Tecnologia

Entenda a diferença entre o navegador Chromium e Chrome

Os nomes são parecidos e algumas características são semelhantes – afinal, ambos são navegadores projetados pelo Google e foram lançados sim...

Por Francis Trauer - Dia 25 de Aug de 2022 às 00:08

Os nomes são parecidos e algumas características são semelhantes – afinal, ambos são navegadores projetados pelo Google e foram lançados simultaneamente em 2008. Mas acredite: eles não são iguais. 

Afinal, qual é a diferença entre Chromium e Chrome? Conheça melhor as peculiaridades desses dois produtos desenvolvidos pelo Google!

Chromium: conheça o navegador que deu origem ao Chrome

O Chromium nasceu como um projeto de código aberto (open source) que basicamente deu origem ao tão conhecido Google Chrome. 

De acordo com trecho retirado do livro “A verdade por trás do Google” (Editora Planeta/2013): 

“O Google criou o projeto Chromium, de software livre, para fundamentar as bases do design e desenvolvimento do navegador Chrome, bem como do sistema operacional Google Chrome OS. O objetivo do projeto era oferecer um navegador mais estável, veloz e seguro, que tivesse uma interface de usuário mais simples e eficiente”.

Ou seja, foi com base no Chromium que o Google criou dois produtos de muito sucesso – o navegador Chrome e o sistema Chrome OS. Além disso, o próprio criou as bases para um navegador que continua open source até hoje, o próprio Chromium. 

Chromium, uma iniciativa de código aberto (open source)

Por ser uma iniciativa de código aberto, a linguagem do Chromium pode ser vista por qualquer pessoa, que pode adaptá-la para objetivos variados. Assim sendo, o Chromium conta com a colaboração de diversos desenvolvedores e empresas que trabalham com a sua base em busca de contribuir com o projeto ou, quem sabe, desenvolver suas próprias variações seguindo as boas práticas da programação 

o Chromium conta com a colaboração de diversos desenvolvedores

Apesar de ser um navegador, o próprio Google ressalta que o uso do Chromium é desaconselhado para essa funcionalidade, já que sua compilação pode ser “tremendamente cheia de bugs” (citando o próprio Google). Isso porque todo o seu ajuste fino é feito pelas companhias nas distribuições próprias, o que o deixa bagunçado.

Além disso, o Chromium está constantemente sendo atualizado. Ao entrar no site oficial, é provável que o usuário encontre uma versão modificada há poucos minutos. 

Porém, o Chromium fez tanto sucesso como produto open source que diversas empresas especializadas na área o adotaram como base para desenvolver seus produtos

Para se ter uma ideia, além do Google Chrome, que é baseado no Chromium, outros desenvolvedores que o utilizam como base são: Brave, Vivaldi, Opera (incluindo as versões para celulares), Opera GX, Yandex, Colibri, Ungoogled Chromium (espécie de Chrome sem nada do Google incluso), Epic, entre outros. 

Chrome, o maior navegador do mundo

Pois bem, enquanto o Chromium é uma iniciativa open source, o Chrome tem código proprietário (fechado) e oferece integração direta com outros serviços do Google, facilitando o acesso com um único login.

Ainda, além das facilidades de integração com o login único, o Chrome acabou por cair no gosto das pessoas por se mostrar uma plataforma mais leve, rápida e versátil quando comparado com os navegadores de sucesso da época do seu lançamento, o Firefox e o Internet Explorer. 

Também, como tem sua base no código aberto, o Chrome oferecia uma maior facilidade na hora da criação de extensões e plugins para o navegador. 

Com o tempo, tornou-se o principal navegador do mundo, De acordo com dados divulgados pela StatCounter em julho de 2021, o Chrome está presente em 65,13% dos dispositivos mundiais, incluindo smartphones, tablets, notebooks e computadores de mesa, notebooks. O segundo colocado é o Safari, que conta com 18,64% de adeptos. 

Diferença entre Chromium e Chrome

Pois bem, se você chegou até aqui, já compreendeu um pouco mais sobre a diferença entre Chromium e Chrome. 

O primeiro tópico que diferencia esses dois produtos é o fato de o Chromium ser de código aberto, enquanto o Chrome é de código fechado. Assim sendo, enquanto o Chromium pode contar com a colaboração de empresas e desenvolvedores ao redor do mundo para suas melhorias, as mudanças do Chrome são todas feitas pelos próprios engenheiros do Google.

Isso significa que o Chromium é atualizado com mais frequência que o Chrome. Além disso, o Chrome atualiza-se sozinho, enquanto no Chromium é preciso fazer as ações de updates de forma manual. 

Outra diferença entre Chromium e Chrome está nos cuidados com a privacidade

Outra diferença entre Chromium e Chrome está nos cuidados com a privacidade. 

Apesar de ser gratuito, o Google utiliza diversas ferramentas – como YouTube e Gmail, por exemplo –, para conhecer melhor os seus usuários. Com base nestes dados, eles podem refinar seus produtos, lançar tendências e comandar a evolução da internet. 

Por outro lado, o Chromium é uma alternativa para usuários mais preocupados com a privacidade. Inclusive, os defensores dos projetos open source ao redor do mundo não indicam a utilização do Chrome exatamente por essa questão que envolve a privacidade. 

Ainda, sabendo que essa questão da privacidade pode ser algo que incomoda os usuários do Chrome, o Google está desenvolvendo novos padrões para garantir mais privacidade a eles. O projeto é chamado de Privacy Sandbox e, assim como o Chromium, será de código aberto. 

Entendeu a diferença entre Chromium e Chrome?

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a compreender melhor sobre a diferença entre Chromium e Chrome! Por fim, se você busca saber mais sobre as principais atualizações recentes promovidas pelo Google e tendências para o seu negócio relacionadas ao gigante da internet, confira: 

Fonte(s):

Canaltech, Hardware e TechTudo.

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.