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4 dicas para adaptar sua estratégia de comunicação em tempos de isolamento social

Com o isolamento social, as marcas estão ainda mais na internet. Que tal adaptar sua estratégia de comunicação e torná-la mais eficaz? Veja dicas!

Por Nerdweb - Dia 19 de Junho de 2020 às 00:06

Você sabia que adaptar sua estratégia de comunicação em tempos de isolamento social é importante para se comunicar de forma eficaz com seu público?

Em tempos de pandemia, incertezas e tantos acontecimentos, as marcas precisam estar atentas para trazer conteúdo relevante, se posicionando de forma adequada!

Pare e pense: as pessoas podem até estar em casa, mas grande parte delas não sai da internet. Inclusive, pesquisas revelam que a pandemia é um fator que já mudou a forma como os internautas usam a web no mundo.

Desde março, houve um aumento instantâneo entre 25% e 35% no tráfego da internet, segundo a Netscout. Além da isso, a mudança na forma de comprar, se relacionar e  criar outros hábitos na internet é cada dia maior.

Se tudo muda, a comunicação também precisa se adaptar, certo? Afinal, durante o isolamento social, não só  os padrões de consumo que mudam. A rotina das pessoas é totalmente afetada, bem como suas prioridades e demandas.

Supermercados apostam nas compras a um clique de distância. Restaurantes funcionam muito mais por delivery e lojas físicas precisam inovar para não fechar. Independentemente da situação, é preciso ter muito cuidado na mensagem que sua marca transmite em um momento como esse.

Afinal, não dá para sair postando qualquer coisa como anunciar uma inauguração ou ação que pode desrespeitar as recomendações dos órgãos de saúde, concorda?

Adaptar a sua estratégia de comunicação durante o isolamento social certamente não é uma tarefa fácil. Mas calma! A equipe da Nerdweb separou 4 dicas incríveis para te ajudar a resolver esse desafio com sucesso. Continue lendo e saiba mais!

Por que adaptar a estratégia de comunicação durante o isolamento social?

 Não é todo dia que o mundo passa por uma das maiores crises sanitárias da história e a recomendação mais segura é não sair de casa. Parece cenário de filme, mas é real. Portanto, adaptar sua estratégia de comunicação durante o isolamento social é uma necessidade!

Quem é que vai se identificar com uma mensagem desconexa e incoerente? Manter um posicionamento equivocado e não rever seu planejamento de marketing digital e comunicação pode ser um tiro no pé e pegar muito mal, acredite!

Para ficar mais clara a importância de adaptar a estratégia de comunicação da sua marca durante o isolamento social, separamos alguns exemplos:

No primeiro caso, a Ambev é uma empresa que se destacou entre os consumidores por decidir produzir álcool em gel no lugar de bebidas.

Outras marcas como a Magazine Luiza lançaram ações como frete grátis e projetos para apoiar autônomos e comerciantes a venderem seus produtos pela internet durante este período.

O Boticário também passou a fabricar álcool em gel e facilitar as vantagens para os clientes pela internet e diversas empresas também estão se reinventando e aproveitando suas possibilidades para contribuir com a sociedade.

Por outro lado, há marcas que não adaptaram sua comunicação, tampouco mostraram se importar com este momento. Se posicionar nas redes criticando o isolamento pode gerar repercussão negativa, além de boicote à marca. E aí, difícil fazer uma gestão de crise de forma positiva.

Entendeu a importância de adaptar sua estratégia de comunicação durante o isolamento social e fora dele? Separamos algumas características que são importantes:

  • Sensibilidade;
  • Empatia;
  • Moderação;
  • Transparência;
  • Ações de utilidade pública;
  • Coerência.

Veja a seguir as dicas práticas para adaptar sua estratégia de comunicação!

1. Sua estratégia de comunicação precisa atender o cliente

Há vários motivos para adaptar sua estratégia de comunicação durante o isolamento social e um deles é prestar um atendimento de qualidade para quem mais importa: seu cliente.

A tecnologia muda a forma de consumir, de procurar respostas e diante de um cenário instável, não é hora de ter um planejamento engessado. É hora de ativar ainda mais o sensor da compreensão e solucionar o que o seu cliente precisa.

Por isso, invista em atendimento ao cliente pelas redes sociais e  outros canais digitais. Mais importante do que estar presente na web é se fazer presente no dia a dia das pessoas, mostrando como sua marca pode ser útil.

