E-commerce

Chargeback: o que é e como evitar na sua loja virtual?

Entenda como ocorre um dos problemas mais comuns enfrentados pelas lojas virtuais e descubra o que é possível fazer para se prevenir.

Por Nerdweb - Dia 30 de Julho de 2018 às 20:07

Se você tem uma loja virtual, certamente já sabe o que é chargeback. Esse termo, infelizmente, assusta muitos empresários e é mais comum do que você imagina. Mesmo nos ambientes que seguem todas as regras de segurança virtual, ainda assim esse problema pode acontecer.

A legislação brasileira ainda não tem mecanismos eficientes para coibir todos os tipos de fraude, especialmente aquelas realizadas no mundo virtual. Por conta disso, o melhor a se fazer é tomar certos cuidados e investir em segurança para o seu e-commerce. Nesse artigo, falaremos um pouco mais sobre o tema e com relação aos cuidados que sua loja deve tomar para não se tornar mais uma vítima.

O que é chargeback?

Chargeback é o termo utilizado para indicar quando um pagamento é cancelado após uma compra. Em alguns casos pode ser simples resolver o problema, bastando cancelar a compra e não enviar o produto. Contudo, em muitas ocasiões já pode ser tarde demais e em diversas circunstâncias você pode ficar sem ter o que fazer. O grande problema se situa entre a aprovação do pagamento e o momento que a loja recebe esse dinheiro. Vamos usar exemplo prático para que fique mais fácil a compreensão.

Vamos supor que um cliente fez uma compra na sua loja virtual. O pagamento foi feito com cartão de crédito, aprovado, e você iniciou a separação dos itens para o envio. No dia seguinte, você envia o pedido, conforme a solicitação, mas por alguma razão o cliente decide cancelar a compra, mas avisando a operadora do cartão e alegando uma eventual “fraude”.

Essa informação só será repassada para a loja cerca de duas semanas depois do cancelamento da compra feita via cartão – ou seja, no momento do recebimento. Só que a essa altura você já enviou os produtos, mas ficou sem o pagamento e sem os itens.

Em alguns casos, a compra em questão pode ter sido originada por fraude, como em casos de cartões de crédito e débito roubados. Contudo, existe uma pequena parcela que faz compras e as cancela posteriormente de propósito. Trata-se de uma forma de fraude na qual o “cliente esperto” recebe os produtos e fica também com o dinheiro.

Esse mecanismo pode ocorrer por diversas razões, como em compras não reconhecidas (o caso que exemplificamos acima), falhas na transação (o cliente pode alegar que não recebeu o produto) ou até por erros de sistema.

Como evitar o chargeback?

Já deu para perceber que esse é um problema enorme, não é mesmo? Infelizmente, nenhuma loja virtual está 100% a salvo de se tornar mais uma vítima. Porém, algumas medidas podem ajudar a minimizar as perdas e as possibilidades de que isso aconteça.

O primeiro passo é tornar a verificação de dados mais eficiente. Se for o caso, peça confirmações de compra via telefone, ao menos na primeira compra. Outra maneira de se precaver de fraudes é verificar as compras que tenham sido originadas após muitas tentativas falhas ou de várias compras de um mesmo cadastro em um curto espaço de tempo.

Outro indício de fraude é o fato de uma mesma conta ter muitos cartões de créditos diferentes cadastrados. Em geral, as pessoas dificilmente têm mais do que cinco cartões na família. Por essa razão, esse é um caso que merece uma verificação extra.

Ainda assim, é importante deixar claro que mesmo essas tentativas de evitar fraudes podem acabar resultando em algum tipo de chargeback. Contudo, esses cuidados simples certamente vão diminuir a incidência desse tipo de golpe em sua loja.

Não hesite em contratar pessoas para a sua equipe que possam ficar responsáveis por encontrar esses indícios. Dependendo do seu volume de vendas, as despesas com um funcionário a mais certamente serão menores que os prejuízos causados pelos chargeback. Outra dica é recorrer a empresas especializadas que fazem esse serviço de forma terceirizada.

Por fim, mantenha em sua loja virtual todas as ferramentas de segurança necessárias para evitar ataques de hackers ou a exposição de dados sigilosos dos seus clientes. Todo cuidado é pouco quando se trata de fraudes virtuais e a sua empresa precisa estar coberta para não sucumbir à maioria delas.

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