Marketing

Quais são as marcas com maior envolvimento emocional em comerciais na internet e TV?

A empresa Forebrain, que realiza pesquisas em Neurociência do Consumo, divulgou o resultado da sua mais nova pesquisa sobre os comerciais publicit...

Por Francis Trauer - Dia 04 de May de 2017 às 22:05

A empresa Forebrain, que realiza pesquisas em Neurociência do Consumo, divulgou o resultado da sua mais nova pesquisa sobre os comerciais publicitários com maior envolvimento emocional na internet e na televisão com base em três elementos fundamentais. São eles:

  1. Atenção 
  2. Motivação 
  3. Memorização 

Com a ideia de identificar os comerciais que melhores atendiam estes três elementos, a empresa realizou um levantamento de dados para a pesquisa neste último mês de abril e levou em conta 35 filmes publicitários que foram veiculados em território nacional na TV e na Internet.

Metodologia

Mais de 60 pessoas tiveram suas reações monitoradas ao assistir os 35 comerciais. Para estudar o resultado das emoções envolvidas, foram utilizadas tecnologias de monitoramento de olhos e de ondas cerebrais.

Segundo Billy Nascimento, co-CEO da Forebrain, “a partir desses insights é possível identificar quais elementos e construções são mais eficazes para mudar a s percepções e escolhas de diferentes públicos e construir campanhas mais assertivas” 

1. Índice Atenção

No ranking das marcas que melhores se destacaram no quesito Atenção, a Claro liderou com a campanha Conteúdo Gigante:

Ranking Atenção:

  1. Claro 
  2. Samsung 
  3. Banco do Brasil 
  4. Ricardo Eletro 
  5. Casas Bahia 
  6. Itaú 
  7. Gomes da Costa 
  8. Omo 
  9. Petrobras Premmia 
  10. Secom (anúncios do Governo Federal) 

2. Índice Motivação

Já nas marcas que melhores se destacaram quando o quesito é Motivação, a Nextel venceu com a campanha sobre Oferta Compartilhamento 4G:

Ranking Motivação:

  1. Nextel 
  2. JBS 
  3. Vanish 
  4. Nivea 
  5. Neosaldina 
  6. Natura 
  7. Ipiranga 
  8. Itaú 
  9. Guaraná Antarctica 
  10. Ford 

3. Índice Memorização

Por último, o quesito Memorização identifica como o cérebro consegue armazenar, reter e recuperar diferentes tipos de experiências ou informações. Aqui, a PagSeguro (do UOL) conseguiu se sobressair com a campanha da máquina de cartão Minizinha que utilizou o artista Michel Teló:

Ranking Memorização:

  1. PagSeguro 
  2. Casas Bahia 
  3. Ricardo Eletro 
  4. Oi 
  5. Nivea Sun 
  6. Banco do Brasil 
  7. Claro 
  8. Vivo 
  9. Ford 
  10. BRF 

O trabalho da Forebrain, startup carioca pioneira no neuromarketing, demonstra como é possível entrar na mente do seu cliente e como a força do audiovisual é vital para obter resultado, mesmo você sendo um pequeno empreendedor.

Fonte: Forebrain

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