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5 dicas de como fazer seu podcast ser ouvido e promovido

Você tem o hábito de ouvir podcast? De alguns anos para cá, a produção e o consumo de conteúdo nesse formato aumentou de forma exponencial. P...

Por Francis Trauer - Dia 08 de Feb de 2022 às 00:02

Você tem o hábito de ouvir podcast? De alguns anos para cá, a produção e o consumo de conteúdo nesse formato aumentou de forma exponencial. Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo realizado pela Globo em parceria com o Ibope, o Brasil é o 5º país no no ranking mundial de crescimento na produção de podcasts. Além disso, a pesquisa revelou que 57% dos entrevistados começaram a ouvir podcasts durante a pandemia.

Assim sendo, mesmo que você não tenha o hábito de ouvir podcasts, é preciso admitir que esse formato de conteúdo está em alta - e que a tendência é continuar crescendo durante os próximos tempos. 

Por outro lado, se você já foi “convertido” e se tornou adepto aos podcasts, este é o momento de aproveitar! Cada vez surgem mais programas interessantes e relevantes e, quem sabe, pode ser um estímulo para você também criar e distribuir o seu próprio programa. E é isso o que vamos te mostrar hoje: boas sugestões para você ter mais sucesso com o seu podcast. Acompanhe! 

- Complemente a leitura com: O que é um podcast, para que serve e como criar um?

Como colocar o seu podcast em todos os lugares

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Escolha um serviço de hospedagem e distribuição

Para garantir que o seu podcast chegue até as pessoas é preciso que você hospede e disponibilize-o em alguma plataforma de hospedagem e distribuição. Alguns exemplos de serviços que você pode optar são: Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Castbox e PocketCasts. Ainda, existem pessoas que escutam diretamente os programas no próprio site do podcast, assim sendo, você pode upar por ali o seu programa. 

Configure seu feed

Quando você usa um bom serviço de hospedagem e distribuição - como os citados acima, - o trabalho de configurar o feed fica fácil. Afinal, basta preencher os campos solicitados (nome do podcast, autoria e descrição).

Porém, fique atento: na hora de colocar o nome, lembre-se que o seu podcast será distribuido automaticamente nesse formato. Assim sendo, não há necessidade de colocar a palavra “podcast” no campo de nome. 

Na descrição geral do seu programa, coloque uma breve apresentação do podcast ou slogan e, também, o nome dos apresentadores, produtores, empresas ou veículo ao qual o podcast está vinculado (se for o caso). 

No campo de imagem, coloque a logo do seu podcast de forma legível e agradável ao olhar. 

Confira se os passos anteriores estão de acordo

Podcast hospedado e feed organizado? É hora de conferir se tudo está conforme o planejado. Isso porque, se a sua configuração estiver errada, pode implicar no atraso na aprovação dele em algumas plataformas de hospedagem, como na Apple, por exemplo. 

Feito isso, coloque alguma coisa no ar, afinal, o podcast só será enviado aos tocadores quando o primeiro arquivo de áudio for enviado. Ainda assim, pode levar um tempo até que o feed seja aprovado e fique disponível para ouvintes em todos os aplicativos.

Como fazer seu podcast ser ouvido

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1. Defina um tema e formato

O primeiro passo para ter um podcast de sucesso é definir como será e sobre o que será o seu programa. Ou seja, o tema e o formato do conteúdo.

Ao fazer essas definições, busque ter a certeza de que você está fazendo algo original, sem ser “mais do mesmo”. Para isso, busque muito sobre o tema e dedique-se a fazer algo novo.

Ainda, é importante ficar atento às preferências do seu público e, também, àquilo que você tem afinidade. Lembre-se sempre de que a temática do seu programa deve ser sobre algo que você tenha um bom domínio!

Também, busque ter um bom planejamento de conteúdo e roteiro a ser seguido, senão o podcast pode ficar confuso para a audiência. 

Algumas questões que você pode responder para definir o tema e o formato do seu programa são:

  • O podcast será individual ou uma conversa com outras pessoas?
  • Quais assuntos quero falar no meu programa?
  • Qual será a duração média de cada episódio?
  • Serão entrevistados outros especialistas?
  • Existem outros podcasts sobre o tema? Se sim: o que é possível fazer de diferente/melhor?
  • Qual será a periodicidade do programa? Ou seja, a frequência em que ele será produzido e publicado?

2. Tenha um bom teaser do programa em mãos para despertar a curiosidade das pessoas

Tudo definido, podcast feito e pronto para ser divulgado? Então aproveite esse momento para despertar o interesse e a curiosidade do público. 

