O que é budget? Veja como usá-lo em campanhas de marketing
Você sabe o que é budget? Acredite, ter esse conhecimento na ponta da língua vai ser essencial para você planejar campanhas de marketing mais e...
Você sabe o que é budget? Acredite, ter esse conhecimento na ponta da língua vai ser essencial para você planejar campanhas de marketing mais estratégicas e assertivas.
Afinal, o budget está relacionado com você ter total conhecimento e controle do seu orçamento empresarial para, a partir de então, definir as melhores formas de investi-lo. Acompanhe e entenda melhor!
O que é budget?
De forma resumida, o budget é o orçamento anual das empresas. Assim, ele estipula todos os custos das companhias que estão previstos para o período de um ano.
Assim sendo, o budget deve ser acompanhado frequentemente para que as empresas façam o controle dos seus custos e o monitoramento da evolução das receitas conforme o passar dos meses.
Ao fazer o budget de uma empresa, os gestores definem, com base no orçamento total do negócio, a porcentagem de valor que será destinada a cara setor, como vendas, TI, recursos humanos, desenvolvimento de produto e, é claro, o setor de marketing.
O budget do marketing
O budget de marketing está relacionado ao orçamento que a empresa disponibiliza para todas as campanhas e ações de marketing durante o ano.
Assim sendo, o budget de marketing engloba o valor de tudo que será necessário para colocar no ar as ações da área, como:
- Ferramentas que precisarão ser contratadas e/ou renovadas;
- Pagamento da equipe;
- Contratação de possíveis serviços extras e/ou terceirizados;
- Fornecedores;
- Publicidade e anúncios;
- Patrocínios;
- Realização de eventos;
- Impressão de material gráfico, entre outros.
Ter conhecimento prévio desse valor é essencial para que seja possível “quebrar” o orçamento total em menores partes e definir quanto será investido em cada período.
Ademais, lembre-se de que o valor utilizado pela área de marketing não é necessariamente igual em todos os meses. Afinal, podem existir períodos em que o marketing fará uma campanha maior e que exigirá uma porcentagem maior do budget como, por exemplo, em datas sazonais que trazem grandes resultados para a empresa, como a Black Friday, Natal, Dia das Mães, entre outros.
Dar a devida atenção ao budget do marketing é essencial para conseguir colocar em prática todas as ações previstas e, mais do que isso, saber como fazer ajustes conforme os meses forem passando. Afinal, o marketing não é “estático”.
Assim, conforme as campanhas e ações forem acontecendo, é essencial manter o acompanhamento do budget e sempre buscar as melhores maneiras de adaptar e ajustar o orçamento, trazendo melhores resultados para a empresa.
- Veja também: Quanto a sua empresa deve investir em marketing digital?
Qual a diferença entre Budget e Forecast?
Além de saber o que é budget, existe outro termo que você também pode encontrar ao pesquisar sobre o assunto. Estamos falando do: forecast. E vamos explicar o que essa palavra significa. Pois bem:
- O budget costuma ser o orçamento anual e que estipula o quanto será investido em cada setor da empresa durante o próximo período;
- Já o forecast é como se fosse uma revisão orçamentária do budget, normalmente feita de forma mensal. O forecast permite a realização de ajustes na destinação das verbas de acordo com o desempenho da empresa ao longo do ano.
Assim sendo, pode-se dizer que o forecast é uma forma de acompanhar de forma mais “micro” o budget anual. Com ele, você pode adaptar e realocar verbas de forma mensal, conforme a necessidade do negócio, porém, sem ferir o orçamento previsto para o budget anual.
Passo a passo para definir o budget do marketing
Pois bem, agora que você já sabe o que é budget e, também, a importância de definir o budget do marketing, é hora de saber como colocar esse conhecimento em prática. Para isso, confira nosso passo a passo:
1º passo: considere a situação financeira da empresa antes de definir o budget de marketing
O budget do marketing está dentro do budget da empresa. Por isso, antes de definir por um orçamento “estratosférico” para o setor de marketing, é preciso conhecer a realidade do seu negócio. Somente assim será possível estipular a porcentagem que será destinada para a área do marketing.
