ChatGPT para SEO: como a Inteligência Artificial pode revolucionar a sua estratégia nas bu
De tempos em tempos, diferentes assuntos ganham destaque no que diz respeito às tendências de consumo, universo do marketing, tecnologias, entre ...
De tempos em tempos, diferentes assuntos ganham destaque no que diz respeito às tendências de consumo, universo do marketing, tecnologias, entre outros. E, atualmente, algo que está dando o que falar é o ChatGPT. Mas afinal, o que é essa ferramenta que promete revolucionar a produção de conteúdo online e, mais do que isso, como utilizar o ChatGPT para SEO? É isso o que vamos te explicar hoje. Acompanhe!
O que é ChatGPT?
O ChatGPT é, resumidamente, uma ferramenta de inteligência artificial que funciona como um assistente virtual (chatbot) que responde às perguntas e conversa com os usuários sobre diversos temas.
Porém, seu grande diferencial - que fez com que ele conquistasse tão rapidamente a atenção das pessoas, já que foi lançado em novembro de 2022 - é o fato de as conversas por meio da ferramenta não parecerem ser feitas por um assistente virtual, mas sim por pessoas. Afinal, as respostas oferecidas pelo ChatGPT são extremamente humanizadas.
Para compreender melhor, a sigla GPT significa Generative Pretrained Transformer, que pode ser traduzida como Transformador Generativo Pré-treinado. A ferramenta tem uma capacidade altíssima de gerar conteúdos escritos por meio de um intenso treino com uma base de dados praticamente infinita.
Ao utilizar a ferramenta, em poucos segundos é possível compreender que a conversa estabelecida com ela vai muito além daquelas que se têm com assistentes virtuais de empresas no geral.
Isso porque enquanto os chatbots “tradicionais” se limitam a responder questões mais objetivas, o ChatGPT vai muito além disso. São inúmeras as possibilidades promovidas pela ferramenta, que vão desde a criação de textos de tamanhos variados, passando por poemas, músicas, postagens para redes sociais, cartas, e muito mais.
E tudo, claro, com a sensação de que foi escrito por uma pessoa, tornando o resultado mais fluido e eficaz.
Como o ChatGPT funciona e o que ele é capaz de fazer?
Por ser uma inteligência artificial, o ChatGPT é uma ferramenta de aprendizagem e melhoria contínua. Porém, sua capacidade de elaborar novas informações, assim como a de descobrir e cruzar dados é eficiente de uma forma que realmente choca e chama a atenção.
Seu funcionamento consiste em utilizar todos os dados obtidos da internet, juntamente com as interações feitas por cada usuário, em busca de criar a melhor resposta possível para cada pessoa. Tudo isso em um nível de personalização, agilidade e eficiência surpreendentes.
- Você também pode se interessar por: Chatbot: o que é e como criar um para a sua empresa
Como usar o ChatGPT?
Para usar o ChatGPT não há muito segredo. Basta acessar o site da ferramenta e criar a sua conta a partir dos seguintes passos:
- Acessar o site: chat.openai.com/chat;
- Selecionar "Sign up" para criar uma conta;
- Depois, selecionar "Create an OpenAI account";
- Por fim, informe seu e-mail, senha e confirme a criação da sua conta na ferramenta.
Agora que você já está dentro da plataforma, verá algumas orientações de uso e esclarecimentos. Logo abaixo, encontrará uma barra de pesquisa e, para utilizá-la, basta seguir da maneira que você faria com qualquer outro buscador: digitar aquilo que deseja pesquisar e teclar enter.
Logo em seguida, a inteligência artificial do ChatGPT já começará a escrever a resposta de forma gradual, como se fosse um humano digitando.
Não gostou do resultado? Basta clicar em “Regenerate response” e o sistema fará uma nova resposta para aquilo que você pediu.
Ademais, vale ressaltar que: apesar da interface do ChatGPT ser toda em inglês, ele entrega respostas em português com a gramática e a linguagem adequadas.
Como usar o ChatGPT para SEO?
Pois bem, e como fazer para utilizar o ChatGPT para SEO?
Afinal, engana-se quem pensa que só é possível usar a ferramenta para “brincar” ou explorar algo novo. Ela vai muito além disso.
Para profissionais que trabalham com marketing digital em geral, principalmente nas áreas de inbound marketing, produção de conteúdo, gestão e criação de pautas e muito mais, é possível usar o ChatGPT para SEO.
Afinal, dentre suas inúmeras possibilidades, o sistema pode ajudar na hora de:
- Pesquisar palavras-chave, sejam elas cauda longa ou não. Para isso, basta iniciar com uma frase do tipo “Quais são as principais palavras-chave sobre [tal assunto] para ranquear no Google?”. Se você quer que as keywords sejam de cauda longa, especifique isso na sua pergunta;
- Ter insights para criar conteúdos, inspirando-se nas respostas oferecidas pela ferramenta;
- Elaborar conteúdos dos mais diversos tipos, desde blogposts mais longos, passando por copys para páginas de vendas e anúncios, chamadas e/ou postagens para redes sociais, meta descrições para seus textos, slogans para sua marca, entre outros.
- Complemente a sua leitura com: SEO 2023: Ignorar o Google e satisfazer o usuário é a grande mudança!
Quais são as limitações do ChatGPT e por que ele não é tudo isso?
Por mais que o ChatGPT realmente seja uma ferramenta revolucionária e que pode trazer muitas mudanças para o marketing digital, ele ainda é novo e traz algumas limitações. Com o tempo, é possível que elas sejam sanadas. Porém, enquanto isso, o sistema ainda lida com algumas questões nas suas funcionalidades.
Inclusive, logo ao acessar o ChatGPT, você verá que existe a coluna “Limitations”, que alerta os usuários para algumas limitações do serviço, como:
- Às vezes, o sistema pode gerar informações incorretas;
- Ocasionalmente, pode produzir conteúdo tendencioso ou instruções prejudiciais.
Além disso, a alta demanda da ferramenta pode fazer com que ela fique sem funcionar por pequenos períodos de tempo.
Como ferramentas como o ChatGPT podem revolucionar o Marketing de Conteúdo?
O ChatGPT não vem para substituir os redatores e/ou produtores de conteúdo. Porém, ele pode sim ajudar a tornar o processo de criação mais ágil e eficiente. Assim, poupa-se tempo que seria gasto de forma operacional e investe-se esse mesmo tempo em ações mais estratégicas.
Além disso, o ChatGPT pode ser encarado como um grande aliado na hora de iniciar a produção de um conteúdo e na organização de ideias, sendo um “empurrão” no processo criativo, algo importante para quem trabalha na área.
E então, você já conhece e/ou utilizou o ChatGPT para SEO? Qual a sua opinião sobre a utilização dessa ferramenta para a produção dos conteúdos? Deixe aqui nos comentários!
Também, aproveite para continuar navegando no nosso blog para ficar sempre por dentro das principais tendências e novidades do universo do marketing!
Fonte(s):
-
SEO05 de Jan de 2024
As 15 melhores métricas para rastrear e analisar no seu site
-
Marketing05 de Jan de 2024
As principais estatísticas do mercado digital do Brasil em 2024
-
Marketing05 de Jan de 2024
Quais são os tipos de Account-Based Marketing e suas diferenças?
-
SEO05 de Jan de 2024
Google atualiza algoritmo do buscador a partir de março de 2024
Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.