Marketing

O que é marketing local e como implementar no seu negócio?

As principais metas de todos os empreendedores, desde os pequenos até os maiores, são conquistar uma base grande e fiel de consumidores, se difer...

Por Nerdweb - Dia 25 de Sep de 2017 às 19:09

As principais metas de todos os empreendedores, desde os pequenos até os maiores, são conquistar uma base grande e fiel de consumidores, se diferenciar da concorrência e alavancar as vendas. Mas, a cada dia que passa, esses desafios se tornam mais difíceis e complicados, já que todos procuram pela mesma coisa. Utilizar o marketing local no seu negócio é uma ótima maneira de alcançar todas essas metas e tornar o seu comércio um enorme sucesso.

Hoje, vamos lhe mostrar o que é, como funciona e a melhor maneira de usar o marketing local.

O que é marketing local?

Para realmente entender o que é o marketing local, primeiro precisamos compreender o que é marketing. Esse grande aliado dos empreendedores é, de maneira resumida, um conjunto de estratégias que procuram agregar valor à algum produto ou marca com o  objetivo principal de realizar conversões, ou seja, vendas. O marketing local têm os mesmos princípios e o mesmo propósito, porém o seu foco principal está em atingir o público-alvo local.

Em outras palavras, o marketing local visa atingir um público mais seleto geograficamente. Você deve estudar o consumidor que está próximo de você e entender melhor como funciona a sua rotina, os seus hábitos, os seus horários e os seus gostos. Assim, ficará mais fácil saber o que o seu cliente realmente quer e a melhor maneira de se comunicar com ele.

Por que o marketing local é tão eficiente?

O marketing local foca exatamente no possível consumidor final, aquele que circunda o seu negócio. Assim, informações como os costumes, os hábitos, questões econômicas e culturais das pessoas que vivem e frequentam o local são adquiridas por meio de pesquisas, estudos e observação.

Em posse desses dados específicos, fica muito mais simples entender o que o cliente gostaria de receber como mensagem promocional, por exemplo, e o que ele quer encontrar no estabelecimento.

Por que o marketing local é uma ótima opção para o meu negócio?

Digamos, por exemplo, que você tenha uma confeitaria no bairro Água Verde, em Curitiba, e logo na esquina da sua loja tem outra confeitaria. O que vai fazer o consumidor comprar no seu negócio e não no do concorrente? O local que melhor atender às necessidades do cliente e tiver a propaganda mais assertiva vai realizar a venda. Por esse motivo, o marketing local é extremamente importante, pois como já dissemos, ele ajuda a entender as preferências dos seus possíveis clientes mais fiéis: seus vizinhos.

A partir do momento que você entender seu consumidor, será muito mais simples e fácil se comunicar com ele e compreender o que ele está buscando. Pesquise quais são seus costumes, o horário que ele sai do trabalho, as suas rotinas e os seus hábitos. Esses dados vão lhe ajudar a escolher seus funcionários, seu horário de atendimento e até os seus produtos.

Use e abuse da internet

É claro que não vamos esquecer dos meios offline de divulgação, porém atualmente a internet é o meio mais forte de comunicação local, ainda com a chegada dos recursos de GPS. Invista nos seus canais online, como o Facebook, Instagram e o seu site, e converse com o seu consumidor da maneira correta. Utilize todas as informações que você juntou durante seu processo de pesquisa e aplique o marketing local também nas redes sociais do seu negócio.

Lembre-se que em anúncios do Facebook você também pode impulsionar suas publicações conforme o seu público-alvo exatamente na sua região. Utilize informações como sexo, faixa etária, interesses e localização geográfica a seu favor!

Como um excelente aliado ao seu negócio, o marketing local procura compreender a real vontade do cliente final para que o relacionamento entre marca e consumidor seja o melhor possível. Ganhe espaço e cresça no mercado utilizando essa ferramenta.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco. Aqui na Nerdweb nós podemos mudar o futuro do seu negócio e crescer juntos!

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.