Para fazer isso, você deve estimar qual será o orçamento da empresa ao longo do ano. Assim, avalie o quanto foi gasto no ano anterior, o quanto você faturou e quais são as estimativas de lucro para o ano vigente/próximo ano. Então, é hora de decidir quais serão as áreas da empresa que receberão novos investimentos e uma média de valores para cada um dos setores.
Enquanto isso tudo é feito, você pode otimizar o seu tempo e já ir fazendo uma pesquisa prévia sobre a área de marketing para ter uma noção do budget que será necessário para o ano. Isso significa que você pode fazer cotações prévias de valores e, também, sempre lembrar de ter uma margem de segurança caso aconteçam imprevistos.
2º passo: conheça e estude o seu público-alvo
O segundo passo para saber como utilizar de forma estratégica o seu budget do marketing é conhecer o seu público-alvo. Afinal, as campanhas e ações de marketing serão destinadas a essas pessoas.
Por isso, de nada adianta você investir um valor alto em uma campanha numa rede social em que seu público-alvo não está presente, por exemplo.
Além disso, quanto mais você conhecer o seu público, melhor poderá segmentar as suas ações e, assim, poderá focar em campanhas com taxas maiores de conversão.
- Acesse e saiba mais: O que é persona e por que é importante criar uma para a sua marca?
3º passo: defina um objetivo para suas campanhas e ações de marketing
Cada ação de marketing pode ter um objetivo distinto e, assim, o budget também varia. Por isso, é essencial definir aquilo que você deseja alcançar com cada uma das suas campanhas. Alguns dos objetivos que você pode traçar são:
- Aumentar as vendas;
- Tornar a imagem da sua marca mais forte no mercado;
- Atrair novos clientes;
- Reforçar o relacionamento com clientes antigos/fiéis;
- Aumentar o tráfego no seu site/blog;
- Conquistar mais seguidores para os seus perfis nas redes sociais, entre outros.
Ter esses objetivos previamente definidos é importante para você decidir a melhor forma de usar o seu budget de marketing.
Além disso, nessa etapa você também já escolher quais serão os canais e meios de comunicação utilizados para cada uma das campanhas.
4º passo: coloque a sua campanha de marketing no ar!
Você já sabe quem é o seu público-alvo, os canais de comunicação a serem utilizados e o objetivo da sua ação de marketing. Então, é hora de colocá-la no ar e começar a acompanhar os resultados. Ou seja, se ela está trazendo o retorno esperado de acordo com o seu budget.
Conforme já falamos anteriormente, as campanhas de marketing não são “estáticas”. Por isso é essencial fazer o acompanhamento recorrente das ações e, caso necessário, ajustar o que for preciso para alcançar melhores resultados.
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5º passo: acompanhe o desempenho do marketing da sua empresa
Assim como é preciso acompanhar de perto todo o desempenho das suas campanhas de marketing, é essencial estar sempre monitorando a área de marketing como um todo. Sempre é possível encontrar caminhos e soluções que possam potencializar os resultados do seu negócio nesse setor.
Assim sendo, monitore os números e métricas das ações, tenha a certeza de que os profissionais envolvidos com a área do marketing estão entregando o seu máximo potencial e lembre-se de que: quando uma campanha acaba, outra inicia. Por isso, você deve sempre estar atento e atualizado sobre o que está acontecendo no mercado.
Afinal, é somente sabendo dos resultados de uma campanha que poderá criar outra ainda melhor.
E então, gostou de saber mais sobre o que é budget? Se você se interessou pelo assunto e está em busca de otimizar o budget do marketing da sua empresa, converse com um de nossos especialistas e conheça as soluções personalizadas e completas oferecidas pela Nerdweb para alcançar melhores resultados no seu marketing como um todo.
Fonte(s):
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