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Conheça 9 ferramentas de SEO para você alcançar o topo do Google

Conhecer e utilizar as principais ferramentas de SEO pode ser o empurrão que faltava para ajudar a sua marca a ter mais sucesso. E é isso o que v...

Por Francis Trauer - Dia 04 de Aug de 2022 às 00:08

Conhecer e utilizar as principais ferramentas de SEO pode ser o empurrão que faltava para ajudar a sua marca a ter mais sucesso. E é isso o que vamos te mostrar aqui.

Quem trabalha com marketing digital com certeza já ouviu falar muito sobre SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a “otimização para motores de busca”. 

Em outras palavras: o objetivo de seguir as estratégias de SEO é fazer com que a sua empresa seja entendida pelo Google (e demais mecanismos de busca) como relevante e, assim, apareça entre os principais resultados das pesquisas. 

Isso é tão importante porque sabemos que ter a sua página entre os primeiros resultados do Google faz toda a diferença, não é mesmo? Inclusive, um estudo da Sistrix revela que 28,5% das pessoas clicam no primeiro resultado de uma busca. Assim, uma boa parcela dos seus clientes em potencial só vai conhecer a sua empresa se ela aparecer em destaque na página de buscas.

Entretanto, nem todo mundo sabe o que fazer para ter melhores resultados na hora de ter a sua empresa melhor posicionada nos resultados do Google. Por sorte, existem inúmeras ferramentas de SEO — muitas delas gratuitas — que podem ser utilizadas no dia a dia da sua empresa para ajudá-la a alcançar o tão sonhado topo do Google. Abaixo, selecionamos algumas que você precisa conhecer. 

- Confira também: Tendências de SEO: aprenda a rankear em 1º lugar 

8 ferramentas de SEO para sua marca alcançar o topo

1. Google Analytics 

Dentre as principais ferramentas de SEO que você precisa conhecer, destaque para essa: o Google Analytics. Gratuito, ele deve ser utilizado por toda empresa que deseja primeiro entender seus resultados digitais para então melhorá-los. Isso porque, dentre suas funcionalidades, o Analytics reúne dados de alta qualidade e muito detalhados sobre os endereços digitais da sua empresa. 

Além de se integrar com outros serviços e ferramentas do Google, como Ads e Search Console, o Analytics monitora informações como: perfil dos visitantes do seu site, páginas mais acessadas, dispositivos, conversões, cidade/localização das pessoas que acessam a página, tráfego orgânico, entre outros.

Por isso, é difícil desenvolver uma boa estratégia de marketing e SEO sem utilizar essa ferramenta. 

Assim sendo, se você já ouviu falar do Google Analytics, mas ainda não o utiliza, é hora de mudar isso e começar a testá-lo o quanto antes. 

- Complemente a leitura com: Conheça os principais relatórios para monitorar seu e-commerce no Google Analytics 

tela de computador com gráficos e dados a serem analisados

2. Google Search Console

Complementando o Google Analytics, o Google Search Console é uma ferramenta de SEO que tem como objetivo a pesquisa e a otimização dos seus sites e das palavras-chaves escolhidas por você.

Assim como o Analytics, o Search Console também é gratuito e oferece muitos dados qualificados sobre os seus endereços digitais. 

Com uma interface amigável em formato de painel, a ferramenta permite que sejam observados e analisados de forma mais fácil os dados coletados. Ademais, algumas das principais informações que o Google Search Console fornece para as empresas são: 

  • Cliques e CTR (click through rate - taxa de cliques)
  • Impressões
  • Saúde do site
  • Indexação das páginas
  • Média de posições
  • Dados sobre o desempenho de vídeos nas suas páginas
  • Linkagem interna

Tendo acesso a todos esses dados, a empresa pode tomar ações mais assertivas para melhorar o seu site e/ou blog seguindo as boas práticas de SEO. 

3. WooRank

Dentre as ferramentas de SEO que você precisa conhecer, destaque para o WooRank. Mais do que fazer análises de sites de forma gratuita, ele oferece boas ideias em ações mais básicas, o que pode ajudar pessoas que ainda estão aprendendo sobre SEO. 

