Conteúdo

Confira 6 tendências de marketing para 2023

Você sabe quais são tendências de marketing digital para 2023? Sabemos que o universo do marketing digital muda rapidamente. Afinal, novos forma...

Por Francis Trauer - Dia 10 de Oct de 2022 às 00:10

Você sabe quais são tendências de marketing digital para 2023? Sabemos que o universo do marketing digital muda rapidamente. Afinal, novos formatos de conteúdo ganham espaço, ferramentas e redes sociais são criadas e, também, o comportamento das pessoas passa por mudanças constantes. 

Por isso, acompanhar as tendências de marketing digital nem sempre é tarefa fácil. Assim, para te ajudar nessa missão, selecionamos para você aquelas que acreditamos que são as  tendências de marketing digital 2023 que merecem maior destaque. Acompanhe! 

6 tendências de marketing digital para 2023

1. Marketing baseado em dados (data marketing)

As ações de marketing digital não podem mais ser feitas com base em achismos. A tendência é que os dados sejam cada vez mais responsáveis por guiar as campanhas de marketing e ajudem as marcas a realizar ações mais assertivas.

profissionais de marketing analisando dados para direcionar melhor a campanha de marketing da empresa

Para se ter uma ideia, de acordo com estudo feito pela Salesforce divulgado na Exame, 78% dos profissionais de marketing entrevistados afirmam que o engajamento do cliente já é orientado por dados e 83% acreditam que a sua capacidade de atender às expectativas dos clientes depende de recursos digitais.

Também, para 2023, os profissionais da área esperam um aumento de 75% no número de fontes de dados que usam. Ou seja, a coleta de dados, assim como a sua análise, é uma forte tendência de marketing digital para 2023.

- Para saber mais sobre o assunto: Marketing Data-Driven: o futuro dos negócios baseado em dados

2. Diversidade, acessibilidade e responsabilidade ambiental

Uma grande tendência de marketing para 2023 é a de trabalhar cada vez mais com a diversidade, a inclusão e a responsabilidade social. Esses são compromissos que o marketing de uma marca deve assumir se deseja manter-se em alta, destacar-se no mercado e conquistar novos seguidores e clientes. 

E como colocar em prática esses três pilares? Levando em consideração algumas questões como:

  • Legendar os vídeos da marca, garantindo que eles possam ser vistos/entendidos por um maior número de pessoas.
  • Criar campanhas que sejam ilustradas por pessoas reais e de diferentes etnias, origens, cores, gêneros, orientações sexuais, capacidades, entre outros. Porém, mais do que criar  campanhas que ressaltam a diversidade, também é importante que ela faça parte do dia a dia da empresa. Ou seja, que a diversidade esteja presente na gestão, no quadro de funcionários e no desenvolvimento de produtos da marca.
  • Posicionar-se e defender causas relacionadas à responsabilidade ambiental. É hora de entender que sustentabilidade não é apenas “separar o lixo reciclável”, mas sim assumir um compromisso de produção sustentável em todos os processos da empresa. Esse cuidado com a sustentabilidade deve transparecer para o público — e é nesse cenário que o marketing entra, para reforçar os valores que a marca defende e a imagem que deseja passar.

Vale ressaltar que uma empresa diversa e inclusiva conquista não apenas consumidores, mas também admiradores e defensores da marca.

- Confira: Marketing inclusivo: 3 mudanças de mentalidade que a sua marca pode fazer 

3. Experiências híbridas (on e offline)

Existem algumas mudanças que vieram para ficar. E, dentre elas, as experiências híbridas omnichannel, ou seja, que mesclam experiências on e off-line merecem destaque. 

Nas empresas, o modelo de trabalho híbrido já vem sendo adotado. De acordo com uma pesquisa feita pelo Google entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, 44% das empresas brasileiras responderam que já tinham aderido ao modelo híbrido. Em geral, os profissionais veem esse formato com entusiasmo (51%) e confiança (47%).

Além disso, outro estudo, dessa vez feito pela Deloitte, revela que 75% dos executivos globais pretendem investir mais em experiências híbridas nos próximos anos. E eles farão isso motivados pelas possibilidades de personalização, inovação, conexão com o cliente e inclusão.

Assim sendo, a experiência híbrida é uma grande tendência de marketing para 2023. Por isso, é importante que as marcas invistam em infraestrutura e tecnologia para acompanhar essa demanda.

4. Marketing de influência

O marketing com influenciadores e “garotos propaganda” é algo que existe há anos. Entretanto, sua forma de ser feito está mudando com o passar do tempo. Isso porque, hoje, os influencers de uma marca não são apenas “garotos propaganda”, mas sim, tornam-se verdadeiros embaixadores da empresa. 

Por isso, é cada vez mais importante tomar cuidado na hora de definir quem serão os porta-vozes da sua marca. Assim sendo, é essencial fechar parcerias e contar com embaixadores que tenham valores que fazem sentido para a sua marca - e, é claro, que o influenciador também sinta que faz sentido para a sua própria imagem. 

influenciadora digital criando conteúdo para marca

5.  Os vídeos são uma grande tendência de marketing para 2023

A utilização de vídeos na estratégia de marketing digital não é algo novo. Entretanto, esse formato de conteúdo ganha cada vez mais força com o TikTok, o Instagram e o YouTube

Ademais, vale ressaltar que as estratégias de vídeos mudam conforme cada plataforma. Enquanto o YouTube permite e valoriza conteúdos mais longos, explicativos e com descrições maiores, no TikTok e no Instagram fazem sucessos os vídeos mais curtos e objetivos.

Neste cenário, é importante avaliar quais formatos de vídeo fazem sentido para a sua empresa.

- Confira também: Instagram Reels: Entenda o que é esse recurso que está mudando a forma de usar o Instagram

6. Profissionais de marketing digital cada vez mais tecnológicos e antenados

Por último, mas não menos importante, dentre as tendências de marketing digital 2023, destaque para os profissionais que atuam na área. 

Afinal, para construir uma carreira de sucesso no marketing, é essencial que o profissional esteja sempre atento às novidades, seja heavy user de redes sociais, conheça as principais tendências, saiba como planejar e organizar as melhores estratégias para a empresa, entre outros. 

Ademais, além da criatividade na hora de produzir conteúdos relevantes, é preciso que o profissional atual de marketing também saiba analisar dados e, assim, tenha um perfil cada vez mais completo para entregar materiais qualificados.

Não à toa, muitas empresas optam pela contratação de uma agência especializada em marketing digital para desenvolver suas estratégias e ações. Afinal, essa é uma área que engloba muitas funções. 

Inclusive, essa pode ser uma excelente solução para a sua marca acompanhar as principais tendências de marketing em 2023. Então, que tal conhecer a Nerdweb? Somos especialistas na gestão de marcas nos canais digitais e trabalhamos com um grande portfólio de produtos. Conheça melhor nossos serviços e faça seu orçamento! 

Fonte(s):

Administradores, Exame, Mundo Marketing, Rock Content e Terra.

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.