Marketing

Métricas de marketing: com que frequência você deve monitorar seus dados?

Quando falamos em métricas de marketing digital, é muito importante se distanciar de números quantitativos apenas e passar a enxergar melhor os ...

Por Francis Trauer - Dia 03 de Dec de 2022 às 00:12

Quando falamos em métricas de marketing digital, é muito importante se distanciar de números quantitativos apenas e passar a enxergar melhor os resultados qualitativos que a sua campanha gera na prática.

Afinal, um erro muito comum, por exemplo, é acreditar que um volume alto de seguidores nas redes sociais seja sinônimo de sucesso e de bons resultados digitais, sendo que, em muitos outros casos, podem haver perfis muito menores nesse quesito, porém muito mais eficientes para os seus objetivos reais.

E só é possível perceber isso e outros aspectos na prática ao se monitorar as chamadas métricas de marketing.

Por isso, nós preparamos hoje este material detalhado para entender melhor quais são estas métricas e com que frequência é preciso monitorá-las

Boa leitura!

Quais são as métricas de marketing que realmente importam?

Como bem destacamos, são inúmeras as métricas de marketing digital que uma empresa pode acompanhar no dia a dia.

No entanto, muitas delas podem ser específicas demais e irem de acordo com as necessidades que cada equipe demanda.

Sendo assim, para focarmos no que realmente é considerado essencial nesse tema, nós destacamos apenas as métricas de marketing fundamentais para qualquer empresa, bem como a importância de cada uma delas e as recomendações sobre o que observar no dia a dia.

Confira!

Número de visitantes

Certamente, o volume de visitas em suas páginas é uma das principais métricas a serem acompanhadas em suas campanhas e ela permite ter uma ideia sobre o desempenho de suas publicações na prática, bem como o aumento ou redução dos acessos.

É também a partir dela que se torna possível tomar melhores decisões, mudar as estratégias, as abordagens, os conteúdos e investir mais na otimização das páginas.

mulher acessando site

Taxa de conversão

Outro exemplo importante de métrica no marketing se refere ao monitoramento da taxa de conversão de leads. E isso deve estar diretamente atrelado ao tópico anterior.

Afinal, ambas as análises estão interligadas e, inclusive, podem ajudar a melhorar a qualidade e desempenho de suas estratégias digitais.

Aliás, isso também ajuda a reforçar aquela ideia entre “quantitativo X qualitativo”. Por exemplo, uma página pode apresentar volumes altos de visitantes, porém com uma baixa taxa de conversão.

CPL - Custo por lead

Uma das métricas de marketing que são fundamentais para qualquer campanha se refere ao chamado CPL, ou Custo Por Lead.

Na prática, ela permite entender melhor o valor de cada lead gerado e, portanto, equilibrar os valores de investimentos com marketing digital em sua empresa.

Ou seja, a ideia é mensurar o volume de leads convertidos em determinado período, dividido pelo total investido naquela campanha.

Taxa de abertura de e-mail

Se a sua empresa investe em ações de e-mail marketing, acompanhar algumas métricas também é fator imprescindível para se obter os reais resultados de suas ações.

E uma das formas práticas de se fazer isso é monitorar a taxa de aberturas e cliques das mensagens disparadas. Assim, você também conseguirá avaliar o desempenho de diferentes aspectos, bem como os melhores títulos, o tipo de conteúdo mais visualizado pelos destinatários, a forma de interação mais comum com eles e assim por diante.

Taxa de retorno

E por falar em interação, uma das métricas de marketing digital indispensável em qualquer campanha se refere à chamada taxa de retorno.

Na prática, como é de se imaginar, a ideia é mensurar o desempenho de seus conteúdos, mensagens e ações aplicadas na campanha, que resultam em algum tipo de interação com o público.

E isso não se limita apenas ao contato do lead com a empresa. Pelo contrário, é possível monitorar diferentes tipos de interações, bem como: comentários em posts, cliques em links, compartilhamento no feed, downloads de materiais ricos, entre muitos outros.

mulher interagindo em redes sociais com ícone de interação acima do celular

Qual a importância de monitorar essas métricas de marketing?

Literalmente, tudo isso serve para, de fato, você saber que resultados as suas ações e as suas estratégias de marketing estão gerando na prática em sua campanha.

Pode até parecer algo óbvio! Afinal, se você investe em Marketing Digital, nada mais coerente do que conhecer os resultados ao final de cada ação aplicada.

No entanto, na prática, sabemos que nem sempre é assim! E o que ocorre com muita frequência é que empresas dispensam grandes investimentos em Marketing, porém não conseguem mensurar seus resultados com a devida eficiência, justamente pelo desconhecimento ou incapacidade de acompanhar as métricas essenciais.

E como monitorar essas métricas e com que frequência?

O mais recomendado é que a sua empresa conte com uma assessoria especializada e que, de preferência, utilize ferramentas de automação de marketing.

Assim, além da definição das melhores estratégias, a sua campanha contará com equipes capacitadas e dedicadas, e com as devidas ferramentas para monitorar todas as métricas de marketing que forem realmente importantes.

Fora isso, com a terceirização deste serviço, a frequência de monitoramento se torna contínua e muito mais dinâmica, reduzindo assim custos e tempo para as suas equipes internas.

Em resumo, essas são algumas dicas sobre as principais métricas de marketing, suas importâncias na prática e como acompanhá-las com mais eficiência por meio de parcerias especializadas.

Se você gostou e quer saber como monitorar suas métricas de marketing na prática, não deixe de conversar com um de nossos consultores e conheça todos os serviços de nossa agência. 

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.