Prático, ele faz uma análise de qualquer site de forma rápida e entrega um relatório de SEO ao final. Além disso, reúne dados das redes sociais, como curtidas e compartilhamentos e, também, informa a empresa de onde vêm os visitantes do site. Vale a pena conhecer e testar! 

4.  Yoast

Quer saber se os seus conteúdos estão de acordo com as boas práticas de SEO? Então você precisa conhecer o Yoast. Considerado o mais completo plugin para otimização de sites em WordPress, ele é fácil de usar, intuitivo e permite que você veja quais aspectos do seu material precisam ser melhorados para que ele seja melhor avaliado pelo Google e demais mecanismos de buscas. 

O Yoast permite que você veja exatamente como será a aparência do seu resultado no Google, permitindo que você otimize o título e a meta-descrição do material. 

Além disso, ele faz a verificação da legibilidade dos textos, que auxilia a compreender se é importante separar os parágrafos de formas mais estratégicas, acrescentar novos subtítulos e listas, entre outros.

analista SEO analisando dados

5. Ubersuggest

Conhecer as melhores palavras-chave para o seu site e blog é essencial para aumentar o tráfego deles. Por isso, dentre as principais ferramentas de SEO que você precisa conhecer, destaque para a Ubersuggest

Intuitiva e com visual limpo, ela é muito fácil de utilizar. Basta digitar o termo que você deseja — no caso, a palavra-chave em questão — e, em segundos, a ferramenta vai te oferecer centenas de resultados que você pode usar nos seus materiais. Visite o site e teste a ferramenta!

6. LinkMiner

Ter links quebrados e/ou inválidos é algo prejudicial para a saúde do seu site. Assim, para evitar essa questão, você pode usar o LinkMiner, uma ferramenta que verifica a página selecionada e busca por esses links que não estão funcionando como deveriam.

Usar essa ferramenta é algo muito útil para detectar falhas no seu site antes que os visitantes se deparem com elas. 

7. Web Developer

Quer saber como o seu site é visto aos olhos do Google? Então é hora de testar o Web Developer. Ela é uma ferramenta que vai realizar testes em sua página para conferir essa questão. A extensão está disponível para  Chrome, Firefox e Opera e permite que você desative o Javascript ou o CSS, olhe o código fonte de uma página e várias outras funcionalidades relevantes para o bom funcionamento do seu site.

Com certeza, é uma boa opção para analisar o seu site e descobrir se há algo que deva ser alterado para ele que ele fique otimizado para as boas práticas de SEO.

8. SEMRUSH

Considerado um verdadeiro canivete-suíço de SEO, o SEMRUSH é, sem sombra de dúvidas, uma das ferramentas mais completas disponível no mercado, possibilitando você acompanhar palavras-chave, tráfego, backlinks, análise de competidores e até mesmo o crescimento de tráfego pago.

Recomendadíssima para profissionais de marketing, social media e redatores, infelizmente o SEMRUSH só possui versão paga, mas com certeza deve estar nas suas pretensões caso já tenha extraído o máximo das soluções gratuitas.

analista SEO trabalhando em estratégia de marketing

9. Similarweb

Esta não é necessariamente uma ferramenta de SEO, mas é essencial para analisar o cenário competitivo de ranqueamento e tráfego de websites ao redor da web. Com opções gratuitas e pagas, o Similarweb é uma plataforma de pesquisa digital para fazer benchmark e obter dados valiosos para análises competitivas. Extremamente recomendado!

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Por fim, além de conhecer essas ferramentas de SEO para alcançar o topo do Google, lembre-se de que: além de alcançar o topo, é preciso manter-se lá. Por isso, os cuidados com as boas práticas de SEO devem sempre ser revistos e reforçados, garantindo que o seu site acompanhe as novas tendências e mudanças promovidas frequentemente pelo Google. 

Assim sendo, para complementar o seu conhecimento no assunto e conhecer mais a fundo outras boas dicas de SEO, confira:

Fonte(s):

Neil Patel, Rock Content e WebPeak.

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