Faça um trailer ou um teaser do programa com as partes interessantes dele antes do lançamento do podcast completo. Aposte em cortes que realmente chamem a atenção das pessoas e façam com que elas queiram acompanhar o seu programa. 

Essa ação irá gerar buzz e as pessoas aguardarão pelo lançamento do podcast. 

3. Crie um site

Ter o seu próprio site pode ser muito importante para aumentar a sua autoridade e credibilidade na internet. 

Além disso, o seu site é o local ideal para reforçar a sua identidade visual, dar mais informações sobre o programa, sobre a empresa que está por trás da produção, sobre os apresentadores e convidados e, também, é um local para os seus ouvintes estarem mais próximos de você.

É claro que é importante utilizar as redes sociais para divulgar o seu conteúdo. Entretanto elas não substituem o site próprio.

4. Após hospedar o seu podcast, divulgue-o

Pois bem, para fazer o seu podcast ser ouvido é importante que você faça um bom trabalho de divulgação dele. Afinal, os ouvintes não irão “cair do céu”, já que eles nem sabem da existência do programa. 

Claro que algumas pessoas podem encontrar o podcast por meio de pesquisas relacionadas ao tema na internet, mas isso não será o suficiente para o seu sucesso. 

Assim sendo, é preciso fazer uma divulgação ativa do programa. Aproveite as suas redes sociais para compartilhar informações sobre o podcast. Anuncie a novidade, explique brevemente sobre o programa e interaja com os seguidores caso eles façam perguntas.

Também, é possível enviar e-mail para a sua lista de contatos informando sobre o podcast e, ainda, utilizar o WhatsApp com o mesmo objetivo. 

5. Faça algo de que você possa se orgulhar

A última dica para fazer o seu podcast ser ouvido é: produza algo que você se orgulhe. Para se ter uma ideia, existem mais de 285.000 podcasts registrados no iTunes, mas 95% deles têm menos de 2.000 ouvintes. 

E existe um motivo para isso. Basta conferir os 100 principais podcasts no iTunes para perceber o que eles têm em comum: uma produção qualificada, episódios estruturados e um bom apresentador. 

Por isso, foque em trazer qualidade no seu podcast e produza algo que você tenha orgulho de compartilhar com o mundo.

Como monetizar o seu podcast

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Hospede e distribua o seu podcast no YouTube

Sabemos que o podcast é uma faixa de áudio. Entretanto, hospedá-lo no YouTube pode ser uma excelente maneira de você monetizar o programa. 

Isso porque: se atualmente nenhuma plataforma nativa de áudio monetiza os produtores, apostar no YouTube, que é audiovisual, pode ser muito mais estratégico e financeiramente positivo.

O YouTube é fonte de renda para milhares e produtores de conteúdos de audiovisual ao redor do mundo, e os podcasters podem aproveitar a plataforma publicando seus episódios em formato de vídeo e ativando a monetização do canal.

- Veja também: Como fazer thumbnails matadoras para o YouTube

Faça parcerias, busque patrocínios e negocie anúncios

Outra maneira inteligente de monetizar o seu programa é buscando boas parcerias, patrocínios e anúncios. 

É bem comum que no início dos podcasts o apresentador faça um merchan sobre determinada marca. E é claro que isso não é feito de forma gratuita! 

Porém, para ter sucesso nessa estratégia, busque por marcas que façam sentido para você e para os seus ouvintes. Assim, a chance de essa parceria ser duradoura e trazer sucesso para o seu programa é muito maior.

Pesquise sobre programas de doações voluntárias e financiamento coletivo

Outra maneira de monetizar o seu programa é apostando em campanhas de incentivo por meio de doações voluntárias feitas pela sua audiência. Essas doações podem ser feitas através de plataformas de crowdfunding, que criam essa ponte entre os produtores do podcasts e os interessados em incentivar e investir no projeto. 

E então, gostou de saber mais sobre como ter sucesso ao produzir o seu próprio podcast? Para ficar ainda mais por dentro do assunto, confira também o nosso artigo: Podcast: 5 ferramentas que irão te ajudar na gravação e edição, ele pode te ajudar na hora de fazer o seu próprio programa!

Referências:

http://mediashift.org/2015/05/5-tips-for-making-your-podcast-heard/ 

https://buffer.com/library/promote-a-podcast/ 

Três passos simples para colocar o seu podcast no ar | 37 Graus Podcast

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