentam as chances de atrair mais usuários de forma orgânica e, assim, aumentar o alcance da marca como um todo. 
  2. Compartilhar conteúdo qualificado e de fácil consumo: “uma imagem vale mais do que mil palavras”, não é mesmo? Por isso, saber como utilizar o vídeo marketing na sua estratégia de vendas pode ser excelente para compartilhar imagens completas e que geram interesse nas pessoas. 
  3. Destacar-se da concorrência: apesar dos diversos benefícios oferecidos pelo vídeo marketing, não são todas as empresas que ainda utilizam essa estratégia. Assim sendo, você pode ser pioneiro na sua área e explorar os conteúdos audiovisuais de uma forma nova, atraindo novas pessoas, leads e, é claro, clientes. 

Qual a importância do vídeo marketing para os negócios?

Se você quer saber como vender através do vídeo marketing, saiba que essa é uma excelente estratégia para mostrar as principais características e qualidades dos seus serviços e/ou produtos. 

Além disso, o conteúdo audiovisual transmite mais confiança e clareza para as pessoas, fazendo com que elas se sintam mais seguras ao comprar da sua marca.

dona de cafeteria fazendo um vídeo para divulgar seu negócio

Como usar vídeo marketing nas etapas da jornada de compra?

Além de conhecer os benefícios e saber como vender usando vídeo marketing, é importante saber que esse formato de conteúdo pode ser utilizado em todas as etapas da jornada de compra do cliente. Entenda:

1. Primeira etapa: aprendizado e descoberta

Aqui, o seu futuro cliente ainda não sabe que existe um problema a ser resolvido. Por isso, neste momento, o objetivo da sua marca é simplesmente educar o lead, despertando o interesse dele em resolver problemas mais genéricos/básicos.

Se uma empresa vende produtos relacionados à alimentação saudável, esse é o momento de despertar o interesse da persona criando conteúdos em formato de vídeos que deixem-a curiosa e interessada, por exemplo: 

  • Os principais alimentos saudáveis para comer pela manhã;
  • Como ter mais energia para encarar o dia;
  • Lanches rápidos para a rotina.

Como você pode ver, esses conteúdos não são feitos para vender o seu produto, mas sim atrair a persona ideal da sua marca e compartilhar conhecimento com ela. É uma forma de iniciar um relacionamento com esse prospect.

2. Segunda etapa: reconhecimento do problema:

Agora o lead já sabe que tem um problema, mas não sabe como resolvê-lo. Já foi criada uma necessidade de consumo, mas a solução ainda não foi pesquisada. Aqui, o papel da sua empresa é mostrar que você pode ajudá-lo nessa missão. 

Nessa etapa, o lead está indo do topo para o meio do funil. Então, cabe a você estimular essa pessoa a iniciar um diálogo com a sua marca. Para isso, você pode produzir vídeos que dão uma “afunilada” maior no conteúdo e estimulam o prospect e saber mais sobre o assunto - mas ainda sem efetivamente tentar “vender o seu peixe”. Por exemplo:

  • Saiba qual é a melhor maneira de preparar X alimento 
  • Top 10: as melhores opções saudáveis para melhorar sua rotina;
  • Qual a diferença entre (duas opções de alimentos oferecidos pela sua marca, sem necessariamente citá-la);
  • Alimento X: conheça os benefícios para sua saúde;

3. Terceira etapa: consideração da solução 

Agora o lead sabe que já tem um problema e, também, está em busca da solução. Agora sim é hora de focar nos conteúdos realmente voltados à sua marca, apostando em vídeos que contenham informações como:

  • Depoimentos de cliente satisfeitos;
  • Vídeoaulas e explicações mais aprofundadas sobre sua marca, serviços e produtos;
  • Informações institucionais e que tirem possíveis dúvidas dos futuros clientes;
  • Vídeos que sejam complementados por outros tipos de materiais, como podcasts, whitepapers, e-books, entre outros.

gravação do depoimento de uma cliente sobre determinada marca

4. Quarta etapa: decisão de compra 

Aqui é o momento decisivo em que o prospect realmente se tornará seu cliente. 

Quando ele já está na última etapa do funil, é possível acionar a equipe comercial para que entre em contato com o lead por meio de ligação, WhatsApp ou e-mail, mostrando que a sua empresa sabe quem é ele e está interessada em conquistá-lo.

É possível oferecer amostras grátis, descontos exclusivos e/ou ações promocionais para efetivamente transformar esse prospect em um cliente. 

Como você pode ver, se você está em busca de saber como vender com vídeo marketing, utilizar essas estratégias para a descida do funil pode ser uma ação valiosa. 

Tipos de vídeo para usar na estratégia de marketing

São diversos os formatos de vídeos que você pode usar se estiver em busca de saber como vender com vídeo marketing. Alguns dos tipos mais utilizados são: 

  • Tutoriais;
  • Dicas rápidas;
  • Cobertura de eventos;
  • Vídeos institucionais;
  • Estudos de caso e cases de sucesso;
  • Vídeos com imagens de bastidores;
  • Demonstrações de produtos e serviços;
  • Teasers;
  • Cursos.

Porém, para saber quais são os formatos que mais fazem sentido para você, é importante conhecer a sua marca e, é claro, a sua persona ideal. Afinal, somente desse jeito poderá fazer um conteúdo audiovisual que realmente conquiste e converta. 

- Veja também: 10 aplicativos para criar e editar vídeos no celular 

Quais são os canais para divulgação de vídeo marketing?

Podemos dizer que existem três principais canais para você divulgar o seu vídeo marketing e aumentar o alcance da sua marca, sendo eles: YouTube, redes sociais e canais de comunicação direta (como e-mail e WhatsApp). 

O YouTube é a principal plataforma de conteúdo audiovisual existente e, ao divulgar o seu conteúdo neste canal, você poderá notar um aumento no alcance e nas visualizações do material.

As redes sociais também são excelentes ferramentas para você compartilhar o seu vídeo marketing, permitindo a interação com o público por meio de comentários, curtidas e compartilhamento.

Já os canais de comunicação diretos, como WhatsApp e e-mail, por exemplo, são excelentes para você mandar o vídeo diretamente para as pessoas, fazendo com que elas se sintam especiais em receber aquele conteúdo “em primeira mão”. 

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre como vender com vídeo marketing? Então converse agora mesmo com um de nossos especialistas e conheça nossas soluções completas de marketing para ajudar a sua empresa a se destacar e a alcançar resultados cada vez mais impactantes. 

Fonte(s):

D Loja Virtual, E-commerce Brasil e Nação Digital.

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.