Saiba como pesquisar palavras-chave em qualquer site
Saber como pesquisar palavras-chaves em sites pode ser importante para você guiar o conteúdo produzido pelo seu negócio e, assim, fazer com que ...
Saber como pesquisar palavras-chaves em sites pode ser importante para você guiar o conteúdo produzido pelo seu negócio e, assim, fazer com que ele destaque-se em um cenário cada vez mais concorrido. Isso significa fazer com que o seu site seja bem interpretado pelo Google e apareça entre as primeiras opções de resposta na página do buscador.
Abaixo, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a saber como pesquisar palavras-chaves em sites e, também, a importância de obter esse conhecimento. Acompanhe e tire suas dúvidas!
A importância da pesquisa de palavras-chave no Marketing Digital
O que você faz quando deseja saber mais sobre algo, tirar uma dúvida e/ou simplesmente matar uma curiosidade sobre um tema específico? Abrir o Google para pesquisar sobre o assunto pode ser a sua resposta - e a de bilhões de pessoas - para essas perguntas e tantas outras.
Simplesmente ao começar a digitar certos termos na caixinha do Google, você verá que ele sugere algumas palavras para completar a sua pesquisa e, assim, tentar transformar a sua experiência de busca mais completa.
Ainda, além dessa sugestão de completar a pesquisa, basta você digitar o termo que quer saber mais sobre, dar um “enter” e pronto: em questão de segundos você se depara com um conjunto de páginas da internet para visitar que contenham a palavra pesquisada em seu conteúdo.
Isso acontece porque o Google utiliza as palavras-chave mais pesquisadas no buscador para identificar quais conteúdos da internet podem fazer mais sentido para a sua pesquisa.
Assim sendo, empresas que desejam ser facilmente encontradas pelo Google por pessoas que buscam certas palavras-chave, precisam compreender como o Google funciona e, mais do que isso, ter ele como seu grande guia e aliado.
Para isso, é preciso identificar quais são as palavras-chave mais comuns pesquisadas no seu nicho de atuação e, a partir disso, passar a produzir conteúdos relevantes, que ganharão destaque no Google e, consequentemente, garantir que as suas páginas serão exibidas para mais pessoas.
Para fazer isso, o caminho é aprender como pesquisar palavras-chaves em sites e, então, usar essas palavras para guiar a sua produção de conteúdo. Vem ver como fazer isso!
Entendendo algumas variáveis que envolvem as palavras-chave
Para saber como pesquisar palavras-chaves em sites é preciso compreender que existem diversas formas de fazer essa busca. Abaixo, selecionamos algumas variáveis relevantes que podem te ajudar a fazer uma pesquisa de palavra-chave de forma eficaz:
Volume
Pois bem, como o termo sugere, o “volume” representa o volume de buscas mensais por determinado termo no Google. Essa é uma variável importante pois é essencial ter a certeza de que realmente existem pessoas pesquisando pelas palavras-chave que você quer competir.
Dificuldade
Existem termos que são explorados por sites altamente relevantes e muito bem avaliados pelo Google. Isso significa que, para essas palavras-chave em questão, será mais difícil posicionar a sua marca entre os primeiros resultados do Google.
Intenção de compra (estágio do funil)
Essa variável está relacionada com a tomada de decisão relacionada a um termo. Assim, uma palavra-chave relacionada ao seu serviço ou produto é considerada uma palavra com alta intenção de compra, como “ferramenta para gestão de clientes”.
Por outro lado, um termo do seu nicho de mercado que indique a busca por problema resolvido pelo seu produto e/ou serviço é considerada como baixa intenção de compra, como “fidelizar os clientes”.
- Para saber mais sobre o assunto, confira: Funil de vendas: Descubra tudo sobre essa estratégia
Posição atual
Essa variável está relacionada com a posição atual do seu site para determinada palavra-chave. Tendo este conhecimento, você poderá ver quais páginas podem ser otimizadas para melhorar a sua posição no Google.
Na prática: como fazer sua pesquisa de palavras-chave
Existem algumas dicas e ferramentas que vão te ajudar a saber como pesquisar palavras chaves em sites:
1. Encontre as principais palavras relacionadas ao seu negócio
As principais palavras-chave, também chamadas de head keywords, são aquelas com maior volume de busca e que dão origem aos termos de cauda longa (long tail).
Geralmente, são as primeiras palavras pesquisadas no Google quando estamos em busca da solução de um problema. Para descobri-las, duas ferramentas que você pode utilizar são:
- Relatório de busca interna do Google Analytics
- Keyword Magic do SEMRush
Ao utilizar essas ferramentas, lembre-se de remover os termos que não fazem sentido para o seu negócio.
2. Encontre palavras long tail
Após entender quais são os termos principais do seu nicho de atuação, é hora de procurar os termos cauda longa (long tail). Ou seja, as palavras mais específicas, que costumam ter um menor volume de busca e, consequentemente, menos concorrência. Para fazer essa pesquisa, você pode usar a ferramenta Keywordtool.io.
3. Veja qual é o volume de busca de cada palavra
Até essa etapa, você estava procurando palavras-chave relevantes para a pesquisa do seu negócio. Agora é o momento de entender efetivamente o volume de cada um desses termos. Para isso, utilize o SEMRush ou o Keyword Planner
4. Confira se o seu site já está bem posicionado no Google
Utilizando o próprio SEMRush que citamos acima você já poderá encontrar o ranking do seu site para cada palavra-chave buscada.
Ter esse conhecimento é essencial para, mais à frente, tomar decisões importantes, como: o que fazer com cada palavra-chave em questão. Isso porque você pode optar por: produzir novos conteúdos com esse termo, otimizar materiais já existentes, fazer link building interno ou externo, etc.
- Veja também: Conheça 9 ferramentas de SEO para você alcançar o topo do Google
Como pesquisar palavras-chave em um site?
Existem algumas formas para você saber como pesquisar palavras chaves em sites. Aqui, trouxemos duas que podem solucionar essa questão para você:
Usando o Google
Abra o Google e, na barra de pesquisa, digite a palavra “site” seguida do domínio do site que você está pesquisando, dessa forma:
site:www.dominiopesquisado.com.br (lembrando que não há espaço entre os dois pontos após “site” e o domínio).
Então, dê um espaço e digite o termo de pesquisa após o seu domínio, deixando a pesquisa da seguinte forma:
site:www.dominiopesquisado.com.br marketing
Então, tecle enter e/ou pressione pesquisar.
Usando o próprio site como pesquisador
Muitas vezes, ao visitar um site, você verá que ele pode ter a sua própria barra de buscas. Então, você pode utilizá-la para pesquisar uma palavra-chave específica neste site.
Para isso, basta encontrar a barra da pesquisa, digitar o termo em questão e pesquisar/teclar enter.
Pronto, agora você já sabe mais sobre como pesquisar palavras chaves em sites. Ah, e para ficar ainda mais por dentro deste assunto tão importante, que tal complementar a sua leitura com nosso artigo sobre como criar uma estratégia de SEO de impacto?
Afinal, as palavras-chave são de grande importância para você acertar em cheio na sua estratégia de SEO. Acesse e saiba mais!
Fonte(s):
-
Cases05 de Jan de 2024
Guia completo de tamanhos de vídeos para redes sociais em 2025
-
SEO05 de Jan de 2024
As 15 melhores métricas para rastrear e analisar no seu site
-
Marketing05 de Jan de 2024
As principais estatísticas do mercado digital do Brasil em 2024
-
Marketing05 de Jan de 2024
Quais são os tipos de Account-Based Marketing e suas diferenças?
Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.