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Google Analytics: Conheça as principais métricas!

Entre as inúmeras ferramentas disponíveis para mensurar e monitorar o desempenho de acessos em suas páginas, vale destacar o Google Analytics co...

Por Francis Trauer - Dia 27 de Sep de 2022 às 00:09

Entre as inúmeras ferramentas disponíveis para mensurar e monitorar o desempenho de acessos em suas páginas, vale destacar o Google Analytics como uma das mais completas e dinâmicas para este fim.

No entanto, não basta unicamente ter um registro na plataforma e cadastrar o seu site para obter números e dados aleatórios. Pelo contrário, todas as informações geradas lá devem ser devidamente avaliadas e acompanhadas de perto com uma visão mais estratégica e tática, no intuito de melhorar suas tomadas de decisão.

Para isso, há diversas métricas a serem utilizadas no Google Analytics e são elas mesmas que serão tema de nosso post de hoje.

Sendo assim, sem grandes delongas, vamos direto ao ponto. Boa leitura e tome nota das dicas a seguir!

Qual a real importância do Google Analytics?

Como bem destacamos acima, o Google Analytics é uma ferramenta indispensável para mensurar e monitorar dados sobre o desempenho de seus canais online, sendo considerada uma das mais completas e dinâmicas do mercado.

Além disso, vale destacar que se trata de um recurso gratuito e disponível a todos na internet. 

Na prática, é a partir dele que podemos entender melhor o comportamento dos usuários no que chamamos de “pós-clique”. Em outras palavras, o Google Analytics permite compreender onde devemos aprimorar nossas páginas e campanhas, visando trabalhar melhor nossas estratégias e atrair mais leads para o site.

Assim, com base em dados, informações e “cliques”, é totalmente possível criar ou ajustar ações de sua campanha, buscando atingir o objetivo final, seja uma compra, o preenchimento de formulários, um download de material, um contato, entre inúmeras outras ações possíveis.

O que é possível levantar de dados com o Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta de análise de dados muito completa, no qual é possível levantar desde informações básicas, como o volume de usuários que visitam o site por determinado períodos, que páginas receberam mais acesso, de onde vem esse tráfego, até outras mais detalhadas, como a definição de funis multicanais, a mensuração dos diferentes tipos de perfis de clientes, entre outros.

dados do Google Analytics sendo exibidos em uma tela de computador

Vale destacar ainda que o Google Analytics permite importar dados de outras plataformas e APIs, possibilitando assim fazer uma mensuração e análise de informações complementares de sua campanha com números externos e coletados por outras ferramentas.

E para exemplificar melhor quais tipos de dados o Google Analytics permite coletar, podemos destacá-los resumidamente a partir da seguinte lista. Confira!

  • Número de usuários;
  • Geolocalização aproximada;
  • Estatísticas da sessão;
  • Informações do navegador e do dispositivo.

Como o Google Analytics opera na prática?

Após entender a importância e o papel do Google Analytics para a sua campanha de marketing digital, podemos ir mais a fundo e compreender o funcionamento prático da ferramenta em relação à coleta, armazenagem e distribuição de dados aos seus usuários.

Sendo assim, podemos começar destacando que a plataforma armazena um ID do cliente em um cookie primário, permitindo assim diferenciar os usuários únicos e as suas sessões em sua página web.

Com isso, a ferramenta passa a ter acesso a todo e qualquer comportamento realizado nesses canais, tais como volume de acessos, tempo de visita, ações efetivadas, origem e localização, entre outras, reunindo tudo isso em números num só lugar.

Por fim, a ferramenta mensura e compartilha tais dados e informações em um dashboard dinâmico e prático, permitindo que o usuário tenha acesso a elas de forma transparente e organizada, seja em formato volumétrico, seja por meio visual a partir de gráficos e réguas.

Quais são as principais métricas do Google Analytics?

São muitas as métricas de análise do Google Analytics e cada uma delas pode ser utilizada para o levantamento e avaliação de diferentes aspectos e estratégias de uma campanha de marketing digital.

equipe analisando dados do Google Analytics para uma tomada de decisão mais assertiva

Por isso, de uma forma geral, nós selecionamos as mais comuns e essenciais para o seu conhecimento. Confira a seguir!

Número de acessos

Certamente, a principal métrica e a mais utilizadas pelos usuários do Google Analytics se refere ao volume de visitas.

Em outras palavras, é a partir dessa funcionalidade que é possível medir e mensurar o desempenho de acesso nos seus canais digitais.

No entanto, é fundamental destacar um ponto de suma importância aqui! Afinal, muita gente ainda confunde dois conceitos básicos neste quesito: a diferença entre visitantes únicos e visitas ao site.

Então, vamos lá! No primeiro caso, os visitantes únicos se referem ao número exato de usuários que visitaram a sua página, enquanto o segundo conceito está atrelado a um volume bruto de acessos.

Ou seja, na prática, saber diferenciar essas duas métricas permite você mensurar com mais qualidade a audiência de suas páginas.

Sessões e hits

Hit é o nome dado a todo tipo de interação do visitante em seu canal digital. Sendo assim, a cada novo hit, você consegue mensurar dados como data, hora e até o navegador de origem daquele usuário.

Tudo isso é agrupado em sessões. Por isso, essas sessões são fundamentais para monitorar a atividade e o engajamento do visitante, podendo associá-las a outras métricas do Google Analytics e levantando dados ainda mais estratégicos, como o tempo de permanência, as ações realizadas, o comportamento do usuário etc.

Taxa de rejeição e de saída

Outra importante métrica do Google Analytics se refere à taxa de rejeição e saída, que é quando o usuário não navega além de uma página do site ou permanece um tempo insatisfatório para realizar ações relevantes.

Essa métrica é também chamada de bounce rate, mas não deve ser entendida como uma “rejeição” de fato para todos os acessos desse tipo. Pelo contrário, é importante analisar as fontes de tráfego e buscar os motivos exatos para esse comportamento do visitante.

Em relação a chamada “taxa de saída”, o Google Analytics permite mensurar quantos usuários saíram de uma página para outra.

Em resumo, essas são algumas das principais métricas do Google Analytics e a real importância de entender o funcionamento desta plataforma, no intuito de melhorar e aprimorar as análises de suas campanhas e, claro, tomar decisões mais assertivas e estratégicas.

Curtiu? Quer mais dicas para o desempenho do seu site? Então, confira nosso próximo post e conheça 12 estratégias para melhorar o UX em suas páginas online. Boa leitura!

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