Além de adaptar a comunicação, vale rever os serviços que sua empresa presta atualmente. 

Há algum serviço que pode ser adaptado para a web? O que sua empresa pode fazer para tornar mais democrático o acesso à determinada demanda?  Ao refletir sobre essas questões, você estará adaptando não só a comunicação, mas também melhorando a experiência do cliente. Fica a dica!

2. Invista em conteúdo relevante

E agora? O que postar nas redes sociais? Como alimentar o blog da empresa?

Sim, é preciso rever seu planejamento de marketing e alinhar a estratégia de comunicação agora. Nada de produzir conteúdos que não combinam com a situação atual. Nada de divulgar produtos ou serviços que incentivam as pessoas a quebrarem as recomendações de isolamento social de forma impensada.

Bill Gates já dizia que o conteúdo é rei e não é por acaso. O marketing de conteúdo pode solucionar problemas, ensinar, fortalecer a autoridade da sua marca e ajudar as pessoas!

Por isso, invista em conteúdo relevante e educativo, para que as informações sejam úteis.

Vamos para um exemplo prático? As escolas de educação infantil não podem funcionar normalmente e o ensino a distância passou a fazer parte da realidade das crianças e de seus tutores!

Além de conteúdo informativo para auxiliar os pais neste momento, as redes sociais de uma instituição de ensino podem trazer dicas úteis de conteúdos como: 

  • Dicas para auxiliar os alunos a estudarem em casa;
  • Passeios interativos em museus pela internet;
  • Tutoriais de utilização de ferramentas de ensino entre outras.

Da mesma forma, um escritório de contabilidade pode apostar em conteúdos relevantes para os clientes, tais como: linhas de créditos disponibilizadas pelos bancos, decretos governamentais, novidades para os microempreendedores enfrentarem essa situação, entre outros conteúdos.

Datas comemorativas devem ser exploradas com bastante cautela. Afinal, não é coerente incentivar a quebra do isolamento social certo? 

A Natura é um exemplo de inovação de estratégia. No Dia dos Namorados, a marca produziu uma campanha com a #amorcomhumor e lançou um desafio para os casais dançarem, perto ou longe. Dá uma olhada no resultado:

 

Não é preciso que sua marca seja grande ou muito conhecida para considerar adaptações na comunicação. Preze pelo bom senso sempre e sua empresa será lembrada de forma positiva, acredite!

3. Seja transparente e mantenha seu público informado

Sua empresa funcionará em regime especial por conta da pandemia? Seu restaurante fechou e a operação continuará por delivery? Os clientes serão atendidos de outra forma? 

Haverá um canal exclusivo para tirar dúvidas sobre um produto ou serviço? Atividades presenciais que foram canceladas serão adiadas ou reembolsadas?

São muitas perguntas, sabemos. Sabemos também que nem sempre você saberá de tudo isso porque tudo pode mudar há qualquer momento com a publicação de um novo decreto. Porém, você precisa ser transparente com seu público e mantê-lo informado sobre qualquer alteração. Combinado?

4. Revise publicações agendadas

Além de adaptar sua estratégia de comunicação para as próximas ações da marca, revise o que já estava programado. Ninguém merece perceber que um post produzido antes da pandemia foi publicado de forma equivocada, certo? 

Campanhas, posts comemorativos, ações presenciais, eventos e outras publicações que podem simplesmente não estar dentro do combinado agora devem ser excluídas ou guardadas em uma pasta. Nada de sair publicando tudo por aí.

Seja no marketing digital ou nos comunicados oficiais da empresa, é preciso adaptar sua estratégia de comunicação para que a marca transmita um posicionamento coerente, sério e antenado às mudanças do momento.

Agora que você já tem um panorama sobre o porquê é importante adaptar sua estratégia de comunicação durante o isolamento social e como fazer isso de forma positiva, mãos à obra!

Lembre-se de considerar sempre a realidade das personas da sua marca, bem como o tom de voz e a necessidade do momento.

A comunicação deve ser sempre a chave e não causar mais problemas. Concorda? Comece com uma revisão de estratégia e assim, você poderá aplicar essas dicas!

Precisa de ajuda? Converse com os especialistas da Nerdweb e entenda como a equipe pode te auxiliar neste momento!

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