Redes Sociais

Como fazer para vender produtos da sua loja virtual no Instagram Shopping pelo Stories

Funcionalidade implantada recentemente na rede social é mais um canal de vendas que pode ser utilizado pelas empresas.

Por Nerdweb - Dia 22 de Outubro de 2018 às 13:10

Desde que a ferramenta Stories estreou no Instagram, o número de usuários mensais ativos na plataforma aumentou consideravelmente. Hoje, podemos dizer que esse é um recurso consolidado e cada vez mais novas funções são adicionais. Agora, por exemplo, há como vender no Instagram Shopping pelo Stories.

O recurso vem sendo implantado aos poucos para usuários de todo o mundo. A ideia é que seja possível marcar produtos para venda também na hora de postar no Stories e não somente durante os posts convencionais. Para isso, no entanto, é preciso ativar antes o perfil empresarial. Nesse artigo, vamos detalhar um pouco mais essa novidade e explicar o passo a passo de como você pode começar a vender nos Stories no Instagram.

Instagram Shopping: agora também no Stories

Se você ainda não utiliza, o Instagram Shopping é um recurso que permite a venda direta de produtos por meio do Instagram. Aprender a como cadastrar a sua loja virtual no Instagram Shopping é o primeiro passo para comercializar os seus produtos. Porém, antes de tudo é preciso que você transforme o seu perfil em “comercial”.

Passo 01: para isso, toque sobre os três pontinhos do Menu e a seguir na opção de “Configurações” na página inicial do seu perfil.

 

Passo 02: depois, toque sobre “Mudar para o perfil comercial”.

Você será direcionado para uma tela de boas-vindas, explicando o passo a passo para transformar a sua conta. Será preciso adicionar um número de telefone, um endereço de e-mail ou a localização para que os clientes possam entrar em contato.

Em seguida, será preciso conectar a sua conta com uma página do Facebook. Essa alternativa, porém, é opcional. Por fim, basta escolher uma categoria para o seu perfil e configurar as demais informações solicitadas. A conta obrigatoriamente precisa ser pública, uma vez que esses recursos não estão disponíveis para contas privadas.

Entre as muitas vantagens de ter uma conta comercial, uma delas é que você passa a ter acesso a relatórios de visitas e impressões das suas postagens. Assim, você terá mais informações para tomar as suas decisões, entendendo melhor qual é o seu público e quais são os dias e horários mais atrativos para fazer postagens.

Como vender seus produtos pelo Instagram

Depois de ativar um perfil comercial, sua conta se torna compatível também com os recursos do Instagram Shopping. Trata-se de uma ferramenta que permite aos usuários taggear imagens com links diretos para compra online. As compras são feitas no ambiente virtual da sua loja, sem nenhuma interferência do Instagram.

Quantas vezes você já não viu a imagem de um produto e ficou com vontade de comprá-lo imediatamente? A proposta do Instagram Shopping é justamente essa: fisgar os consumidores que fazem compras por impulso, oferecendo a eles um recurso muito mais simples para direcioná-los para a página do vendedor.

Desde o segundo semestre desse ano, o recurso Instagram Shopping foi incorporado também aos Stories. Ou seja, antes de postar uma foto ou um vídeo, além das opções de adicionar stickers ou GIFs, é possível taggear a imagem com link direto para a sua loja virtual. Contas com alto poder de engajamento e que utilizem esse recurso com mais frequência podem se beneficiar consideravelmente da novidade.

Usando o Instagram Shopping nos Stories

Para marcar produtos no Stories é preciso, além de ter uma conta comercial, ter alguns produtos cadastrados. Somente assim você poderá “puxá-los” para que possam ser incorporados nas postagens. Para o usuário que estiver navegando, na hora que ele visualizar o Stories um ícone de sacola de compras será exibido. Basta tocar sobre ele para ter acesso a mais informações e tocar novamente para ser direcionado à página da loja em questão.

Essa novidade pode ser interessante para ser trabalhada durante campanhas de vendas. É possível aumentar os seus índices de conversão a partir das redes sociais se você conseguir contextualizar as suas postagens, de forma que elas não se pareçam como um mero anúncio. O segredo é ser natural e fazer com que o conteúdo comercial converse de forma harmônica com a sua postagem.

Para potencializar as vendas usando essa ferramenta, é interessante contar com o apoio de uma agência de marketing digital, especializada na promoção de campanhas como essas. O importante aqui é conseguir atingir o seu público-alvo, mostrando a eles um bom conteúdo além dos produtos que você tem para oferecer.

Se o recurso Instagram Shopping não aparecer para você no Stories, fique tranquilo. A atualização está sendo liberada em etapas e em breve todos os usuários já a terão disponível em seus celulares. Enquanto isso, já pense nas estratégias que você vai usar para levar seus produtos diretamente para os seguidores.

Gostou da novidade? A Nerdweb é uma agência de marketing digital com amplo know how em criação de estratégias, GRIDs personalizados e aumento de base de seguidores no Instagram. Entre em contato conosco!

Fonte(s): Marketing Land, Automação de Vendas e Venda Moda Online

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